Selecione o dia...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Primeiro fitossanitário para agricultura orgânica recebe registro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219630.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O primeiro registro de produtos fitossanitários para a agricultura orgânica foi assinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) depois de uma análise em conjunto com os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente. Trata-se do Biotesia, uma pequena vespa utilizada para o controle biológico da broca da cana-de-açúcar - praga que prejudica o crescimento e a produtividade da cultura.

Aumenta índice de sobrevivência das pequenas empresas no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219629.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A parcela de micro e pequenas empresas que sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade aumentou no Brasil, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com pesquisa divulgada ontem (20/10/11) pelo órgão, 73,1% das novas pequenas companhias brasileiras mantêm-se abertas depois de dois anos. No levantamento divulgado no ano passado, esse índice era de 71,9%.

Luiz Henrique: projeto troca modelo de punição pelo de incentivo à preservação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219625.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto do novo Código Florestal a ser votado pelo Senado Federal representará uma mudança do atual modelo de comando e controle, com base na fiscalização e na punição, para um modelo de incentivos à preservação ambiental. A afirmação é do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), relator da proposta - PLC 30/2011 - nas comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Agricultura (CRA). Com o novo modelo, ele acredita em amplo consenso em torno da matéria.

Pesquisa avalia que resíduo de pescado pode originar novos produtos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219623.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Ao contrário da cadeia produtiva bovina, que aproveita 100% de sua matéria-prima, a produção de pescado tem um aproveitamento de cerca de 30% a 50%. As vísceras e a cabeça do peixe, que representam de 50% a 70% restantes, são descartados, sendo que é fundamental aproveitá-los para reduzir o impacto ambiental. De acordo com uma pesquisa realizada pela engenheira agrônoma Lia Ferraz de Arruda Sucasas é possível aproveitar esses resíduos para produção de co-produtos, tais como a farinha de pescado, hidrolisados protéicos, silagem ou o óleo de peixe.

Supremo suspende até 15 de dezembro aumento de IPI para carros importados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219628.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu ontem (20/10/11), por unanimidade, o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados até que se completem 90 dias após a edição do decreto que determinou o aumento da alíquota.

Mudança climática pode prejudicar prosperidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219627.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Cerca de 200 companhias de 30 países, líderes em seus setores de atuação, afirmaram que a mudança climática no planeta pode prejudicar a prosperidade econômica no futuro.

Palestrantes minimizam efeitos nocivos de agrotóxicos à saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219626.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes de empresas da área de agrotóxicos e um pesquisador afirmaram ontem (20/10/11) que o uso de agrotóxicos não causa tanto mal à saúde humana. Eles participaram de audiência pública da subcomissão da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências à saúde.

Governo do Paraná propõe a criação da Agência de Defesa Agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219624.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governador Beto Richa assinou no dia 19 de outubro de 2011 a mensagem do governo que propõe a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O texto do anteprojeto foi entregue ontem (20/10/11) para análise da Assembleia Legislativa. "Este foi um dos primeiros compromissos públicos que assumi e que está sendo cumprido. Para o Paraná, uma agência nos moldes que propomos é fundamental para que os nossos produtos agropecuários alcancem os mercados mais exigentes do mundo", afirmou Richa.

Curso capacita na técnica de PCR em tempo real para quantificação gênica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219622.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove no período de 7 a 12 de novembro de 2011 o curso de Capacitação na técnica de PCR em tempo real para quantificação gênica, com o objetivo de capacitar estudantes de pós-graduação, graduação e profissionais das áreas de biologia e agronomia, entre outras.

Eventos exploram redução de perdas, funcionalidade e conveniência em hortifrútis e flores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219621.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O III Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita de Frutas, Hortaliças e Flores (SPC2011) e o VI Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças (EPM2011) irão destacar as principais demandas do setor produtivo e os avanços tecnológicos que permitem garantir a qualidade e a segurança dos alimentos e analisar as tendências do mercado consumidor. Sob coordenação da Embrapa Agroindústria de Alimentos e da Prefeitura de Nova Friburgo, 366 trabalhos serão apresentados.

Pesquisar este blog