Selecione o dia...

terça-feira, 29 de abril de 2008

Inscrições para o Prêmio Finep de Inovação vão até o dia 28/8

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100723.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançará hoje (29/4) a nova versão do "Prêmio Finep de Inovação Tecnológica", que passa a se chamar Prêmio Finep de Inovação. A partir de agora, o prêmio terá seis categorias: média empresa, pequena empresa, instituição de C e T, tecnologia social, grande empresa e inventor inovador. As inscrições podem ser feitas até 28 de agosto. Os concorrentes podem ter orientação para escrever o projeto, que será analisado em até 90 dias depois de apresentado.

Relator da ONU pede suspensão "total" dos biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100715.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No antepenúltimo dia como relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à alimentação, Jean Ziegler apelou ontem (28/4) por uma suspensão "total" da produção de biocombustíveis, segundo a Agência Lusa. Criticou também o trabalho da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segurança alimentar não compromete preservação da floresta, afirma ministra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100716.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou ontem (28/4) que a necessidade de produção de alimentos não compete com a preservação da biodiversidade do planeta e que, no caso do Brasil, não é necessário avançar sobre as florestas para garantir a segurança alimentar e expandir a oferta de grãos e carne.

São Paulo reúne marcas certificadas na Brasil Cachaça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100714.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O Sebrae em São Paulo participa da Brasil Cachaça 2008, que abriu suas portas ontem (28/4) e prossegue até o dia 30 de abril no Transamerica Expo Center, na capital paulista. O evento ocorre simultaneamente à Expovinis Brasil, maior evento de vinhos da América Latina, e à Epicure 2008, Feira Sul-Americana de Tabaco. Segundo os organizadores, a integração dos três eventos viabiliza a participação de toda a cadeia de distribuição, reunindo os principais representantes dos setores, como supermercadistas, distribuidores, bares, hotéis, restaurantes, além de tabacarias e lojas de presentes finos.

Brasil terá o quarto maior banco de germoplasma do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100710.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mais uma vez dá ao Brasil uma posição de destaque no mundo agrícola. O país está entre os quatro maiores detentores mundiais de espécies vegetais, com um repositório de cerca de 150 mil amostras.

Presidente da Famasul participa de reunião com parlamentares europeus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100727.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Ademar Silva Junior, participa de hoje (29/4), a convite da senadora Kátia Abreu, numa reunião no Senado Federal com parlamentares europeus. O objetivo é debater as exportações de carne bovina brasileira para a Europa. No último dia 28, os parlamentares estiveram reunidos com a diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e falaram sobre a rastreabilidade.

Escola da Uva e do Vinho será inaugurada em Colombo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100721.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A vitivinicultura paranaense (produção de uva, vinho e derivados) está na iminência de dar um salto de qualidade, semelhante ao que aconteceu com a produção de vinho da região de Bento Gonçalves (RS) e de uvas e vinho em Petrolina (PE). Isto será possível agora com a criação da Escola da Uva e do Vinho que será inaugurada hoje (29/4) no município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.

UFRJ anuncia novo campus em Duque de Caxias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100719.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Será instalado, no município de Duque de Caxias (RJ), mais um campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A unidade oferecerá cursos de graduação em nanotecnologia, metrologia, bioinformática, ciências forenses e biotecnologia. O projeto conta com o apoio dos governos estadual, da prefeitura de Duque de Caxias e do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Precisão no teor de açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100718.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram o primeiro sacarímetro com tecnologia inteiramente nacional. O equipamento, indispensável para as usinas de açúcar e álcool, é utilizado para medir o teor de sacarose do caldo de cana. Ao contrário dos modelos convencionais, o novo produto é compacto e não utiliza clarificantes químicos que degradam o meio ambiente.

Finep anuncia R$ 1,3 bilhão para empresas inovadoras até 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100717.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgou a proposta de funcionamento do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime). O projeto de subvenção econômica para empresas nascentes de caráter inovador deverá ser lançado até julho de 2008.

