Selecione o dia...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Universidade da Integração Latino-Americana oferece 300 vagas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214691.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições para ingressar na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Localizada em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira da Argentina, do Brasil e Paraguai, a universidade oferece 150 vagas para alunos brasileiros e outras 150 para alunos do Paraguai, Uruguai e da Argentina.

Produtores de farinha transformam unidades em agroindústrias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214690.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agricultores que aprimoraram o sistema de produção da farinha, promoveram melhorias e ampliaram as condições de sustentabilidade do setor no Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e Sergipe. Esse é o perfil de quatro agricultores convidados pelo Sebrae para participar do Brasil Rural Contemporâneo ? VII Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que terminou ontem (20/06/10), em Brasília (DF). O evento é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e conta com apoio do Sebrae.

Armazéns serão certificados para evitar perdas na produção e melhorar qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214688.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Até o fim de 2013, cerca de 14 mil armazéns devem estar incluídos no Sistema de Certificação das Unidades Armazenadoras, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). "O objetivo é evitar perdas na produção, melhorar a qualidade e quantidade dos grãos e capacitar os profissionais que atuam no setor". A explicação é do coordenador da Comissão Técnica Consultiva do Sistema e engenheiro agrônomo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Pedro Beskow, que abordou o assunto, no dia 16 de junho de 2010, na 17ª reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística, em Brasília (DF).

Em tempo de Copa do Mundo, a abóbora Brasileirinha mostra as cores do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214686.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Desde 2006, ano do seu lançamento, ela vem sendo uma das principais atrações nos estandes da Embrapa em exposições realizadas por esse Brasil afora. A quinta edição da Exposição de Tecnologia Agropecuária ? Ciência para a Vida, realizada em abril daquele ano, foi o cenário de estréia da abóbora Brasileirinha, cultivar que apresenta a casca dividida em duas cores: verde e amarela.

Agricultores devem ser remunerados por ações sustentáveis, diz ANA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214693.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O gerente de uso sustentável da água e do solo da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir dos Santos, destacou no dia 18 de junho de 2010 a importância de remunerar os produtores rurais que preservem nascentes e florestas. Segundo ele, os custos da implantação de práticas e manejos sustentáveis não podem ficar restritos ao agricultor, uma vez que os benefícios dessas ações ultrapassam as fronteiras das propriedades.

Empresas devem começar a emitir nota fiscal eletrônica até o final de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214692.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Até o final de 2010, 1 milhão de empresas precisam começar a emitir a nota fiscal eletrônica nas transações entre si e para a obtenção de créditos no Fisco. Desde o início do programa, em abril de 2008, mais de 191 mil empresas aderiram ao sistema, e emitiram mais de 1 bilhão de documentos de transações, que somam R$ 32,5 trilhões.

Sebrae/SC e Paradigma organizam canal de negócios via internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214689.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Sebrae de Santa Catarina e a Paradigma, especializada em soluções de negociações eletrônicas, lançaram um portal para que pequenas e microempresas tenham acesso a negócios com grandes empresas, entidades públicas e outras organizações que utilizam a internet para realizarem processos de compras eletrônicas.

Comissão do Senado discute crise do Cacau no Pará e no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214687.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os problemas do setor cacaueiro nos estados do Pará e do Espírito Santo serão tema de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, amanhã (22/06/10). O requerimento, dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Gerson Camata (PMDB-ES), também contempla a evolução das ações e resultados do chamado "PAC do Cacau".

Extrato de timbó e óleo de nim: eficientes piolhicidas para galinhas caipiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214685.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A presença de piolhos em galinhas coloniais, as populares galinhas caipiras, é muito comum nas criações. Especialmente quando as aves são criadas de forma semiextensiva, quando ficam soltas ao longo do dia e são presas em galpões no período da noite. Como resultado, os animais podem adoecer. Os parasitas causam anemia, emagrecimento dos animais e, consequentemente, a diminuição da produção de carne e ovos. O pesquisador Paulo Sérgio de Matos, da Embrapa Roraima, testou três produtos naturais para avaliar o funcionamento deles como piolhicidas.

Projeto Aquabrasil apresenta pesquisas para melhorar sustentabilidade na produção de tambaqui

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214667.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Informações geradas pelas pesquisas do projeto Aquabrasil para o tambaqui foram apresentadas e discutidas no Workshop Produção de Tambaqui, que contou com um público de mais de 150 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e produtores interessados nessa espécie que ocupa o primeiro lugar entre os peixes cultivados na Amazônia e o terceiro em todo o Brasil.

Pesquisar este blog