Selecione o dia...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aprovado na Câmara, Código Florestal deve provocar polêmica no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218121.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A liderança do governo no Senado Federal terá a difícil tarefa de não deixar pontos passíveis de vetos da presidente Dilma Rousseff no texto final sobre a reforma do Código Florestal. De acordo com o líder Romero Jucá (PMDB-RR), o projeto aprovado na Câmara dos Deputados "é bom", mas deverá sofrer alterações no Senado, especialmente com relação à Emenda 164 para atender aos anseios do governo. "Precisamos construir uma alternativa que não vá a veto e que una toda a base. Provavelmente haverá emenda sobre isso [emenda 164] e outras coisas."

Adubo pré-colombiano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218130.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os arqueólogos costumam debater qual o real significado das manchas de terra preta encontradas em sítios pré-históricos da Amazônia Central, um tipo de solo escuro que se destaca visualmente da monotonia marrom-amarelada característica das áreas de terra firme da região. Para alguns, elas são um indicativo de que grupos indígenas pré-colombianos viveram por centenas ou até uns poucos milhares de anos em sociedades complexas e estruturadas, baseadas na agricultura sedentária e no manejo do ambiente, em meio à floresta.

A nova geografia das lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218127.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Sabe aquela paisagem da lavoura com pés de milho crescendo verdinhos, espigas cheias de grãos, amadurecendo no tempo certo? No meio agrícola brasileiro, principalmente entre estudiosos, acredita-se que no futuro esse tipo de cenário não será mais exclusividade de regiões como Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso ou outro estado de chuva regular. E também no mundo, a lista de terras consideradas boas para cultivo de alimentos e produtos agrícolas como algodão deve ser ampliada, podendo incluir solos secos e arenosos da África.

Aprovação do Código Florestal pela Câmara aumenta pressão sobre Dilma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218124.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após adiamentos, debates acalorados e ataques entre políticos, o texto-base que altera o Código Florestal brasileiro passou pelo primeiro obstáculo. Antes de chegar à presidente Dilma Rousseff, a controversa lei passará pelo Senado Federal, podendo voltar a Câmara dos Deputados.

Prêmio Fundação Bunge 2011 recebe indicações até 30 de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218129.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Termina em 30 de maio de 2011 o prazo para as instituições, centros de pesquisas e universidades indicarem trabalhos nas áreas de oceanografia e defesa sanitária animal e vegetal para a 56ª edição do Prêmio Fundação Bunge. Os premiados serão anunciados em julho.

Últimas vagas para o 43º Curso de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218128.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Se você quiser se tornar um produtor de cogumelos comestíveis, ainda há vagas para o 43º Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, que está sendo oferecido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF), no período de 7 a 11 de junho de 2011. Mas é bom se apressar porque o prazo para inscrição termina no dia 31 de maio.

Organização Mundial de Saúde Animal anuncia extinção da peste bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218126.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou ontem (25/05/11) a erradicação da peste bovina no mundo. A doença era uma das que mais matavam bovinos e várias outras espécies animais. A declaração mundial pelos países-membros da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) deve ser feita em junho.

Governo reforça fiscalização em Mato Grosso, após aumento do desmate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218125.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo decidiu aumentar a ofensiva contra o desmatamento em Mato Grosso, que voltou a registrar avanço das derrubadas em março e abril de 2011. No bimestre, o estado foi responsável por 80% de todo o desmatamento verificado na Amazônia Legal pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Novo Código Florestal muda lei ambiental em vigor desde 1965

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218123.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto de lei do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados, altera a lei ambiental que estava em vigor desde 1965. Algumas das mudanças aprovadas ainda podem ser alteradas durante a votação no Senado Federal, para onde o texto será encaminhado agora, e também vetadas pela presidente Dilma Rousseff. Entre as principais mudanças que podem ocorrer caso o projeto seja transformado em lei, estão definições sobre reserva legal e áreas de preservação permanente (APP).

OMC: medidas protecionistas causarão efeitos devastadores na economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218122.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, alertou ontem (25/05/11) os líderes mundiais que a adoção das medidas protecionistas causa "efeitos devastadores" na economia global. Dirigindo-se aos representantes do G20 ? o grupo dos países mais ricos do mundo -, Lamy pediu que resistam "à tentação". Como exemplos de excessos, ele citou medidas adotadas pela Argentina, Rússia e Ucrânia.

Pesquisar este blog