Selecione o dia...

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Produção brasileira de carne é destaque em congresso mundial na África do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102339.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O crescimento da produção de carne deve ser baseado no aumento da eficiência produtiva e não na extensão da fronteira pecuária. A afirmação foi feita pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Inácio Kroetz, no primeiro dia de palestras do 17º Congresso Mundial da Carne - World Meat Congress, ontem (9/9), na Cidade do Cabo, África do Sul. Kroetz, que está representando o ministro Reinhold Stephanes, falou sobre a produção sustentável de carnes no Brasil.

Nematóides em destaque

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102341.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um trabalho de autoria de Sérgio Ademir Calzavara, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que analisa laranjais infectados por nematóides (Pratylenchus jaehni), importante praga dos laranjais paulistas, foi considerado o melhor entre os apresentados no 5º Congresso Internacional de Nematologia, realizado em julho, na Austrália.

Greening: Governo de São Paulo intensifica ações de combate e informação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102338.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Greening - Não tem quebra-galho, tem que arrancar". Esse é o slogan da campanha de comunicação que o Governo do Estado de São Paulo realiza durante o mês de setembro para a conscientização do produtor no combate ao greening nas principais regiões produtoras de citros. Além dessa ação, estão sendo realizados seminários regionais, organizados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio dos seus órgãos de extensão e defesa agropecuária, com parceria também do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), compostos de palestras técnicas e demonstrações da importância da erradicação da planta doente.

Agricultores familiares tem até o dia 30 de setembro para renegociar dívidas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102326.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores familiares que aderirem à renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) poderão contratar novo financiamento de investimento sem ter que liquidar integralmente a operação. A medida publicada em resolução do Banco Central (BC) vale para financiamentos de atividades de obras de irrigação, drenagem, proteção e recuperação de solo ou de áreas degradadas, fruticultura, florestamento e reflorestamento. O prazo para a adesão à renegociação de dívidas do Pronaf termina no dia 30 de setembro.

Universidade Federal de Goiás disponibiliza edital do mestrado em Agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102356.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Está disponível para consulta o edital do Programa de pós-graduação em Agronegócio (nível mestrado) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A área de concentração do programa é Sustentabilidade e competitividade dos sistemas agro-industriais, dividida em três linhas de pesquisa: Agricultura familiar e agronegócio; Meio ambiente e desenvolvimento regional; e Competitividade e gestão no agronegócio. Para o ano de 2009 serão oferecidas 15 vagas no mestrado.

UFPel abre inscrições para mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102355.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas até 24 de novembro as inscrições para os processos seletivos dos cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Google lança projeto para oferecer internet via satélite de baixo custo já em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102354.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Oferecer internet via satélite para 3 bilhões de pessoas a baixo custo é o novo projeto do Google, em parceria com a Liberty Global e o HSBC Principle Investments. O consórcio pretende adquirir 16 satélites de baixa órbita para oferecer acesso a países próximos à linha do Equador, na África, América Latina e Oriente Médio. A fase inicial terá metade desses satélites e deve entrar em operação em 2010.

Entra no ar a TV do Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102353.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Boa notícia aos amantes da natureza e educadores ambientais. Está chegando a TV do Meio Ambiente, canal de TV na internet destinado ao entretenimento e à difusão de informação e conhecimento. O novo site é interativo e utiliza linguagens de texto escrito, fotografia e vídeo.

Preços mínimos para Safra 2008/2009 já estão em vigor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102352.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os preços mínimos de garantia para a safra 2008/2009 já estão valendo. Os valores reajustados em até 65% foram publicados ontem (9/9) no Diário Oficial da União e estão definidos no Decreto 6557. Os novos preços da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) vão recompor a alta de custo de produção agropecuária e se adequar à nova cotação das commodities.

