Selecione o dia...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Rossi rebate denúncias de irregularidades no Ministério da Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218956.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff telefonou no dia 13 de agosto de 2011 para o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, reiterando apoio e solidariedade, segundo assessores. O telefone ocorreu após a divulgação de informações pela revista Veja que associam o nome dele a uma série de denúncias de irregularidades. Em nota oficial publicada no site do ministério, Rossi rebate as informações e diz que vai pedir direito de resposta à Justiça.

Avança a produção de algodão no Piauí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218958.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A área plantada com algodão no Piauí, nos últimos doze meses, deu um salto espetacular. Passou de 4.847 hectares em 2010, para 13.997 hectares este ano. O incremento foi de 188,77%. A produção esperada é de 56.494 toneladas, com uma produtividade média de 4 toneladas por hectares de algodão em caroço. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

Congresso discute inovação e sustentabilidade no setor de sementes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218955.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Transferência de Tecnologia participa, de 15 a 18 de agosto de 2011, do XVII Congresso Brasileiro de Sementes. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Tecnologias de Sementes (Abrates) e será realizado em Natal (RN). Com o tema A semente no contexto da inovação e da sustentabilidade, o evento terá palestras e sessão-pôster, além de um show room tecnológico com exposição de estandes de empresas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologias e serviços.

Ibama aplica R$ 1,1 bilhão em multas contra desmatamento na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218951.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O desmatamento da Amazônia recuou 44% em maio de 2011 na comparação com o mês anterior. Grande parte da redução é atribuída à uma ação de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 18 áreas prioritárias para o controle do desmatamento. De 31 de março até o dia 12 de agosto, o Ibama registrou R$ 1,1 bilhão em multas aplicadas contra desmatadores, embargou 32 serrarias e 72 mil hectares e apreendeu gado e outros materiais.

Dilma visita pelo menos sete países até o final do ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218959.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Até o final de 2011, a presidente Dilma Rousseff pretende ir a pelo menos quatro países da América do Sul, um da Europa, um da África e um euroasiático, assim como já está confirmada a ida dela à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. A ideia é intensificar parceriais, fortalecer as relações sul-americanas e defender as principais propostas do Brasil.

Estagnação da economia francesa faz soar novo alarme na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218957.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois de Grécia, Irlanda, Portugal, e mais recentemente Itália e Espanha - agora é a vez de a economia da França preocupar as lideranças europeias. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, interrompeu suas férias esta semana para tentar apagar o incêndio iniciado com a divulgação de que a economia do país estagnou no segundo trimestre do ano.

Curso da Embrapa e Senar/AC aborda técnicas para reforma de pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218954.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Como enfrentar o problema da degradação de pastagens? O que é preciso fazer para recuperar a capacidade produtiva das pastagens e melhorar a qualidade alimentar do rebanho? Produtores, gerentes de fazendas e técnicos de empreendimentos agropecuários de Rio Branco e municípios próximos à capital acriana vão descobrir as respostas para estas e outras perguntas relacionadas, durante o curso Técnicas de reforma de pastagens: do planejamento ao manejo da formação.

Estudos para plataforma logísticas o São Francisco estão em fase final

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218953.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os estudos de viabilidade para a construção da Plataforma Logística do São Francisco foram apresentados, no dia 12 de agosto de 2011, pela consultoria Idom Consulting, autora dos trabalhos, em reunião com representantes do Ministério do Planejamento e das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz), Indústria, Comércio e Mineração (SICM), da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e de Infraestrutura (Seinfra) da Bahia. A previsão é que sejam concluídos ainda este ano.

Na trilha das abelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218952.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "Estudos indicam que uma grande parcela, possivelmente maior que 50% da polinização de árvores na Amazônia seria de responsabilidade das abelhas sem ferrão. Isso mostra que elas são um dos principais polinizadores das angiospermas [subdivisão do reino vegetal que compreende as plantas superiores]", explica Carla Sayuri Eto Farias, bolsista de iniciação científica do Museu Goeldi que, orientada pelo entomólogo Orlando Tobias Silveira, inventaria as abelhas da subtribo Meliponina.

A fervura da sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218950.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Vivemos novos tempos, novos desafios, em que somos convocados a ser agentes ativos no processo da mudança para a sustentabilidade. Entre estes desafios está o de ter e manter a chama acesa da esperança. Veja por exemplo o processo que ocorre quando colocamos uma água para ferver. O aquecimento começa gradual até que a fervura apareça ao atingir os 100 graus Celsius. A fervura é apenas a parte visível de um processo que passou antes por diversos outros graus de temperatura. Se colocarmos pouca água, ferve mais rápido, se for muita, o processo demora mais tempo.

Pesquisar este blog