Selecione o dia...

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Stephanes prevê caos no campo sem mudanças na legislação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212513.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cada vez que os debates sobre meio ambiente ganham mais espaço na sociedade e no próprio governo, a polêmica em torno do Código Florestal Brasileiro se torna mais evidente. Em entrevista à Agência Brasil, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que a legislação tem que ser reformulada, "sob pena de criar um caos no setor rural. "Se não for feito de forma racional, vai acontecer de forma irracional. Daqui a pouco haverá agricultores no Rio Grande do Sul fechando estradas e tratores na rua", afirmou.

Embrapa deve colaborar com desenvolvimento da agricultura iraniana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212520.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A cooperação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e sua correspondente iraniana está prevista em um dos acordos assinados ontem (23/11) pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad, do Irã. Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que participou da cerimônia de assinatura dos acordos, como o clima do Irã é semelhante ao do semiárido brasileiro, os iranianos querem a colaboração da Embrapa, que poderá ajudá-los.

Sistema que mede umidade de grãos vence Concurso Ideias Inovadoras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212519.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Medir a umidade dos grãos pode trazer diversos benefícios para produtores, podendo ser utilizada, por exemplo, no controle de pragas. O pesquisador Marcelo Pessoa, um engenheiro eletrônico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolveu um sistema que pode medir o grau dessa umidade através do som. Cerimônia de premiaçao ocorreu na tarde do último dia 20, no Baiha Othon Palace, durante o fechamento do II BahiaTec.

Crise internacional não pode ameaçar agronegócio brasileiro, diz SNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212514.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Compatibilizar o potencial de produção com a chamada crise econômica mundial é o grande desafio do agronegócio brasileiro no momento", afirmou o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Octavio Mello Alvarenga. Segundo ele, existe um exagero em entender a crise como uma ameaça à agricultura do Brasil. "Nós não temos nada a ver com a crise real da América do Norte". Alvarenga recomendou que as análises da situação externa sejam feitas com cuidado. "Para que a gente, que não atolou, não enfie o pé no barro".

Brasil e Irã avaliam relações políticas e econômicas e firmam acordos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212521.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem (23/11), às 11h30, no Itamaraty, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. É a primeira visita de um mandatário iraniano ao Brasil. No encontro privado, os presidentes avaliaram as relações políticas entre os dois países, o intercâmbio econômico-comercial e as oportunidades de investimentos. Depois, em uma reunião ampliada, às 12h, com a presença de ministros e assessores dos dois países, serão discutidas as possibilidades de cooperação em biotecnologia e nanotecnologia, cooperação agrícola e energética e intercâmbio cultural.

Dívida pública federal cai pelo segundo mês seguido com queda de 1,11%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212518.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O fato de o governo ter resgatado mais títulos do que emitiu e a queda do dólar fizeram a Dívida Pública Federal (DPF) cair pelo segundo mês consecutivo. Segundo números divulgados ontem (23/11), pelo Tesouro Nacional, o estoque da DPF encerrou outubro em R$ 1,472 trilhão, R$ 16 bilhões (1,11%) a menos que o registrado em setembro.

Pequisa constata crescimento na avaliação do governo e de Lula

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212517.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo voltaram a crescer segundo a pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem (23/11) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em novembro, o governo Lula obteve avaliação positiva de 70% dos pesquisados, contra os 65,4% registrados em setembro. A pesquisa avaliou também o desempenho pessoal do presidente, que chegou, em novembro, a 78,9% ? em setembro esse índice estava em 76,8%.

Pesquisadores estudam aumento da produção de soja e cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212516.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quanto do crescimento da produção de grãos no Brasil está associado à expansão da área agricultável e quanto está associado à adoção de processos produtivos mais intensivos? Estas são as questões centrais do projeto de pesquisa Intagro - Intensificação agropecuária em polos de produção de soja e cana-de-açúcar: territorialidade, sustentabilidade e competitividade, coordenado pela Embrapa.

Identificada ferrugem asiática da soja em lavouras comerciais de GO, MS e PR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212515.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A ferrugem asiática da soja acaba de ser identificada em lavouras comerciais de Aral Moreira (MS), Rio Verde (GO) e Cascavel (PR). Os três novos focos da doença foram cadastrados pela Fundação MS, Universidade de Rio Verde (Fesurv) e Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), membros do Consórcio Antiferrugem. A partir de agora, são 22 os focos da doença na safra 2009/2010, sendo 4 em lavouras comerciais e 18 relacionados à soja voluntária ou irrigada.

Goiás conta com nova cultivar de arroz para a agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212512.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Embrapa Arroz e Feijão estão lançando nesta safra a BRSGO Serra Dourada. Trata-se de uma cultivar de arroz para o sistema de terras altas, desenvolvida no Estado de Goiás em conjunto com pequenos produtores. De acordo com os responsáveis pelo lançamento, a estratégia utilizada para obtenção dessa cultivar é conhecida como melhoramento participativo, que consiste em envolver os agricultores desde o planejamento dos experimentos até a decisão final sobre qual linhagem possui as características agronômicas e de qualidade de grãos desejáveis.

Pesquisar este blog