Selecione o dia...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Clima afeta produção de grãos que pode ficar em 157 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220695.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra nacional de grãos do período 2011/12 deve ficar em 157 milhões de toneladas, com uma redução de 3,5% ou 5,770 milhões de toneladas a menos, se comparada ao período anterior, quando chegou a 162,958 milhões de toneladas. Os números são do quinto levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e anunciado ontem (09/02/12), em Brasília (DF).

Rede social permite tradução on line para quase 40 idiomas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220702.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Imagine uma pessoa se comunicar em português pela internet, em um chat, e ter seu texto traduzido em tempo real para um interlocutor chinês. Isso é possível graças ao ibabel - ibabel.me -, ferramenta desenvolvida por Sandro Rosa, de São Paulo. Ele é um dos criadores de startups - ideias inovadoras com potencial de mercado - que mostram seu trabalho na Campus Party, evento dedicado ao mundo digital. A programação segue até o dia 12 de fevereiro de 2012, no Anhembi, em São Paulo.

CMN prorroga parcela que bancos são obrigados a destinar ao crédito rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220700.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os bancos serão obrigados a destinar 28% da média dos depósitos à vista para operações de crédito rural até junho de 2013. Em reunião extraordinária, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a manutenção do percentual por mais um ano agrícola. De acordo com o Banco Central, a medida tem como objetivo assegurar recursos financeiros para a safra atual e as próximas.

"A internet tem que ser mantida como um lugar comum, um lugar de produção e distribuição do comum"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220698.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os projetos de lei estadunidenses Proteção da Propriedade Intelectual (PIPA) e Parar a Pirataria Online (SOPA), que foram alvo de protestos na internet, querem "criar um tipo de legislação que ultrapasse a própria fronteira do universo norte-americano" e têm interesses "localizados e pontuais dos grandes cartéis da indústria de massa", avalia Henrique Antoun, em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail.

Embrapa testa tecnologias de produção de sorgo sacarino em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220703.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma alternativa complementar à cana-de-açúcar na produção de etanol. Assim é visto o sorgo sacarino, uma variedade de sorgo que retém açúcares em seus colmos e que pode ser utilizado em usinas durante a entressafra da cana. Apesar de seu grande potencial, a cultura ainda é pouco utilizada no país.

Governo subsidiará milho para ração em regiões afetadas pela estiagem no Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220701.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo deve publicar até o final do mês de fevereiro de 2012 uma portaria interministerial de apoio à compra de milho a preço subsidiado por pequenos produtores de aves, suínos e gado leiteiro do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, estados mais atingidos pela seca prolongada no sul do país. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Caio Rocha, o preço de mercado do produto está em R$ 30 por saca de 60 quilos, mas será oferecido a cerca de R$ 20 para que os produtores prejudicados pela estiagem possam alimentar sua criação.

Organização das Nações Unidas premia brasileiros como Heróis da Floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220699.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ativista brasileiro Paulo Adario, defensor do meio ambiente, está entre os cinco ganhadores do Prêmio Heróis da Floresta, entregue no dia 9 de fevereiro de 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos. A cerimônia também dez homenagem póstuma ao casal de extrativistas José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo. A condecoração é um reconhecimento a pessoas de todo o mundo que contribuíram de forma relevante para proteger as florestas e as comunidades que nelas vivem. A celebração marca o encerramento do Ano Internacional das Florestas.

MDA e Embrapa articulam inclusão produtiva no Semiárido nordestino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220697.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, reuniu-se no dia 7 de fevereiro de 2012 com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, e com o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues, para discutir formas de a Embrapa contribuir para a inclusão produtiva de agricultores familiares do país, em especial no Semiárido nordestino. A parceria com a empresa pode abrir novas possibilidades para a inclusão produtiva, segurança alimentar e melhoria da renda de agricultores familiares nordestinos.

Inscrições abertas para o 2º Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220696.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 2º Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens será realizado pela Associação Internacional de Ecologia de Paisagens do Brasil (IALE-BR), entre os dias 10 e 12 de setembro de 2012, em Salvador (BA). O tema geral do evento é Ecologia de paisagens e sustentabilidade: conectando a teoria à prática da conservação. As propostas para simpósios e mesas-redondas poderão ser apresentadas até o dia 1º de abril. As inscrições com desconto poderão ser feitas até o dia 6 de agosto.

MMA divulga dados do monitoramento do desmatamento de três biomas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220694.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em continuidade à série do Projeto de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite (PMDBBS), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou ontem (09/02/12), dados do desmatamento dos biomas Mata Atlântica, Pampa e Pantanal referentes ao período 2008-2009, cujos números mostram queda no ritmo do corte da vegetação no período. O estudo, que quantifica desmatamentos de áreas nativas, começou a operar em 2008 pelo Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), utilizando o ano de 2002 como referência com imagens do satélite Landsat.

Pesquisar este blog