Selecione o dia...

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Unasul vai tratar de temas globais como segurança alimentar e a alta dos alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101007.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no último dia 23 estar de ?alma lavada? ao encerrar a entrevista coletiva em que falou sobre a criação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) ao lado dos presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Chile, Michelle Bachelet. ?Estou de alma lavada. Parecia impossível há quatro anos nós três estarmos sentados numa mesma mesa comunicando que finalmente demos um passo importante em benefício dessa grande nação sul-americana?, afirmou.

Pacto contra trabalho escravo comemora três anos libertando mais de 21 mil trabalhadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101008.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Passados três anos da criação do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, mais de 21 mil pessoas foram libertadas de condição análoga à escravidão e o país é considerado referência mundial pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No entanto, segundo o assessor da Secretaria Especial de Direitos Humanos, José Guerra, a luta contra o problema ainda está longe do fim. Para ele, isso acontece porque o trabalho escravo passou a ser velado com o passar dos anos.

ABNT publica primeira norma técnica para setor apícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100988.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A primeira norma técnica para o setor de apicultura foi publicada no dia 19 de maio. Elaborada pela Comissão de Estudo Especial Temporária da Cadeia Apícola, a norma trata do Sistema de Produção no Campo. Essa é uma grande conquista para o setor que sofreu recentemente com o embargo europeu aos produtos brasileiros.

Catálogo online permite escolher produtos sustentáveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100987.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O consumidor consciente, seja ele um indivíduo ou um comprador governamental ou corporativo, precisa acima de tudo de informação. O Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVCes), é uma ferramenta para que esse consumidor conheça produtos socialmente e ambientalmente responsáveis disponíveis no mercado.

Embrapa participa do 2° Brasil Tecnológico na África do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101017.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Embrapa Transferência de Tecnologia, participa da segunda edição do Seminário ?Brasil Tecnológico ? África do Sul?. O evento é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e será realizado de 26 a 29 de maio, em Johannesburgo.

Rede Restaura Jeans lança sacola retornável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101015.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Gestos simples que, quando somados, promovem um benefício incalculável à humanidade. É com este pensamento que a Restaura Jeans, rede com 211 lojas, acaba de lançar sua sacola retornável. A sacola é feita em algodão cru, um tecido que não passa por processos como alvejamento, acabamento ou tingimento. Sendo assim, requer poucos recursos hídricos, químicos e energia em sua produção.

Embrapa e Ajap promovem seminários sobre agronegócio para jornalistas e estudantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101010.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por intermédio de suas unidades de pesquisa no Paraná (Embrapa Soja, Londrina; Embrapa Florestas, Colombo) e a Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná (Ajap) dão início amanhã, dia 27 de maio, ao módulo de pecuária de corte e de leite, dos Seminários Itinerantes sobre Comunicação e Agronegócio (Secoagro), dirigidos a profissionais e estudantes de jornalismo do Paraná.



O Secoagro irá realizar, gratuitamente, 20 seminários, nos próximos dois anos, em regiões pólo que concentram a produção jornalística e as faculdades de comunicação do Paraná, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Guarapuava. A programação, por região, está disponível no site do Secoagro.

Comissão da Câmara aprova fim de contingenciamento na defesa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101009.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 139/07, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) para vedar o contingenciamento dos recursos orçamentários destinados a projetos e atividades de defesa agropecuária.

Seminário aborda endividamento agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100998.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As dívidas rurais serão tema de seminários sobre Direito Rural em Campo Grande e Dourados marcados para ocorrer, respectivamente, dia 31 de maio e 7 de junho. O advogado, especialista em contratos de Execução e Revisão Judicial, Carlos Alberto Pereira, vai divulgar estratégias jurídicas e processuais eficientes na defesa de produtores rurais, penalizados com a execução judicial de contratos rurais. Pereira defende hoje produtores rurais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e também estados da região Nordeste.

Embrapa irá disponibilizar na internet sistema de informações de solos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100996.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de possibilitar o armazenamento, manipulação e disponibilização das informações sobre os solos brasileiros, a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), investem no desenvolvimento de um Sistema de Informações de Solos.

Fazenda Orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28172.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As buscas pela saúde e qualidade de vida fizeram dos produtos orgânicos os mais procurados e valorizados pelo mercado. Tornar-se um produtor de alimentos orgânicos, nos dias atuais, é sinônimo de sucesso. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos "Como Tornar sua Fazenda Orgânica" aborda: fundamentos da agricultura orgânica; normas de produção; conversão para o sistema orgânico; produção vegetal; horticultura e fruticultura; criação animal; bem-estar animal, manejo alimentar e sanitário; sustentação da Empresa Malunga; aspectos social, ambiental e econômico; e, preços e comercialização.

Farmácia Viva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28171.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A farmácia viva é um conjunto de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento de doenças e sintomas mais comuns e de menor gravidade, como gripes, resfriados, problemas estomacais e dor de cabeça. Para que estejam sempre disponíveis, quando necessário, essas plantas podem ser cultivadas em casa, nas escolas e nas empresas. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, destina-se a empresas, escolas e famílias interessadas no uso de plantas medicinais e na implantação de uma farmácia viva. Ele aborda os seguintes assuntos: espécies mais indicadas para compor uma farmácia viva; técnicas básicas para produção das mudas e cultivo dessas plantas; colheita e secagem; preparo e utilização das plantas na forma de chás, suco, sumo, salada, tintura, xarope, vinho, óleo, pó, compressa, cataplasma, pomada, bala, cristais de gengibre, travesseiro e banho; cuidados e dosagens corretas.

Homeopatia no manejo sanitário animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27722.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] A homeopatia diminui custos de produção, é ecologicamente correta e confere sustentabilidade aos sistemas de produção. Por isso, tem sido adotada por produtores que desejam produzir de forma orgânica, e até mesmo por aqueles que querem apenas economizar em despesas com medicamentos, ou consideram que a homeopatia é mais eficiente no controle das doenças dos animais.

Aspectos Socioeconômicos e Agronômicos da Mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27721.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Brasil é o segundo maior produtor de mandioca do mundo, sendo um produto de elevadíssima importância socioeconômica, tanto na alimentação humana como animal. Este livro faz uma ampla abordagem iniciando pela cadeia agroindustrial e tratando dos aspectos socioeconômicos e de mercado, crescimento da demanda, envolvendo o produto e o seu cultivo.

Pesquisar este blog