Selecione o dia...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Instituto Mineiro de Agropecuária recebe acreditação de certificador de produto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212813.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por meio da Gerência de Certificação, alcançou a condição de Organismo Certificador de Produto (OCP), com chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A conquista ocorreu no início de mês de dezembro e representa o reconhecimento da competência técnica da Instituição para certificar cachaças industriais e artesanais.

Sebrae vai capacitar produtores na comercialização de seus produtos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212810.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 2010, Unidade de Agronegócios do Sebrae (Uagro) vai investir em capacitações direcionadas a orientar empresários e produtores sobre como colocar sua produção nas prateleiras do mercado local, nacional e internacional.

Comissão do Senado aprova integração entre lavoura, pecuária e floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212807.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal aprovou no último dia 8 o texto substitutivo ao PLC 78/08, que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O texto é do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que rejeitou o PLS 260/07, que tramitava conjuntamente. A proposta tem como objetivo inserir a pecuária brasileira como atividade afinada com as preocupações ecológicas atuais.

Olho no rótulo dos alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212714.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Os consumidores estão mais atentos a rotulagem dos alimentos. O hábito de olhar o preço continua sendo o primeiro, porém a atenção para data de validade tem se tornado cada vez mais utilizada para a decisão de compra. É imprescindível que o consumidor observe a data de validade, pois um produto vencido pode trazer risco à saúde ou, no mínimo, ter suas propriedades alteradas tendo impactos na sua qualidade nutricional e composição.

FAO e Brasil vão monitorar alterações do clima nos países em desenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212814.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Parceria entre a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), estabelece as bases para o maior estímulo de controle do impacto das mudanças climáticas nos países em desenvolvimento.

Comissão da Agricultura aprova seguro para produtor prejudicado por enchente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212812.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 9 o Projeto de Lei 4473/08, do ex-deputado Ronaldo Leite, que concede seguro-desemprego aos produtores rurais cujas terras são inundadas por enchentes sazonais. Pela proposta, eles receberão um salário mínimo por mês durante o período de enchentes, e o benefício será pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Exportações de couros somam US$ 1 bilhão até o mês de novembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212811.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras de couros movimentaram US$ 1,028 bilhão no acumulado dos onze meses de 2009, segundo dados elaborados pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com base no balanço da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Umbu transforma região de Canudos e conquista europeus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212800.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Guerra de Canudos imortalizou Antônio Conselheiro e o semi-árido baiano. Agora, um grupo de mulheres corajosas está ajudando a região de Canudos a ser conhecida no Brasil e no exterior por sua produção de frutas processadas. Elas enfrentaram o preconceito dos maridos e saíram detrás dos fogões para as cozinhas industriais.

Atuação regional em aquicultura na Embrapa Amazônia Ocidental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212716.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A equipe de aquicultura da Embrapa Amazônia Ocidental tem atuado no desenvolvimento sustentável da piscicultura continental de água doce nos arredores da cidade de Manaus, principal mercado consumidor do tambaqui cultivado do Brasil. Segundo informações da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), estima-se que somente para a cidade de Manaus a demanda por tambaqui seja da ordem de 20 mil toneladas. Atualmente a produção amazonense está na ordem das 10 mil toneladas, sendo o principal pólo produtor as propriedades localizadas no município de Rio Preto da Eva, distante cerca de 100 km da capital amazonense. Empreendimentos comerciais para produção de tambaqui estão também presentes na região dos municípios de Iranduba e Manacapuru, também distantes cerca de 100km de Manaus, mas em direção contrária a Rio Preto da Eva, tendo o Rio Negro como referência. Tambaqui cultivado tem chegado à cidade de Manaus também pela importação de outros estados como Rondônia, Roraima e Acre.

Embrapa realiza pesquisas com mamão no Amazonas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212715.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Atenta à sua missão de Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura na Amazônia, em benefício da sociedade, a Embrapa Amazônia Ocidental incluiu em seu IV Plano Diretor, com período de vigência 2008 ? 2011, uma série de objetivos estratégicos, de médio e longo prazo, dentre os quais, destacam-se as contribuições da Unidade na formulação de Projetos de Pesquisa com foco em Fruticultura. A fruticultura é uma das principais atividades socioeconômicas da agricultura, por se constituir em uma excelente opção para os produtores rurais, promovendo, além da valorização das terras, uma redução do fluxo migratório rural-urbano, pelo aumento da geração de empregos e renda no campo.

Pesquisar este blog