Selecione o dia...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Desmatamento no Cerrado é duas vezes maior do que na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211733.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No Brasil, desmata-se uma área de 20 mil quilômetros quadrados de Cerrado a cada ano. Isso corresponde ao dobro do que é desmatado na Amazônia. A informação ? antecipada ontem (10/9) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante a abertura da Comissão Legislativa Participativa da Câmara dos Deputados ? será detalhada durante a coletiva destinada a apresentar o primeiro monitoramento do desmatamento do Cerrado brasileiro.

Governo lança plano para frear desmatamento no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211734.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo lançou ontem (10/9) um plano para combate ao desmatamento do Cerrado, que até 2011 pretende frear o ritmo de devastação do bioma, que já perdeu 48,2% da vegetação original ? quase um milhão de quilômetros quadrados (km²). Somente nos últimos seis anos, o desmatamento atingiu 127 mil km² do Cerrado, de acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

MAPA quer abrir novos mercados para carne suína brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211727.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois de as Filipinas comunicarem a abertura das importações de carne suína in natura de Santa Catarina, o governo brasileiro pretende obter sinal verde também da Coreia do Sul e do Japão. A partir do próximo dia 14, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) se reúnem com autoridades sanitárias e importadores das duas nações, com o propósito de verificar o andamento da análise de risco para o produto brasileiro.

Estudo da Embrapa Roraima aponta nova fonte de biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211722.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um estudo desenvolvido pela Embrapa Roraima, revelou o inajá (palmeira oleaginosa nativa da região amazônica), como excelente fonte para produção de biocombustível. Com o objetivo de otimizar o aproveitamento da planta, a Petrobras assinou acordo de parceria com a prefeitura de Mucujaí, para a construção de uma usina para a produção de biodiesel a partir do inajá. O anúncio oficial do empreendimento deve ser feito pelo presidente Lula no dia 14 de setembro, durante visita ao Estado.

Câmara aprova acordo de cooperação financeira com a Alemanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211737.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou ontem (10/9) um acordo de cooperação financeira assinado entre Brasil e Alemanha, em maio de 2008, para facilitar a concessão de crédito a fundo perdido, em favor do Brasil. Uma ds áreas beneficiadas será a de manejo florestal sustentável

BC passa a divulgar lista das ouvidorias de bancos e canais de contato

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211736.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Banco Central (BC) passa a divulgar na internet, desde ontem (10/9), a lista dos ouvidores dos bancos e os canais de contato das ouvidorias com o cidadão. Segundo nota do BC, "a medida tem o objetivo de facilitar a comunicação entre o cidadão e as instituições, principalmente no que diz respeito à solução de eventuais conflitos entre as partes".

Senadora vai pedir abertura de investigação sobre recursos do MST

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211735.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A senadora Kátia Abreu (DEM-MT) informou que vai protocolar a abertura de Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com a senadora, já foram recolhidas 29 assinaturas de senadores e 180 de deputados, o número mínimo é de 171 deputados e 27 senadores.

Plantas Oleaginosas da Amazônia traz informações atualizadas de espécies vegetais com potencial econômico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211731.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Publicado pela primeira vez em 1941, o livro Plantas Oleaginosas da Amazônia recebe nova edição lançada no último dia 27, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A publicação, que ainda subsidia estudos de cultivo, manejo e aplicabilidade industrial das oleaginosas, teve a contribuição de diversos pesquisadores do Museu Goeldi e da Universidade Federal do Pará (UFPA). "Primorosa" foi como Suzana Pesce, neta de Celestino Pesce, autor do livro, definiu a nova edição da obra, que é fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através do Museu Goeldi, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead).

Embrapa leva mais de 500 títulos na Bienal Internacional do Livro do Rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211729.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Entre os dias 10 e 20 de setembro, a Embrapa Informação Tecnológica participa de um dos principais acontecimentos editoriais do Brasil: a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que este ano, em sua décima-quarta edição, vai reunir mais de quatrocentos expositores. O local é o Riocentro, maior pavilhão de eventos da América Latina, localizado na Barra da Tijuca.

Petrobras quer aumentar exportação de etanol para o Japão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211726.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse no último dia 9 que um resultado positivo nos testes que a estatal fará, até o fim do ano, em uma usina termelétrica movida a álcool em Juiz de Fora, Minas Gerais, poderá levar ao aumento das exportações do produto para o Japão.

Brasil e Portugal querem ampliar parcerias nas áreas de software e TI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211725.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Parcerias entre empresas portuguesas e brasileiras das áreas de informática e tecnologia da informação (TI) podem facilitar as exportações do setor do Brasil para a Europa e fortalecer as soluções frente à Índia. A opinião é do diretor da Associação Nacional de Empresas de Tecnologias de Informação e Eletrônica (Anetie) de Portugal, Fernando Fernández, e foi dada durante o Rio Info - 7º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, que está sendo realizado na cidade.

Crédito rural do BB aumentam mais de 100% em julho e agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211723.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As operações de crédito rural do Banco do Brasil (BB) tiveram crescimento de 143% em julho e agosto, em relação ao mesmo período de 2008, com a realização de empréstimos de R$ 6,4 bilhões para a safra 2009/2010, segundo balanço divulgado pela instituição. O BB iniciou as operações ao final da safra anterior, a exemplo do que fez em anos anteriores, devido à diferença de épocas de plantio nas diversas regiões brasileiras.

Ministério da Agricultura lança hotsite do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211719.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Informações sobre crédito agrícola, apoio à comercialização, seguro rural, zoneamento agrícola de risco climático e medidas de infraestrutura estão à disposição dos internautas no hotsite do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010 lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pesquisar este blog