Selecione o dia...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Obama deve vir ao Brasil para assinar acordo de cooperação comercial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213245.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá vir ao Brasil até meados do segundo semestre deste ano. A ideia é ampliar as relações dos Estados Unidos com a América Latina, a partir do contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, deve ser assinado um acordo de cooperação comercial entre norte-americanos e brasileiros. O acordo deve incluir temas controvertidos como etanol e suco de laranja.

Exportador de carne está menos otimista em relação às exportações em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213243.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor privado está menos otimista que o governo, em relação às exportações de carnes em 2010. Enquanto o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prevê crescimento em torno de 5%, a Associaçao Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) pondera expansão de 2% ou 3% para este ano.

Amazônia perdeu 247 km² de floresta em dois meses com queda de 72,5%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213242.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O desmatamento na Amazônia em outubro e novembro de 2009 atingiu 247 quilômetros quadrados (km²) de floresta. Na comparação com os mesmos meses de 2008, houve queda de 72,5%. Os números, divulgados ontem (2/2), são calculados pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Inpe).

Câmara divulga estudo sobre diagnóstico da banda larga no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213238.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No momento em que o governo se prepara para lançar o Programa Nacional de Banda Larga, a Câmara dos Deputados promove um amplo debate sobre o tema, envolvendo parlamentares, especialistas, organizações de usuários, empresas prestadoras de serviços e técnicos de diferentes órgãos do Executivo. O resultado dessa mobilização foi a publicação Alternativas de Políticas Públicas para a Banda larga (foto da capa ao lado), lançada em dezembro pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara.

Minas Gerais começa a colheita de azeitonas em Maria da Fé

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213244.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No próximo dia 12 de fevereiro a Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza Dia de Campo sobre Azeitona e Azeite para produtores regionais extensionistas e técnicos. A colheita de azeitona, no Sul de Minas, já teve início na primeira semana de fevereiro e de acordo com o coordenador do Núcleo de Azeitona e Azeite a expectativa é produzir mil litros de azeite, a partir de 5 toneladas de azeitonas. No início de 2009 foi feita a extração de forma experimental.

Matérias-primas para produção de biodiesel é tema do Prosa Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213241.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Combustível feito a partir de produtos naturais como gordura animal ou culturas agrícolas das quais é possível extrair óleo, o biodiesel é uma fonte renovável de energia. Além disso, é menos poluente do que combustíveis derivados do petróleo. É principalmente devido a esses dois fatores que o governo brasileiro vem incentivando o cultivo agrícola voltado para a produção de biodiesel, o que representa para os produtores, uma boa alternativa para aumento de renda.

Cajuína Sabor Tropical é a primeira a receber certificado de produto orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213240.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Cajuína Sabor Tropical, de São Gonçalo do Amarante (CE), é a primeira a produzir cajuína com certificado orgânico. Desde 2001, a empresa mantém parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No dia 26 de janeiro, a Sabor Tropical recebeu o certificado de produto orgânico conferido pelo IBD Certificações, especialista no desenvolvimento de atividades de inspeção e certificação agropecuária.

Mudanças no Fies vão agilizar o crédito, alongar prazo e ampliar o acesso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213239.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Taxa de juros de 3,5% ao ano, oferta de até 200 mil contratos em 2010, fim do processo seletivo para obter financiamento ? estas são as principais mudanças do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC). As medidas têm o objetivo de ampliar o acesso dos alunos e agilizar a concessão do crédito.

Proposta da Câmara quer tornar pública lista de beneficiários da reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213237.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6480/09, do deputado Moreira Mendes (PPS-RO), que torna obrigatória a divulgação pela internet do cadastro de propriedades e trabalhadores rurais que participam do processo de reforma agrária. O cadastro incluirá os nomes de quem está postulando, já foi assentado ou obteve título de propriedade da terra.

Arysta abordará o controle da ferrugem e outras doenças no Show Rural 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213226.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O especialista em Fitopatologia dr. Heraldo Feska (Fapa), auxiliará os agricultores a controlar com eficácia as principais doenças fúngicas da soja, especialmente a ferrugem, no Show Rural Coopavel, entre 8 e 12 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná. Feska estará no evento para palestras no estande da Arysta LifeScience, a maior empresa privada do mundo no mercado de proteção de plantas e ciências da vida.

Pesquisar este blog