Selecione o dia...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ibama emite mais licenças ambientais e é acusado de ceder a pressões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220554.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em 2011, órgão tem aumento de 32% no número de licenças ambientais concedidas. Para o WWF, falta visão estratégica na Amazônia. Ministério Público do Pará diz que licenças são frágeis e incompletas no caso Belo Monte. A expansão econômica do Brasil coloca o Ibama sob pressão. No ano passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu 624 licenças, que autorizaram empreendimentos com grande potencial de poluição ou degradação. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de 32% no número de licenças concedidas.

CMN autoriza renegociação das dívidas dos produtores atingidos pela seca no Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220558.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou ontem (26/01/12) a renegociação dos financiamentos de custeio e investimento de produtores rurais que tiveram sua produção afetada pela seca na Região Sul. Além disso, uma linha de crédito de R$ 200 milhões foi instituída para que as cooperativas possam renegociar os débitos dos cooperados que, devido aos prejuízos causados pela estiagem, não têm condições de pagar os empréstimos neste momento.

Brasil é o país que mostra pior retorno para o cidadão no uso de impostos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220556.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A arrecadação de impostos no Brasil pode ser melhor investida em benefício da população, diz estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). De 30 países observados, o Brasil está na última posição no ranking sobre aproveitamento dos recursos arrecadados, inclusive entre os sul-americanos - Argentina e Uruguai. O primeiro colocado é a Austrália, depois vêm os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a Irlanda.

Projeto inicia primeiro sequenciamento do genoma de peixes brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220553.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Tambaqui (Colossoma macropomum) e cachara (Pseudoplatystoma reticulatum) serão as primeiras espécies brasileiras de peixe a terem seu genoma sequenciado. O trabalho se dará na segunda edição do Projeto Rede Genômica Animal www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/GenomicaAnimal da Embrapa, que já promoveu importantes avanços no sequenciamento genético de espécies bovinas, suínas e de aves. A próxima edição do Projeto irá incluir o sequenciamento de caprinos e peixes. Parte dos trabalhos começará em março de 2012 por meio de apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) .

Petrobras Biocombustível irá ampliar produção de biodiesel em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220562.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Petrobras Biocombustível e o Governo do Estado de Minas Gerais assinaram ontem (26/01/12), em Belo Horizonte (MG), protocolo de intenções que prevê investimentos de até R$ 28 milhões na ampliação em 40% da capacidade de produção da Usina de Biodiesel de Montes Claros, que passará dos atuais 108,6 milhões de litros/ano para 152 milhões de litros/ano. A cerimônia contou com a presença do governador Antônio Anastasia e do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

Pesquisa testa antioxidante natural da pitanga para a conservação da linguiça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220561.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma pesquisa investe na inovação tecnológica para propor uma alternativa natural aos antioxidantes artificiais utilizados pela indústria de alimentos, para aumentar o período de conservação dos produtos nas prateleiras dos mercados. Contemplado pelo programa de Auxílio à Pesquisa (APQ 1), da Faperj, o projeto, coordenado pelo médico veterinário e professor Fábio da Costa Henry, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), está testando o uso de um antioxidante natural extraído da pitanga (Eugenia flora L.), para a fabricação de uma linguiça frescal ovina de maior durabilidade.

Frigoríficos podem ser obrigados a informar dados de bovinos para abate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220560.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal projeto que obriga os frigoríficos com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) a informarem ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) preços, quantidades e outras características dos bovinos adquiridos para abate.

Produtor catarinense patenteia produto que evita infecções em animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220559.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] É possível inovar e ser um empresário no campo com incentivo e apoio. O produtor rural pode ter visão empreendedora e fazer a diferença. Um bom exemplo vem do município de São José, no litoral de Santa Catarina. Um produtor não só teve uma boa ideia como foi atrás e desenvolveu o projeto: criou um anel que é colocado no brinco de identificação dos animais para evitar a ocorrência de infecções. Com o apoio da Administração Regional do Senar de Santa Catarina, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), patenteou o produto e pensa em comercializá-lo.

Cafeicultores do Paraná realizam primeria exportação através do Comércio Justo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220557.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP) realizou, no final do mês de janeiro de 2012, o primeiro envio ao exterior de um lote produzido segundo os princípios do Comércio Justo. O contêiner com 320 sacas saiu do Porto de Santos com destino aos Estados Unidos. O lote foi adquirido pela Café Bourbon, de Minas Gerais, e exportado para a torrefadora Green Malten, de Nova York.

Ministro diz que Rússia deve decidir sobre embargo à carne brasileira no dia 31

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220555.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, disse ontem (26/01/12) que saiu otimista da reunião que teve com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, para tentar destravar o embargo à exportação de carne brasileira para o país europeu. A resposta do governo russo pode sair no final de janeiro, segundo o ministro.

Pesquisar este blog