Selecione o dia...

sábado, 15 de janeiro de 2011

Analistas prevêem equilíbrio na cotação dos preços agropecuários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216802.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A movimentação de mercadorias em um dos maiores centros atacadistas do pais, a zona cerealista de São Paulo, indica que não há crise na oferta de gêneros alimentícios que possa justificar aumentos generalizados de preços no mercado varejista. Nem mesmo os efeitos das chuvas na Região Sudeste e da estiagem no Sul estão interferindo, por enquanto, nas cotações. As informações foram dadas pelo diretor do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sagasp), João Ferraro.

Tese mostra que casca de eucalipto é viável para produção de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216804.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A viabilidade da produção de etanol a partir das cascas de eucaliptos descartadas pelas fábricas de celulose e papel é comprovada em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. Os experimentos realizados pelo químico Juliano Bragatto demonstram que uma tonelada de resíduo gera 200 quilos de açúcares, que permitirão produzir 100 litros de etanol. O número pode dobrar com o aproveitamento do açúcar existente na estrutura das cascas.

Prioridades do Ministério da Agricultura já tramitam na Câmara dos Deputados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216801.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A aprovação de projetos em tramitação na Câmara dos Deputados poderá auxiliar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a alcançar prioridades listadas pelo ministro Wagner Rossi, que foi mantido na pasta. Ele assumiu o cargo em março de 2009. O ministro enumerou, após a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, os principais desafios que terá junto ao Congresso.

Fruta exótica para o mercado externo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216796.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma fruta doce, muito doce, de polpa branca, sabor delicado e com menos sementes do que a fruta-do-conde, espécie da mesma família. Esta é a atemóia. Considerado exótico, o produto que teve origem nos Estados Unidos também é produzido no Brasil, e ainda é exportado.

Cresce interesse brasileiro por ciência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216803.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O interesse da população brasileira pela ciência aumentou consideravelmente nos últimos quatro anos. A conclusão é da pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia (clique no título ao lado para baixar - arquivo PDF), realizada no fim de 2010 com mais de 2 mil pessoas em todo o país e divulgada no dia 10 de janeiro de 2011 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Em pesquisa anterior, realizada em 2006, o número de interessados ou muito interessados em ciência era de 41% dos brasileiros. O percentual subiu, em 2010, para 65%.

Senado começa 2011 com renovação de 57% e 46 novos senadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216800.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Quem se acostumou a acompanhar as atividades do Senado Federal no noticiário, seja pela internet, pela TV, pelos jornais ou pelo rádio, perceberá, a partir de fevereiro de 2011, que muitos novos rostos - e vozes - estarão participando dos debates e das votações em Plenário e nas comissões. Serão 46 novos senadores - uma renovação de 57% em relação à composição do Senado Federal no segundo semestre de 2010.

Papa João Paulo II será beatificado em maio, avisa Igreja Católica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216799.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O papa João Paulo II, morto em 2005, será beatificado no dia 1º de maio deste ano. O anúncio foi feito ontem (14/01/11) pelo papa Bento XVI, que aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído a seu antecessor. A data foi escolhida pela proximidade com a data da morte de João Paulo II, que foi 2 de abril. As informações foram confirmadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

"Canal Rural Na Estrada" mostra os caminhos do cacau, de Norte a Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216798.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Quem se delicia com os gostosos chocolates de Gramado e suas belas paisagens nem imagina o quanto o cacau, principal matéria-prima do produto, viaja. No programa Na Estrada desta semana, o Canal Rural vai mostrar como é a produção de cacau no interior do Pará e as péssimas condições da rodovia Transamazônica. Esta é a principal rota de escoamento do fruto na região Norte do Brasil. O episódio sobre cacau do programa Canal Rural Na Estrada vai ao ar às 12 horas deste domingo, dia 16 de janeiro, com reprises às 20 horas do mesmo dia, e também no dia 17, a partir das 8 horas.

Chocolate fino e inclusivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216797.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Desde o dia 18 de dezembro de 2010, data de fundação da primeira fábrica de chocolates da agricultura familiar do Brasil, cerca de 600 quilos de tabletes e bombons finos estão sendo produzidos semanalmente no local administrado pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia da Bacia do Almada e Adjacência (Cooafba). Os doces levam 56,6% de cacau na composição e têm marca "Bahia Cacau".

Embrapa Meio-Norte trabalha cultivares tolerantes à seca e ao calor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216795.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Meio-Norte (Terezina/PI) está trabalhando para desenvolver e disponibilizar ao mercado, cultivares de milho e sorgo tolerantes à seca e ao calor. Dois planos de ação de um projeto nacional liderado pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), estão sendo conduzidos em Teresina pelos pesquisadores Edson Bastos e Milton Cardoso.

Pesquisar este blog