Banco do Brasil amplia funcionalidades do cartão Agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100712.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco do Brasil anuncia hoje (29/4), às 16:00 horas, em seu estande na 15ª Agrishow Ribeirão Preto (SP), a ampliação do acesso às linhas de investimento rural por meio do cartão Ourocard Platinum Agronegócio.

Programa Broto Verde busca empregabilidade de jovens carentes de MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100702.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Levar os antigos moradores da zona rural de volta ao campo é um dos objetivos do programa Broto Verde, lançado no último dia 24, durante a 17ª Expoxim - Feira de Agronegócios e Turismo. O programa, que é parte do projeto Fazendinha, lançado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional MS (Senar-AR/MS) em 2001, visa qualificar jovens de 16 a 18 anos para o trabalho rural.

Competição cana X pecuária: apesar da pressão, cadeia da carne bovina resiste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100622.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A cadeia sucroalcooleira apresenta uma série de características técnicas e organizacionais que, no que se refere aos impactos da expansão da cana-de-açúcar sobre outros usos do solo, exige uma referência na distribuição espacial das próprias usinas de açúcar e destilarias de álcool. É a partir dessa configuração agroindustrial, e do estudo de seu entorno, que se podem esperar alterações drásticas não só no uso do solo, na composição da produção agropecuária, em favor da cultura da cana, como também transformações importantes na estrutura econômica e até na paisagem.

Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28118.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As técnicas de cultivo orgânico são as mais adequadas para a produção de plantas medicinais e aromáticas, pois permitem a obtenção de produtos de ótima qualidade, preservando ao máximo seus princípios ativos e aromáticos, sem utilização de agrotóxicos. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos - introduz, em primeira mão, o módulo básico para cultivo de plantas medicinais com eficiência e qualidade, no sistema de policultivo, onde a área de plantio é proporcional à área da sala de secagem, de forma que todo o material colhido pode ser levado imediatamente para os secadores, evitando a degradação dos princípios ativos e promovendo uma secagem perfeita das plantas.

Cultivo Orgânico de Hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28117.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A atividade de produção orgânica tem crescido muito em todo o mundo, principalmente pela necessidade da preservação ambiental e pela exigência dos consumidores por produtos mais saudáveis. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, mostra como funciona o sistema de produção de hortaliças orgânicas, abordando os seguintes tópicos: bases e princípios da agricultura orgânica; adubação orgânica: como fazer o composto, como adubar, biofertilizante líquido, super magro; adubação verde; rotação de culturas; cultivares adaptadas; produção de mudas; cobertura morta; manejo de ervas; irrigação; controle de pragas e doenças: calda sulfocálcica, calda bordalesa, calda Viçosa; e, normas técnicas e comercialização.

A construção da relação social com o meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27668.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro apresenta diferentes formas de construção das relações dos agricultores com o meio ambiente, a partir da análise de suas práticas produtivas (mobilização de técnicas, organização e gestão dos territórios) e da relação desses agricultores com os recursos naturais. Buscando compreender como os agentes sociais identificam as relações que estabelecem com a natureza, como vêem o risco de que essas relações possam gerar problemas ambientais e como formulam a noção de risco ou de problema ambiental.

Avaliação e contabilização de impactos ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27667.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Os estudos aqui reunidos visam à elaboração de indicadores de sustentabilidade e de um sistema integrado de contabilidade econômica e ambiental. O livro é dividido em quatro partes. A primeira apresenta metodologias de monitoramento e avaliação de impactos ambientais. A segunda traz metodologias de valoração socioeconômica de impactos ambientais. Na terceira parte, apresenta-se um conjunto de métodos para a elaboração de diversos tipos de indicadores de sustentabilidade. Na quarta parte, descrevem-se contribuições sobre contabilidade ambiental.

Pesquisar este blog