Selecione o dia...

domingo, 6 de janeiro de 2013

Brasil e África intensificam relações em 2013, avalia Itamaraty

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223976.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A relação do Brasil com os países da África deve se intensificar em 2013 devido a uma série de parcerias e aos esforços para estimular o crescimento econômico com inclusão social. Segundo o subsecretário-geral político para África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, o Brasil é uma espécie de exemplo a ser seguido, pois assim como a maioria dos países africanos também foi um território colonizado.

Novas práticas sustentáveis já estão disponíveis para agricultores fluminenses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223974.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Os agricultores fluminenses já começam a adotar, com incentivos financeiros do Rio Rural, programa da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, um número maior de práticas sustentáveis, para o desenvolvimento de suas atividades. No início de 2012, o programa passou a apoiar novos projetos, que agora estão caindo no gosto dos produtores. São práticas ambientais e econômicas, acessíveis aos agricultores que vivem nas microbacias hidrográficas.

Projeto amplia possibilidade de apresentação de títulos em concursos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223971.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei PL 4645/12, do deputado Dr. Grilo (PSL-MG), que concede aos títulos de especialização emitidos por entidades de classe profissional a mesma validade daqueles concedidos por universidades e faculdades. A medida valerá para efeito de comprovação de títulos em concursos públicos e processos seletivos ou admissionais em entidades públicas ou empresas privadas.

UFCG terá concurso para professor de Medicina Veterinária em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223970.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Estado da Paraíba, realizará novo Concurso Público de Provas e Títulos em 2013 para vaga de Professor Adjunto no Curso de Medicina Veterinária, com salário de R$ 8.618,53 em regime de dedicação exclusiva. O contratado deverá lecionar aulas nas áreas de Doenças Infectocontagiosas dos Animais Domésticos, Zoonoses e Saúde Pública e Microbiologia Veterinária.

Brasil integra a Plataforma Internacional de Informação sobre Biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223968.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A partir de agora, o Brasil faz parte, como associado, da Plataforma Internacional de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), uma iniciativa global multilateral dedicada ao compartilhamento e disponibilização de dados sobre biodiversidade. Com isso, os arquivos brasileiros passam a integrar os dados de uma rede global que soma mais de 388 milhões de registros de espécies em mais de dez mil bancos de dados provenientes de 422 instituições.

Crise eleva risco de pobreza entre aposentados na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223975.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O sistema previdenciário na Europa está sob pressão. Enquanto a expectativa de vida aumenta, o número de recém-nascidos diminui a cada ano. A crisa na zona do euro agrava o problema, que afeta principalmente as mulheres.

Iniciativas pela popularização da ciência marcaram 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223973.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O ano de 2012 mostrou que com apoio, parceria e determinação é possível envolver os diversos atores da sociedade em torno de iniciativas para popularizar a ciência, despertar o interesse dos jovens pela área e promover a cultura científica no país. Um dos exemplos do resultado dessa mobilização social foi a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que registrou números recordes de atividades realizadas e de municípios e instituições envolvidas. Novas cooperações e criação de projetos e espaços científicos também marcaram o período.

CNPq lança chamada do Ciência sem Fronteiras para laboratórios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223972.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou chamada de bolsas que contempla a seleção de 15 candidatos para os laboratórios da empresa multinacional britânica GlaxoSmithKline (GSK). As inscrições para concorrer ao processo seletivo devem ser efetuadas até 15 de fevereiro de 2013.

Pesquisa descarta vínculo entre El Niño e aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223969.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A frequência e a volatilidade do El Niño, fenômeno climático que afeta as águas tropicais do Oceano Pacífico a cada período de cinco anos, não parecem ter vínculos com as mudanças climáticas, revelou um estudo publicado na revista Science do dia 3 de janeiro de 2013 nos Estados Unidos. O fenômeno El Niño ocorre a cada dois a sete anos, quando os ventos alísios que circulam nas águas superficiais do Pacífico tropical começam a enfraquecer.

Secretaria de Agricultura do Rio monta frentes de emergência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223967.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Em reunião presidida pelo governador Sergio Cabral e pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezzera, no dia 4 de janeiro de 2013, no Palácio Guanabara, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, destacou que a secretaria está equipada para apoiar as ações emergenciais causadas pelas chuvas. O encontro teve como objetivo avaliar os danos provocados pelas enchentes, que já afetam oito municípios fluminenses, bem como definir ações para as regiões afetadas.

Pesquisar este blog