Selecione o dia...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Reitores querem impulsionar pós-graduação nas universidades federais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210807.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os reitores das universidades federais querem impulsionar a pós-graduação e o desenvolvimento científico no país, especialmente em regiões como o Norte e o Nordeste. Em parceria com os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), está em elaboração um projeto para reestruturar os programas de mestrado e doutorado nas instituições federais. A ideia é lançar o Programa de Apoio a Pós-Graduação (PAPG) ainda em 2009.

Pesquisador defende benefícios do desmatamento e irrita ambientalistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210806.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em uma apresentação que causou polêmica, o pesquisador e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Eustáquio Reis, defendeu no último dia 20 os benefícios do desmatamento e incomodou ambientalistas que formavam a plateia de debates do fórum sobre meio ambiente, realizado paralelamente às atividades culturais do 11º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

Governo anuncia Plano Agrícola e Pecuário no valor de R$ 107,5 bilhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210813.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o secretário de Política Agrícola, Edílson Guimarães, confirmaram ontem (20/6), em Londrina (PR), que o governo federal destinará R$ 107,5 bilhões ao setor por meio do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2009-2010. O objetivo é garantir renda ao produtor e estimular o crescimento sustentável.

Made in China: porque a pirataria ganhou o mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210811.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O sucesso das marcas famosas é um dos principais combustíveis da pirataria. A popularidade dos produtos "made in China" se vale do desejo que as marcas de luxo despertam nos consumidores. Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), Gustavo Lins Ribeiro, apresentou pesquisa em que detalha como a pirataria se beneficia do alto custo da economia formal.

Publicado zoneamento agrícola para arroz irrigado e milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210812.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As portarias que autorizam o zoneamento agrícola para as culturas de arroz irrigado, em Santa Catarina, e milho, no Rio Grande do Sul, foram publicadas, na edição do último dia 19, no Diário Oficial da União (DOU).

Comissão aprova uso de semente modificada para se tornar estéril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210809.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 17 proposta que libera, em determinadas situações, o plantio, a comercialização e a pesquisa de sementes geneticamente modificadas para serem estéreis. A medida está no substitutivo ao Projeto de Lei 268/07, do deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR).

10º Encontro de Plantio Direto no Cerrado começa dia 24

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210788.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Acontece no período de 24 a 26 de junho, o 10º Encontro de Plantio Direto no Cerrado, no Salão de Eventos da Unigran, em Dourados (MS). A finalidade do evento é qualificar produtores rurais, técnicos e outras pessoas envolvidas com o plantio direto no cerrado brasileiro para difundir tecnologias relacionadas à produção agrícola. Clique aqui para fazer a inscrição no evento.

Universidade Federal de Roraima oferece Mestrado em Recursos Naturais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210791.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT) comunica que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo destinado ao ingresso de candidatos ao Curso de Mestrado em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para o ano de 2009.

Casos de gripe suína confirmados no Brasil chegam a 180

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210805.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Saúde informou que chega a 180 o número de pessoas infectadas pelo vírus da influenza A (H1N1) - gripe suína no país. De acordo com boletim do ministério, divulgado no último dia 20 à tarde, foram confirmados 49 novos casos - 25 em São Paulo, 11 no Rio de Janeiro, sete no Distrito Federal, dois no Paraná, dois no Rio Grande do Sul, um na Bahia e um em Minas Gerais (1). Todos os pacientes passam bem.

TCU vai investigar empréstimos do BNDES a frigoríficos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210808.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados decidiu no último dia 17 determinar ao Tribunal de Contas da União (TCU) investigação sobre empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para frigoríficos.

MEC reconhece 266 novos cursos de mestrado e doutorado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210804.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Novos cursos de mestrado e doutorado foram reconhecidos pelo Ministério da Educação no último dia 19. No total, foram 266, em todas as regiões do país: Norte, 14; Nordeste, 66; Sudeste, 116; Sul, 54; e Centro-Oeste, 16. Os cursos estão divididos em nove grandes áreas do conhecimento: ciências agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, engenharias, linguística, letras e artes e multidisciplinar.

Doha: tese e estatísticas de Lamy questionadas por grupo de economistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/210810.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Enquanto alguns estados pensam sobre uma "Nova Abordagem" para reiniciar a retomada de Doha, as teses e estatísticas apresentadas por Pascal Lamy foram contestadas no final do Workshop Internacional organizado em Sorbonne nos dias 4 e 5 de junho pelo economista chefe da Momagri.

Pesquisar este blog