Selecione o dia...

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Agronegócio é o novo inimigo na luta pela reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101758.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A disputa pela reforma agrária no Brasil hoje não é mais contra o latifúndio improdutivo, mas sim contra o agronegócio. A afirmação é do geógrafo, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Presidente Prudente, e especialista em reforma agrária Bernardo Mançano.

Copom eleva taxa básica de juros para 13% ao ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101759.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central corrigiu no último dia 23 a taxa básica de juros (Selic), aumentando-a dos atuais 12,25% para 13% ao ano. A decisão foi tomada por unanimidade e sem viés, conforme nota divulgada pelo Banco Central ao final da reunião do Copom.

Brasil quer importar fertilizantes do Irã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101757.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cooperação entre Brasil e Irã no setor agropecuário foi tema do encontro do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o embaixador do Irã, Mohsen Shaterzadeh, realizado no último dia 23. Stephanes demonstrou interesse em importar fertilizante iraniano. "Mais da metade do que precisamos, temos que importar. O País importa, hoje, 15 milhões de toneladas de fertilizantes e o Irã é forte em nitrogenados", afirmou.

Instituto Gene disponibiliza R$ 14,4 milhões para criação de empresas inovadoras em SC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101755.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Gene, em parceria com a Fundação Softville, com a JaraguaTec e com a GTEC-Unidavi, foi escolhido para gerenciar o Programa Primeira Empresa (Prime) criado pela Finep. No primeiro ano, o Instituto Gene-Blumenau irá gerenciar um valor total de R$ 14,4 milhões para apoiar o desenvolvimento ou a criação de até 120 empresas com projetos inovadores em Santa Catarina.

CNA e SOBER anunciam trabalhos vencedores sobre temas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101768.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) divulgaram, no último dia 22, os resultados do 1º Prêmio SOBER/CNA, iniciativa com objetivo de incentivar a produção técnica e o estudo sobre dois temas: "Produção Agrícola e Meio Ambiente" e "Produção Agrícola e Questões Fundiárias". A premiação foi em Rio Branco (AC), durante as atividades do XLVI Congresso da SOBER, realizado entre os dias 20 e 24 de julho.

Congresso na Bélgica discute peso da mandioca na alimentação mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101766.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil está no I Encontro Científico do Global Cassava Partnership, uma rede mundial de pesquisadores ligados a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que tem como meta o desenvolvimento da cultura da mandioca. A mandioca é uma das principais fontes de energia para cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente, nos países pobres e em desenvolvimento. No Brasil, a mandioca é a nona cultura mais plantada. O congresso termina hoje, dia 25, na Bélgica.

Usina de açúcar e álcool é bom negócio na região Sul Fronteira, aponta estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101765.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 2017, 40 dos 125 bilhões de litros de etanol produzidos no mundo serão brasileiros, crescimento de 135% em 10 anos, segundo estimativa de instituições internacionais. Para atender à demanda, os quatro milhões de hectares de cana-de-açúcar plantados devem crescer, e, ainda, assegurar ao País o primeiro lugar na produção e exportação de açúcar. Em Mato Grosso do Sul, a produção de cana-de-açúcar deve aumentar 39,52% na safra 2008, totalizando 22 mil e cem hectares, segundo o IBGE.

Dia de Campo na TV mostra como fazer salgadinho com feijão-caupi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101764.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV desta semana terá como tema Salgadinho de feijão-caupi. O programa será exibido hoje, 25 de julho, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h, com reapresentação no dia 27, pela TV NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE),unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pedido de patente pode ter de revelar origem biológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101761.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados examina uma proposta de alteração da Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) que cria exigências para o registro de patentes de produtos que utilizam recursos biológicos. O Projeto de Lei 3399/08 determina que o pedido de patente, nas condições estabelecidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), revele a origem dos recursos genéticos e biológicos brasileiros ou de qualquer outro país constantes no produto.

Leilão virtual da Casa Branca venderá 60 touros Simental sul-africanos dia 19/8

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101750.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Casa Branca Agropastoril, o maior projeto de criação de gado Simental sul-africano fora da África do Sul, venderá 60 touros Simental, com idade média de 24 meses, exame andrológico, total manejo sanitário e completa avaliação produtiva no IV Leilão Virtual de Touros Simental Linhagem Sul-Africana, no dia 19 de agosto, a partir das 20h45, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Amazônia-1 será o primeiro satélite totalmente desenvolvido pelo Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101739.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O satélite Amazônia-1, com lançamento previsto para 2010, será o primeiro satélite de recursos terrestres totalmente desenvolvido pelo Brasil e será construído com base na Plataforma Multimissão-PMM, de médio porte, também desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e por indústrias brasileiras.

Pequena Oficina Gráfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28290.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Aqui estão informações importantes para aqueles que desejam montar uma pequena gráfica, buscando nova alternativa de trabalho. São abordados os seguintes assuntos: tipos e características de papéis; infra-estrutura e instalações; seção administrativa e seção operacional; escolha das máquinas e equipamentos; sistema operacional e suprimentos; e, atendimento ao cliente, produção da matriz, produção gráfica, fotolitos, impressão em off-set, acabamentos de serviços gráficos e serviços tipográficos.

Pequena Fábrica de Vegetais Desidratados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28289.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Com o desenvolvimento da tecnologia de desidratação de legumes e hortaliças, apareceu um mercado promissor que está invadindo os supermercados e o cardápio de quem busca uma vida mais prática e saudável. Este é um curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos para pequenos e médios produtores rurais, e pequenas e médias empresas do setor de alimentos, que aborda: instalações e equipamentos; higienização; cuidados com a matéria-prima; recepção e lavagem; seleção e preparo; branqueamento; desidratação; embalagem e comercialização; e, análise econômica. Produtos trabalhados: cenoura, vagem, pimentão e cebola.

Flora do Distrito Federal, Brasil - Volume 5

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27842.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Coordenar um Projeto de Flora não é fácil, são coletas e mais coletas, muitas mãos para processar adequadamente um monte de materiais, instalações apropriadas para conservá-los, catalogação e descrição cuidadosa e sistemática. A biodiversidade de uma das regiões mais ricas do planeta, como é a do Cerrado brasileiro tem que ser preservada, devemos implementar políticas certas de conservação.

Água-de-coco com tecnologia - um bom negócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27841.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. O vídeo oferece dicas para se envasar água-de-coco, para a conservar o fruto "in natura" e para aproveitar a casca do coco, visando diminuir os impactos ambientais.

Pesquisar este blog