Selecione o dia...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Labex EUA acelera pesquisas sobre etanol de segunda geração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213421.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A equipe do Labex Estados Unidos, Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior, está empenhada em pesquisas com materiais que geram o etanol de segunda geração (ou etanol lignocelulósico), obtido a partir da utilização de toda a planta e não apenas da fermentação de parte dela (etanol de primeira geração), como ocorre com a cana-de-açúcar no Brasil. Resultados preliminares têm animado o pesquisador Cesar Miranda, responsável pelas investigações sobre agroenergia no naquele Labex.

Produtores rurais poderão receber recursos para construção de cisternas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213417.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores rurais de baixa renda do Semiárido podem se candidatar a receber recursos para a construção de cisternas destinadas à captação e ao armazenamento da água da chuva para uso doméstico e produção de alimentos. O edital foi lançado no dia 1º de fevereiro, com o valor total de R$ 20 milhões.

Inscrições para o concurso da Embrapa são prorrogadas até dia 22

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213416.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) prorrogou o prazo de inscrições do concurso que oferece 697 oportunidades. Os candidatos têm até às 23h59 do dia 22 de fevereiro para se inscrever pelo site www.institutocetro.org.br.

Programa de requalifição para cortadores de cana terá início no dia 22

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213414.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No próximo dia 22 começam os cursos para as primeiras turmas do Programa RenovAção, voltado para o treinamento e requalificação de trabalhadores rurais que atuam no corte de cana. A proposta do curso é preparar os trabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar para outras funções dentro ou fora do segmento canavieiro.

Região de Lavras, no Sul de Minas, aposta no cultivo do maracujá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213420.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Frutilavras (Associação dos Produtores de Frutas da Região de Lavras) está investindo no cultivo do maracujá para aumentar os lucros dos agricultores familiares do Sul de Minas. O projeto, criado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), busca introduzir a fruticultura na região para incrementar a geração de empregos e a melhoria da renda nas pequenas propriedades rurais.

Crise afeta mercado de orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213419.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após anos de fortes altas, mercado alemão de orgânicos acusa estagnação, diz pesquisa divulgada em feira do setor em Nurembergue. Já setor de orgânicos brasileiro, presente no encontro, entra 2010 esperando crescimento.

Produtor baiano desenvolve sistema integrado e aumenta produção de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213418.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O trabalho de produção integrada que o produtor rural Sérgio Machado, 43 anos, desenvolve na Fazenda Canavieira, município de Uibaí, a 503 quilômetros de Salvador, na Bahia, está servindo de exemplo para toda a região. O aproveitamento da palma cultivada na fazenda para alimentação do gado, inseminação artificial e a higiene na ordenha são alguns fatores que diferenciam o trabalho do produtor, que é presidente da Associação de Produtores Rurais do Povoado de Caldeirão.

Inscrições para o curso de especialização em Recursos Hídricos e Ambientais da UFMG terminam dia 22

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213415.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Termina em 22 de fevereiro o prazo de inscrições para o curso de especialização em Recursos Hídricos e Ambientais do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus de Montes Claros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). São 40 vagas para graduados em Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Biologia, Geografia e áreas afins.

MAPA autoriza cadastro de animais de interesse econômico para agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213413.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O caminho para o reconhecimento do padrão racial do gado, seja nas fazendas de seleção, nas relações de compra e venda ou nas pistas de julgamento, começa com o reconhecimento do registro genealógico, um tipo de RG do animal. Cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizar o cadastro de animais de interesse econômico para o agronegócio.

Desmatamento e emissões de CO2 aumentam na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213408.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estudo da Cepal alerta que o desmatamento da região é o dobro da média mundial e, entre 1990 e 2005, a área coberta por florestas encolheu 7%; relatório também destaca alguns progressos, como o aumento de 120% da superfície total de áreas protegidas.

Pesquisar este blog