Selecione o dia...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Brasil teve 2º maior aumento de cultivo de transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99943.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O cultivo de alimentos transgênicos aumentou em 30% no Brasil entre 2006 e 2007, um índice superado apenas pela Índia (63%), segundo um relatório do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações de Agro-biotecnologia (International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications - ISAAA) divulgado nesta semana. A área cultivada aumentou em 3,5 milhões de hectares, o maior aumento absoluto em todo o mundo.

Faturamento de cooperativas cresceu mais que o PIB em 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99941.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As cooperativas cresceram mais que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nos últimos anos. Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o faturamento do setor em 2007 foi 6,15% maior que 2006, enquanto o PIB cresceu 5,3%. Só em exportações, as vendas atingiram US$ 3,3 bilhões ? 16,5% a mais que no ano anterior.

Pesquisadores da Embrapa discutem o Projeto de Lei de Acesso a Recursos Genéticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99938.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Amanhã, 15, às 9h pesquisadores das unidades da Embrapa ? Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária situadas no Distrito Federal e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se reúnem para discutir o Projeto de Lei (PL) de Acesso a Recursos Genéticos que dispõe, entre outros assuntos, sobre a coleta de material biológico, o acesso a recursos genéticos e a seus derivados e o acesso e proteção aos conhecimentos tradicionais associados.

Lei da Rotulagem de Alimentos começa a produzir efeitos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99927.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A rotulagem de alimentos que têm na matéria-prima algum componente transgênico - o T maiúsculo no meio de um triângulo amarelo - começa a ser vista com mais freqüência nos supermercados. A Lei da Rotulagem atende ao direito do consumidor de ser informado sobre o que leva para casa. Ao lado de embalagens de um mesmo produto e de uma mesma marca, coexistem lotes com e sem a marca de transgênicos.

Marina diz que produtores rurais em situação legal na Amazônia não precisam temer decreto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99944.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse ontem (14) que os empresários do agronegócio na Amazônia que estão em situação regular não precisam se preocupar com o decreto presidencial que restringe o crédito de bancos oficiais aos municípios que mais desmatam. De acordo com a ministra, o decreto reafirma a presença do Estado na Amazônia.

Brasil é referência mundial em plantio direto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99939.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pioneirismo dos brasileiros no sistema plantio direto é referência para a agricultura mundial. Em 2007, a Embrapa Trigo (Passo Fundo - RS) recebeu mais de 130 visitantes estrangeiros interessados em conhecer a técnica capaz de gerar importantes impactos ambientais e econômicos na produção de grãos.

Brasileira Cutrale fará etanol a partir da laranja nos EUA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28971.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A brasileira Cutrale, maior produtora de suco de laranja do mundo, vai produzir etanol a partir de restos do processamento da fruta em uma usina-piloto em Auburndale, na Flórida, o maior Estado produtor da fruta nos Estados Unidos. Segundo o site G1, o projeto é uma parceria entre a Cutrale Citrus Juices USA - braço americano da companhia - e a Southeast Biofuels LCC, subsidiária da Xethanol.

Colheita Mecanizada de Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27972.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A colheita mecanizada do café reduz a mão-de-obra diminuindo os custos de produção, torna a colheita mais rápida, liberando a lavoura mais cedo para nova florada e possibilita um produto de melhor qualidade. Nesse curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: etapas da colheita de café; vantagens e restrições do uso de máquinas; máquinas para arruação; máquinas para derriça (portátil e tratorizada); máquinas para varrição; máquinas para recolhimento; máquinas para abanação; colhedoras combinadas de arrasto; colhedoras combinadas automotrizes; e, como selecionar as máquinas.

Cogumelo - Shimeji e Hiratake

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27971.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O mercado desses dois cogumelos já está estabelecido e vem crescendo, cada vez mais, no Brasil, e em vários outros países. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, mostra o moderno sistema de produção de Hiratake em estufas e do Shimeji em câmaras climatizadas, tornando-se um referencial para os diferentes produtores existentes no Brasil. São abordados os seguintes assuntos: cultivo do Hiratake; compostagem; fasteurização; inoculação; incubação e colheita; processamento; cultivo do Shimeji; produção do substrato; inoculação e incubação; frutificação e colheita; e, controle de pragas e doenças.

500 Perguntas - 500 Respostas: Mamão - 1ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27520.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Oferece aos produtores e profissionais da área respostas claras e simples, com informações atualizadas sobre tecnologias desenvolvidas pela pesquisa para a cultura do mamoeiro. Abrange desde o preparo do solo até a comercialização do produto, com destaque para os trabalhos de melhoramento genético, manejo do solo, controle integrado de pragas, doenças e de plantas invasoras e alternativas de agregação de valor ao produto por meio do manejo pós-colheita e do processamento da fruta.

Frutas do Brasil - Ameixa Fitossanidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27519.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O manual reúne informações sobre manejo fitossanitário da ameixeira para que os produtores possam controlar as pragas e doenças que atacam a cultura. Apresenta os principais vírus, nematóides e pragas que provocam danos na planta e frutas, como mosca-das-frutas e nematóide-das-galhas. Traz, ainda, um capítulo dedicado ao manejo preventivo de doenças causadas por fungos e bactérias. Embrapa Clima Temperado.

Pesquisar este blog