Selecione o dia...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Na Senado, Stephanes nega criação de estatal para cuidar de fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213746.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, informou ontem (23/3), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, que o governo vai criar um órgão para cuidar de fertilizantes no país. Segundo o ministro, esse órgão governamental será responsável exclusivamente pelo gerenciamento e pelas definições administrativas e políticas do setor, não podendo, portanto, ser chamado de estatal.

Carne bovina: Chile habilita nove frigoríficos a exportar carne bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213745.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Comunicado do governo do Chile informa que nove frigoríficos brasileiros estão habilitados a exportar carne bovina in natura para aquele País. O documento enviado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol) chileno, é resultado da última visita de técnicos do País sul-americano aos estados de Tocantins e Mato Grosso do Sul, em novembro do ano passado.

Estímulo ao agronegócio do café rende prêmio ao prefeito de Poços de Caldas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213740.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Muitos agricultores de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, estavam abandonando a atividade cafeeira e investindo em outras culturas, como a plantação de eucalipto. O baixo preço do café desanimava os agricultores e alguns migraram para a cidade em busca de trabalho e renda.

Polo do Leite lança Sistema Mineiro de Certificação de Qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213737.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi assinado ontem (23/3) no 11º Congresso Pan-Americano do Leite, um acordo de cooperação técnica entre o Governo de Minas e a empresa certificadora alemã TÜV Rheinland. O objetivo do acordo é a conjugação de esforços e a realização de ações para o treinamento, fornecimento de certificação, avaliação de fornecedores e desenvolvimento de selo para o setor lácteo, impactando negócios e o desenvolvimento sustentável, em atendimento aos objetivos do programa Polo de Excelência de Leite e Derivados, do Governo de Minas.

É grave a situação dos índios Guarani-Kaiowás, alerta Marina Silva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213747.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A senadora Marina Silva (PV-AC) voltou a cobrar do governo federal ontem (23/3) solução para os problemas enfrentados pelos índios Guarani-Kaiovás em Mato Grosso do Sul. Segundo ela, o avanço do plantio de soja e de cana-de-açúcar, associado ao crescimento da pecuária, vem provocando a expulsão dos índios de terras que ocupam há décadas, inclusive de forma violenta.

Material genético animal: mais de dois mil estabelecimentos produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213744.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Atualmente, 2.267 estabelecimentos que produzem, comercializam ou prestam serviços na área de material genético animal estão cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No Brasil, todas as atividades envolvendo manipulação de sêmen bovino, suíno, de búfalo, cabra e ovelha (sêmen e embriões), avícola (ovos férteis) e sericícola (ovos e larvas de bicho-da-seda) são supervisionadas pelo ministério. Também é obrigatório o cadastramento dos animais reprodutores, doadores de sêmen para melhoramento genético dos rebanhos.

Cafeicultores paranaenses se organizam para obter certificação internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213741.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois de conquistar, em 2009, o código de conduta 4C - Código Comum para a Comunidade Cafeeira, um grupo de 20 cafeicultores paranaenses da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) está se organizando para obter a UTZ Certified, um dos principais programas de certificação do café no mercado internacional. Existente desde 1997, a certificação foi instituída por produtores de café da Guatemala e pela torrefadora europeia Ahold Coffee Company.

Apex promove rodadas de negócios no Brasil Trade Oriente Médio em Dubai

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213739.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoverá em Dubai, entre os dias 9 e 11 de maio, o Brasil Trade Oriente Médio, evento de rodadas de negócios que reunirá até 30 tradings e empresas comerciais exportadoras, representando mais de cem empresas brasileiras de diferentes segmentos.

Missão ao Líbano, Egito e Irã busca diversificar exportações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213738.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um grupo de 70 empresas de pequeno e médio portes deve participar da próxima missão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) ao Líbano, Egito e Irã, no mês de abril. De acordo com Mauro Couto, assessor especial do ministro da pasta, Miguel Jorge, a intenção do ministério, com a viagem, é justamente desconcentrar as exportações e diversificar a pauta de produtos.

Produtores rurais participam de evento de experiências inovadoras no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213736.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Começou no último dia 22, no Centro de Convenções em Brasília, a segunda edição do Salão Nacional dos Territórios Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o encontro e a troca de experiências de pequenos produtores rurais.

Justiça derruba liminar que liberava caminhões apreendidos pelo Ibama

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213735.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou uma liminar que liberava caminhões apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante fiscalização de transporte ilegal de madeira no Pará.

Pesquisar este blog