Selecione o dia...

sábado, 12 de março de 2011

Com excesso de chuvas, MS já perdeu 1,5 milhão de toneladas da safra de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217363.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Levantamentos feitos por associações de produtores, prefeituras e pelo governo de Mato Grosso do Sul indicam que as perdas na safra de soja já chegaram a 1,5 milhão de toneladas, dos cerca de 5,4 milhões previstos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2010/2011. Segundo o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Lucas Galvan, em alguns municípios a perda é bem maior.

Expedição comprova liderança mato-grossense na produção de algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217360.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A quarta etapa do Programa Expedições da Produção chega a Mato Grosso para explorar as belezas do estado e sua imponência na produção de algodão, que responde por cerca de 51% da área plantada no País. Em solo mato-grossense, a perspectiva de colheita para esta safra é de 750 mil hectares de acordo com o Instituto Matogrossense do Algodão (IMAmt). Acompanhada pelos técnicos da BASF, a equipe de aventureiros percorreu municípios do sul de Mato Grosso, como Primavera do Leste e Campo Verde. O programa vai ao ar amanhã, 13 de março de 2011, às 8h30, pelo Canal Rural.

Plantio direto na palha terá estratégias para melhorar produtividade das lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217358.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrantes da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp)) e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) vão trabalhar juntos nas estratégias para melhorar esta técnica, aplicada em 5 milhões de hectares no Paraná. Segundo o secretário Norberto Ortigara é necessário estabelecer indicadores de qualidade e processo de certificação, conforme projeto-piloto já desenvolvido em parceria entre a Febrapdp e a Itaipu Binacional, na região do lago de Itaipu.

Embrapa, Bellman e AgroSol lançam software para planejamento da produção de bovinos de corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217356.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Técnicos agrícolas e produtores rurais vão contar com uma nova ferramenta para o planejamento da produção de bovinos de corte. É o software Invernada, que ficará disponível para download, de forma gratuita, na internet. O sistema, que incorpora conhecimentos avançados e inovadores em pesquisas nas áreas de produção animal e modelagem matemática, foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com as empresas AgroSol Tecnologia e Bellman Nutrição Animal.

Viagem de Obama ao Brasil: acordos ainda estão em fase de elaboração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217365.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Às vésperas da chegada do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Brasília, os textos dos acordos que ele assinará com a presidente Dilma Rousseff ainda estão sendo finalizados. Os principais entraves são jurídicos e políticos, segundo negociadores de ambos os países. Um dos temas mais delicados é o Tratado de Cooperação Econômica (cuja sigla em inglês é Teca). No total, Dilma e Obama deverão firmar 20 parcerias.

Governo avalia criação de novas faixas para o Imposto de Renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217364.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, informou ontem (11/03/11) que a presidente Dilma Rousseff avalia a possibilidade de criar novas faixas de alíquotas para o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A ideia foi levada à presidente pelos representantes das centrais sindicais, que foram recebidos por Dilma no Palácio do Planalto.

Revista online traça o futuro do agronegócio mato-grossense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217362.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A edição de fevereiro de 2011 da revista Produtor Rural traça o futuro do agronegócio mato-grossense a partir das análises de três especialistas: o megaprodutor Otaviano Pivetta, o economista Carlos Timo Ribeiro e Carlos Ernesto Augustin, presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA).

Rota do algodão é destaque no quarto episódio de Expedições da Produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217361.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Amanhã, dia 13 de março de 2011, o Canal Rural exibe a quarta grande aventura do projeto Expedições da Produção, exibido no programa Mondo 4x4. A equipe liderada por Clóvis Chakal iniciou esta etapa da aventura na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, para mostrar a produção de algodão na região, que é responsável por 6% da produção brasileira.

Epamig realiza minicursos no Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217359.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As tecnologias desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estarão em destaque durante o 15º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha, que será realizado de 16 a 18 de março de 2011, no Parque de Exposições de Manhuaçu. O evento, considerado um dos mais importantes da Zona da Mata mineira, pretende reunir cerca de mil produtores de café e as principais lideranças do setor para debater ações para o fortalecimento da cafeicultura familiar na região de montanha. A realização é da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (Aciam).

Curso inédito de primeiros socorros em bovinos acontece em Mimoso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217357.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Novidade no Espírito Santo, o curso de primeiros socorros em bovinos realizado pelo Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), orientou os produtores de leite sobre como agir no caso de intoxicação alimentar do animal e também no caso de o animal sofrer algum tipo de fratura nos membros.

Pesquisar este blog