Selecione o dia...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Senadora Kátia Abreu quer ação policial contra Abril Vermelho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213983.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, protocolou ontem (13/04/10), no Ministério da Justiça (MJ), um documento destinado ao ministro Luiz Paulo Barreto pedindo ações duras para reprimir as ações organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como atividades do Abril Vermelho. Entre as ações está o uso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) para identificar e reprimir as ocupações antes que elas aconteçam.

Adulteração de fórmula de agrotóxicos preocupa senadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213982.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Preocupados com prejuízos aos agricultores em decorrência de alterações irregulares de componentes utilizados na fabricação de agrotóxicos, os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovaram, em reunião realizada ontem (13/04/10), requerimento do senador Osmar Dias (PDT-PR) para realização de audiência pública sobre o assunto. Conforme alertou o senador, há empresas produtoras desses insumos agrícolas que alteram as fórmulas dos produtos sem autorização da Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa).

Brasil pode triplicar exportação de ovos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213972.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) pretende passar a promover também as exportações de ovos. O tema foi discutido no dia 8 de abril de 2010 pela entidade com empresas do ramo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O mundo árabe é hoje o principal mercado para os ovos brasileiros no exterior.

Serviço dará informações ao consumidor sobre alimentos na hora da compra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213971.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O consumidor brasileiro conta a partir do mês de abril de 2010 com um novo instrumento para verificar a qualidade e segurança dos alimentos na hora da compra: o serviço Além do Rótulo. Resultado de uma parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Pão de Açúcar e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o serviço já está disponível para consulta pública no Hipermercado Extra, localizado na Asa Norte, em Brasília (DF).

CNA propõe a criação do Plano Nacional de Combate às Invasões de Terras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213985.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, protocolou ontem (13/04/10), no Ministério da Justiça (MJ), um documento solicitando apoio do governo federal contra as ações do Abril Vermelho, executadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em todo o País e retomadas no último dia 11.

Delegações estrangeiras e nacionais denunciam Vale

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213984.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Delegações do Chile, de Moçambique, do Canadá, da Argentina e de vários países onde a mineradora Vale mantém atividades estão reunidas para denunciar crimes ambientais e violação de direitos trabalhistas pela empresa. Eles participam do 1º Encontro Mundial de Afetados pela Vale. De acordo com o secretário nacional executivo da organização não governamental Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), Dirceu Travesso, amanhã(15/04/10) será divulgado um documento, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com propostas para a continuidade da luta contra as agressões cometidas pela Vale, na esfera ambiental e social.

Ministério seleciona projetos de apoio à agroindustrialização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213977.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) abriu no dia 12 de abril de 2010, a Chamada para Projetos de Agroindústria. O objetivo é selecionar projetos de custeio e investimento para ações de fomento à diversificação econômica e agregação de valor na agricultura familiar, para a inclusão do agricultor familiar no processo de agroindustrialização da sua produção.

UFMG, UFOPA e Incra abrem concursos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213976.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] As universidades federais de Minas Gerais e Oeste do Paraná, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicaram editais para preenchimentos de vagas para cargos de professores, engenheiros agrônomos, analistas e técnicos. Confira a seguir.

Indea/MT abre inscrições para curso aos médicos veterinários para atender leilões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213975.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) realiza no dia 30 de abril de 2010, das 8 as 18 horas, em Cuiabá (MT), o treinamento para credenciamento de médicos veterinários autônomos e da iniciativa privada para atender leilões no Estado de Mato Grosso, de acordo com o estabelecido na Instrução Normativa Conjunta Seder/Indea 004/2009. O curso acontecerá no Centro de Treinamentos do Indea/MT e serão oferecidas somente aulas teóricas.

"Bonal é modelo para o país", diz presidente nacional do Incra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213973.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, conheceu no Acre o projeto de assentamento mais ecológico do país: o Projeto de Desenvolvimento Bonal, localizado na BR 364. O Bonal tem dez mil hectares de área, sendo que apenas 186 são desmatados. O projeto produz por mês 20 toneladas de palmito e 4 toneladas de látex, além de 3 toneladas de castanha por safra.

Pesquisar este blog