Dias de campo espalham as barraginhas pelo interior de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102346.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos próximos dias, diferentes municípios de Minas Gerais terão atividades relacionadas ao projeto de expansão da tecnologia das barraginhas. Amanhã, 11 de setembro, haverá um dia de campo na comunidade de Periquito, município de Cordisburgo, região Central do estado. O engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, coordenador dos trabalhos com barraginhas na Embrapa, dará um treinamento sobre como diagnosticar os locais em que devem ser feitas as barraginhas e sobre como construí-las.

Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestal realiza concurso para escolha de logomarca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102345.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A sétima edição do Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais está marcada para junho do próximo ano, mas os interessados no tema podem começar a participar desde já escolhendo a logomarca do evento. As inscrições para o concurso, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), podem ser feitas até o dia 12 de outubro de 2008.

Ações das redes de consumo do café em pauta na ASIC 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102343.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Na ASIC 2008, a mais importante conferência internacional de ciência do café do mundo, um dos pontos altos do tema "Tendências do Consumo e a Ciência do Café" será a palestra As redes do café orientadas para os consumidores, de Décio Zylbersztajn. Em sua exposição, o coordenador do Pensa - Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, da Universidade de São Paulo (USP) e um dos titulares da equipe da Universidade do Café Brasil (UDC-Brasil), abordará a análise do crescimento da renda e a influência deste aspecto sobre as tendências de consumo do café, considerando a evolução e as ações das redes de organizações envolvidas na produção e distribuição do produto.

Subcomissão da Câmara conclui que agroenergia não soluciona escassez de petróleo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102340.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 3 o relatório final da Subcomissão da Agroenergia e Meio Ambiente, que estudou os desafios e oportunidades trazidos pelo setor. O texto, que deve servir de embasamento para futuras decisões da comissão e do Congresso, concluiu que a agroenergia, embora traga grandes benefícios econômicos ao Brasil, não é solução para a crescente escassez de petróleo, nem para o problema da emissão de poluentes, em termos globais.

Fruticultura é responsábvel por 10 mil postos de trabalho no sudoeste baiano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102332.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A fruticultura irrigada é responsável por aproximadamente de 10 mil postos de trabalho no sudoeste da Bahia, desde o plantio na lavoura até o transporte nos baús dos caminhões. Principal pólo produtor de frutas da região, a cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 646 quilômetros de Salvador, possui mais de 15 mil hectares plantados de culturas como manga, maracujá e umbu.

Senar/MS oferece 40 cursos gratuitos em mais de 30 cidades de Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102330.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Na semana de 8 a 14 de setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) oferece 40 cursos gratuitos em mais de 30 cidades do Estado. As capacitações oferecidas abrangem diversas áreas como agricultura, alimentação e nutrição, atividades relativas à prestação de serviço, aqüicultura, atividade de apoio agrossilvopastoril, organização comunitária, pecuária, agroindústria e educação entre outras.

Produção Pimenta-do-Reino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28382.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O principal objetivo do cultivo da pimenta-do-reino é o seu uso na culinária como condimento, onde é usada em larga escala, constituindo-se num importante componente para as indústrias de carne, para o consumo alimentar e para as indústrias de perfumaria. Em geral, possui alto valor comercial, podendo ser comercializada sob diversas formas. Com este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai conhecer os aspectos botânicos da planta; vai aprender as técnicas de produção, os tratos culturais, como adubar, como controlar as doenças e pragas, como fazer a colheita e o processamento do fruto.

Produção Intensiva de Cordeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28381.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Nas regiões de clima quente e úmido, a ovinocultura de corte sofre com sérios transtornos causados por uma intensa carga de larvas de helmintos, na pastagem, que leva a um baixo ganho de peso e a uma elevação substancial da mortalidade. O confinamento surge como solução para este problema, aumentando a eficiência da atividade, permitindo o abate precoce, por volta dos 95 dias de idade. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos são apresentados os seguintes tópicos: viabilidade econômica; alternativas de instalações; técnicas para desmama precoce; alimentação; manejo sanitário; influência do foto período; o dia-a-dia do confinamento; características genéticas dos cordeiros; e, mercado.

Pesquisar este blog