Selecione o dia...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atividade econômica do país deve se recuperar ao longo do ano, prevê BC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221752.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central (BC) espera recuperação da atividade econômica ao longo deste ano, segundo o Boletim Regional, divulgado ontem (23/05/12). "Após registrar certa estabilidade no segundo semestre de 2011, a atividade econômica mostrou relativa recuperação no início de 2012, ressaltando-se o dinamismo da atividade varejista, consistente com a evolução dos mercados de crédito e de trabalho", diz o documento.

Exportadora de insetos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221749.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A empresa paulista Bug Agentes Biológicos vende fora do País um dos produtos mais inusitados da pauta de exportações brasileira. A companhia, que consta em ranking mundial como a empresa mais inovadora do Brasil e a 33ª do planeta, exporta ovos esterilizados de insetos. Isso mesmo. A Bug exporta ovos cujos insetos ajudam no controle de pragas de lavouras na Europa, Canadá e Israel. No Brasil, ela comercializa diretamente os insetos, mas para o exterior envia os ovos, que viram parasitoides em laboratórios.

Consolidação e renovação marcam 50 anos da Fapesp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221747.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fapesp completou 50 anos no dia 23 de maio de 2012 aliando a consolidação dos ideais de seus fundadores à frequente renovação de sua atuação. A cerimônia comemorativa será realizada no dia 30 de maio, na Sala São Paulo. Instituída pelo Decreto 40.132, de 23 de maio de 1962, a Fapesp se tornou, em cinco décadas, protagonista do processo que levou a ciência paulista a avançar constantemente, equiparando-se à ciência produzida nos principais centros do mundo.

Trabalhadores comemoram aprovação da PEC do Trabalho Escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221743.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, no dia 22 de maio de 2012, em segundo turno, repercutiu bem entre a maioria dos deputados, dos trabalhadores rurais e dos defensores dos direitos humanos. Para o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), a aprovação da PEC é uma demonstração de que o Parlamento não concorda com o trabalho escravo.

Geógrafo da Unesp produz atlas do trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221745.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Eduardo Paulon Girardi, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente, é um dos geógrafos autores do Atlas do Trabalho Escravo no Brasil. Escrito juntamente com Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello-Théry e Júlio Takahiro Hato, da Universidade de São Paulo (USP), o material caracteriza pela primeira vez a distribuição, os fluxos, as modalidades e os usos do trabalho escravo no país, nas escalas municipal, estadual e regional. Ouça Podcast.

Brasil pode ganhar primeira usina de etanol celulósico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221744.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Reportagem do jornal Financial Times, publicada no Valor Econômico de 14 de maio de 2012, revela que o Brasil pode em breve se tornar um dos primeiros países a entrar na lista dos produtores de etanol celulósico em escala comercial. A joint venture Raízen, parceria entre a Royal Dutch Shell e a Cosan, está com um plano de construir uma usina para produção do combustível com capacidade para 37,8 milhões de litros por ano.

Greve das universidades federais continua, afirma Andes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221751.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois do apelo feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para que os professores das instituições federais de ensino superior suspendam a greve, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) declarou, no fim da tarde de ontem (23/05/12), que a paralisação continua até que o governo apresente uma nova proposta para suas reivindicações.

Abertura comercial gera mais emprego e renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221750.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou ontem (23/05/12), em Paris, durante o fórum anual da entidade, um estudo que mostra que os governos que promovem a abertura de mercados e resistem às tentações do protecionismo, têm mais chances de estimular o crescimento econômico inclusivo e de criar empregos melhores. A pesquisa foi feita por 10 entidades multilaterais que integram a Iniciativa Colaborativa Internacional para o Comércio e o Emprego (Icite, na sigla em inglês).

Agências de fomento de 50 países criam Conselho Global de Pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221748.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Reunidos na sede da Fundação Nacional de Ciência (NSF, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, em Washington, representantes de cerca de 50 países aprovaram a criação do Conselho Global de Pesquisa, com o objetivo de melhorar a colaboração internacional entre as agências de fomento. O Brasil foi representado na cúpula, realizada entre os dias 14 e 15 de maio de 2012, pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o físico Glaucius Oliva.

Concurso para o INPI tem 250 vagas e ganhos iniciais de até R$ 14 mil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221746.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com oferta de 250 oportunidades de níveis Médio e Superior, o concurso para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), com sede no Rio de Janeiro (RJ), está prestes a ser lançado. Do total, serão 70 chances para o cargo de pesquisador, 17 para tecnologista em propriedade industrial, 86 para analista de planejamento, 35 para técnico em propriedade industrial e 34 para técnico de planejamento. A seleção foi autorizada no início do mês de maio de 2012 pela presidente Dilma Rousseff e anunciada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Pesquisar este blog