Selecione o dia...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Agricultores da região serrana do Rio perdem tudo e podem ir à falência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216842.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A chuva que arrasou e matou centenas de pessoas na região serrana do Rio também foi um duro golpe na estrutura agrícola dos municípios, colocando em risco o sustento de milhares de pequenos produtores. Depois de ter parte da safra arrasada pela enxurrada, eles não têm como escoar o que conseguiram salvar, pois as estradas continuam totalmente interditadas ou em péssimas condições, impossibilitando o tráfego de caminhões.

Frente quer aprovar confisco de terras onde há trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216839.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Antes do início da nova legislatura, a Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo já se mobiliza para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição 438/01, que permite o confisco de terras em que houver trabalho escravo. Em sua primeira reunião do ano, a Frente definiu uma programação de atos, seminários e mobilizações a serem realizadas de 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2011, durante a Segunda Semana Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

Micro-organismos de fertilizante ajudam na adubação do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216836.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um fertilizante contendo micro-organismos, usado principalmente em laranjais, pode colaborar no desenvolvimento das plantações de café se devidamente implantado, como confirma estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. O autor da pesquisa, o engenheiro agrônomo Rafael Tadeu de Assis, testou em cafeeiros um adubo que auxilia a planta na obtenção de fósforo. Trata-se de um produto comercializado por uma empresa de fertilizantes da cidade de Barretos, no Estado de São Paulo.

CNA avalia que o PIB do agronegócio deve crescer entre 3,5 e 4% em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216835.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve crescer entre 3,5% e 4% em 2011, previsão que, se confirmada, consolida a recuperação da atividade após queda de 5,51% do PIB em 2009, quando o resultado foi influenciado pela crise financeira internacional. Em 2010, as projeções indicam crescimento de 7% do PIB do setor, previsão que considera o resultado acumulado até outubro, que mostra crescimento de 4,67%.

Centrais sindicais entram na Justiça para corrigir tabela do IR em 6,46%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216845.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Centrais sindicais entraram ontem (18/01/11) na Justiça Federal com uma ação civil pública para pedir a correção de 6,46% na tabela de cobrança do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O processo contém ainda um pedido de liminar para que o ajuste da tabela passe a valer imediatamente.

Governo prepara editais para licitar mais 8 mil km² de florestas na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216844.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), responsável pela concessão de florestas públicas, deve licitar em 2011 mais 8 mil quilômetros quadrados (km²) de áreas para exploração controlada de mata nativa na Amazônia. O órgão está preparando editais para concessão de lotes nas florestas nacionais de Crepori, Altamira e Saracá-Taquera, no Pará, e Jacunda, em Rondônia.

Estiagem no RS: 11 municípios já estão em estado de emergência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216843.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Subiu para 11 o número de municípios em estados de emergência por causa da estiagem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O último, segundo a Defesa Civil gaúcha, foi o de Piratini.

Chapecó se prepara para o maior evento da cadeia produtiva de leite de SC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216841.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Considerado o maior evento da cadeia produtiva do leite em Santa Catarina, a terceira edição da Mercoláctea Milk Fair está confirmada para o período de 11 a 14 de maio de 2011, no parque de exposições Tancredo Neves, em Chapecó. A feira oportunizará negócios da ordem de 85 milhões de reais e atrairá um público entre 10 e 15 mil visitantes-compradores. Na entrevista abaixo, o coordenador da Comissão Organizadora, Ricardo Lunardi (foto ao lado), fala sobre os preparativos e novidades para o evento deste ano, avalia o cenário da produção de leite catarinense e as perspectivas para o setor.

UFF lança sistema de alerta de catástrofe e oferece, sem custos, às prefeituras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216840.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um software, baseado no sistema de envio de mensagens curtas (SMS) e utilizando as técnicas de georreferenciamento de dados, pode ser de grande auxílio para o gestor público, no sentido de minimizar o impacto de desastres ambientais inevitáveis.

Fapesp e Facepe lançam nova chamada sobre mudança climática global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216838.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) lançam nova chamada de propostas para seleção de projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em ciências agronômicas, ciências da vida, exatas, sociais e engenharias.

Pesquisar este blog