Selecione o dia...

segunda-feira, 18 de março de 2013

Emater de Minas Gerais implanta tecnologia que recupera áreas de pastagens degradadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224704.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Com o objetivo de favorecer o produtor rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) implantou, entre 2008 e 2010, 21 Unidades Demonstrativas (UDs) do sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) na região Central do Estado. Ao todo, Minas Gerais tem cerca de 700 UDs ligadas ao sistema ILPF, que visa recuperar áreas de pastagens degradadas.

Produtores do Reino Unido ampliam acesso ao mercado interno de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224703.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Os agricultores do Reino Unido passaram a ter mais acesso ao mercado interno de biocombustíveis depois que foi comprovado que a produção agrícola do país emite menos gases de efeito-estufa do que se temia inicialmente, informou a Autoridade de Cereais Cultivados Localmente (HGCA, na sigla em inglês).

Pronatec está com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224701.htm
[ CURSOS # CURSOS ] O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem 32 mil vagas disponíveis para cursos gratuitos em escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do Senai, do Senac, do Senar e do Senat -- o chamado Bolsa Formação. As inscrições foram abertas no dia 18 de fevereiro e não tem prazo para acabar. O processo é contínuo e as inscrições podem ser feitas pelo portal do Pronatec.

Maior telescópio do mundo é inaugurado em deserto no Chile

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224697.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] São 66 antenas de alta tecnologia no meio do deserto -- cada uma pesando mais de 100 toneladas. Um projeto de cerca de 1 bilhão de euros a 5 mil metros do nível do mar, onde a temperatura pode variar até 50 graus. No dia 13 de março de 2013, no deserto do Atacama, no Norte do Chile, entrou em pleno funcionamento o Alma, maior telescópio do mundo.

Produtores de etanol dos EUA buscam trigo como matéria-prima para o biocombustível

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224706.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Produtores de etanol dos Estados Unidos estão buscando trigo como matéria-prima para o biocombustível. O movimento é incomum, e ocorre pelo desconto do grão em relação ao milho. No entanto, de acordo com Jay O'Neil, economista sênior da Universidade do Kansas, a tendência não deve persistir por mais do que alguns meses.

Comissão da Câmara rejeita isenção fiscal para vinhos e azeites portugueses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224705.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou, na última semana, a isenção do Imposto de Importação para vinhos e azeites de oliva portugueses. A medida está prevista no Projeto de Lei 3260/12, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), mas foi rejeitada por orientação do relator, deputado Guilherme Campos (PSD-SP).

Empresa dos EUA amplia vendas de testes de composição de carnes após escândalo na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224702.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A empresa norte-americana Neogen relatou que as vendas de seus kits de teste para determinar em amostras de carne a espécie animal usada na composição dispararam com a resposta de processadores de alimentos da Europa ao escândalo da carne de cavalo.

Consumidor pode consultar gasto de combustível de 327 modelos de carros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224700.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou no dia 15 de março de 2013, no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Guia do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). O objetivo é divulgar como funciona as etiquetas de eficiência energética nos carros e outros veículos - que não é tão conhecida no país como a dos aparelhos eletrodomésticos - e como o consumidor pode reduzir os gastos com combustível.

Receita estuda liberar preenchimento da declaração IR em smartphones e tablets

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224699.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A Receita Federal estuda permitir o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) por meio de smartphones e tablets. O projeto ainda não tem data para entrar em vigor, segundo a coordenadora de Sistemas da Receita, Maria Rita de Abreu, e só será viabilizado se o aplicativo para esse fim atender a uma série de requisitos de segurança. O preenchimento da declaração por meio de dispositivos móveis faz parte do trabalho de modernização da Receita, que inclui, entre outros pontos, a declaração pré-preenchida em 2014, também em estudo.

Hábitos alimentares femininos contribuem para preservação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224698.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Pesquisadores alemães constatam que mulheres consomem em geral menos carne e produtos lácteos, ajudando a reduzir a emissão de CO². Se homens fizessem o mesmo, 15 milhões de toneladas do gás seriam economizados por ano. As mulheres se alimentam melhor do que os homens e, com isso, preservam o meio ambiente. É o que constata um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Halle-Wittenberg, na Alemanha.

Pesquisar este blog