Selecione o dia...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MST garante que terá autonomia na relação política com o governo Dilma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217174.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reconhece com restrições os avanços na questão agrária e na distribuição de renda nos últimos anos. Para Gilmar Mauro, da coordenação nacional do movimento, a evolução ocorreu sem a necessária diminuição da concentração fundiária e a alteração do modelo de exploração do solo o que, para o MST, põe em risco os recursos naturais. A questão ambiental estará à frente da pauta de mobilização que os trabalhadores rurais terão no primeiro ano do governo Dilma Rousseff e será tema de campanhas de mobilização como a do Abril Vermelho.

Pastoreio Racional Voisin ganha força no Extremo Oeste Catarinense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217171.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de leite na região Extremo Oeste, é uma das principais fontes para a geração de rendas às famílias rurais. Nesse sentido, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Descanso e Santa Helena e a Secretaria Municipal de Agricultura destes municípios, promoveram nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, um curso sobre Pastoreio Racional Voisin (PRV).

Parceria com MDS permite a construção de cisternas no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217170.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em uma iniciativa inédita, o governo do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), deve firmar um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para construção de cisternas nos municípios gaúchos que estão em situação de emergência devido à estiagem. A ação tem o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e da de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOPS).

Cultivo de planta nativa é opção para oferta de forragem no período de seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217169.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quando a seca no semiárido nordestino atinge o período mais crítico, entre os meses de agosto a dezembro, o mamãozinho-de-veado flora e frutifica com abundância. O "segredo" da planta é o mesmo que possui os pés de umbuzeiro: a raiz em forma de batata, tecnicamente chamada de xilopódio ou túbera, que armazena água e substâncias nutritivas numa quantidade que permite a planta atravessar vários meses de estiagem.

Segurado em idade mínima e tempo de serviço recebe aviso do INSS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217173.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou neste mês de fevereiro de 2011 carta-aviso a 1.618 trabalhadores urbanos que completaram a idade mínima e o tempo de serviço para a aposentadoria. A idade é 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, devendo ter cada um os tempos de 35 e 30 anos de contribuição ao INSS, respectivamente.

Presidente do TSE afirma que futuro da Ficha Limpa é uma "incógnita"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217172.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou no dia 18 de fevereiro de 2011, durante passagem por Recife que o futuro da Lei da Ficha Limpa é uma "incógnita". Entretanto, afirmou que "seja qual for esse destino, a Lei da Ficha Limpa é uma ideia que veio para ficar".

Lançamento das obras da Ferronorte concretiza sonho de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217168.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em clima de festa e com a certeza de que o sonho do desenvolvimento e prosperidade agora é questão de tempo que o prefeito Ernani José Sander recebeu o governador Silval Barbosa e comitiva do Governo do Estado, no dia 19 de fevereiro de 2011, para a vistoria e o lançamento das obras do terminal intermodal ferroviário de Itiquira (350 Km ao Sul de Cuiabá). Os trilhos são da conhecida Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, cuja concessionária América Latina Logística (ALL) é a responsável pelas obras dos trechos que passarão, ainda, por Rondonópolis e Cuiabá. Após as vistorias, o governador de Mato Grosso lançou oficialmente as obras que irão trazer a economia crescente e o progresso, não só para a região Sul de Mato Grosso, mas também para todo o Estado.

Entidades de amparo à pesquisa do Brasil se reunirão em Vitória

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217167.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Espírito Santo sediará, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2011, no Hotel Senac, em Vitória, o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A abertura do evento contará com a presença dos presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), além de 22 presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa.

Proposta da Câmara prevê incentivo para ações de reflorestamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217166.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 18/2011, do deputado Maurício Rands (PT-PE), prevê a concessão de incentivos - em pagamento ou compensação - para reflorestamento em assentamento rural, em áreas degradadas ou desapropriadas pelo Poder Público.

Modclima participa da convenção da ONU de combate a desertificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217165.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O inventor Takeshi Imai e Ricardo Imai, diretor da Modclima Pesquisa e Desenvolvimento, encontram-se em Bonn, Alemanha, onde participam na Convenção da ONU sobre o combate à desertificação. Amanhã, 22 de fevereiro de 2011, a convite de Luc Gnacadja, secretário executivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), eles irão apresentar a experiência com a produção de chuvas localizadas na luta contra a desertificação.

Pesquisar este blog