Selecione o dia...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Debate sobre biocombustíveis será transmitido por TV e internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211343.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Senado Federal abriga hoje, 6 de agosto, o 10º Seminário Nacional de Biocombustível no Brasil, que discutirá o desenvolvimento de políticas competitivas na área e a atuação do país no mercado internacional. A participação é gratuita, e as vagas podem ser reservadas por meio de inscrição pelo site do evento. O Seminário será transmitido por TV e internet.

MDA lança site com informações sobre a Lei da Alimentação Escolar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211346.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Foi apresentado no último dia 4 o site da Alimentação Escolar, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para disponibilizar informações da agricultura familiar relacionadas à Lei 11.947/09. A Lei determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural para a alimentação escolar.

Mato Grosso começa formatação de plano de monitoramento da pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211340.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Governo de Mato Grosso iniciou, no último dia 4, uma conversa com a Organização Não Governamental (ONG) Greenpeace Brasil e o Grupo Marfrig para a formatação de um plano de monitoramento da pecuária que garanta que a atividade não contribua para o desmatamento das florestas mato-grossenses. "O objetivo é que o Estado possa ajudar e o Greenpeace dar apoio a esse processo", disse o diretor da campanha Amazônia do Greenpeace Brasil, Paulo Adário, após reunião com o governador Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás.

Projeto AGORA lança "Desafio Mudanças Climáticas"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211347.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um dos maiores esforços de comunicação e marketing institucional voltados para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, o Projeto AGORA, acaba de lançar sua primeira iniciativa. O Desafio Mudanças Climáticas tem como foco a conscientização sobre as causas do aquecimento global e suas conseqüências para mais de 2 milhões de alunos de oitavo e nono ano, em escolas estaduais de sete estados e do Distrito Federal.

Já estão abertas as inscrições ao Programa Garantia-Safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211345.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As prefeituras municipais e os agricultores familiares interessados em participar do Programa Garantia-Safra já podem fazer suas inscrições, cujo prazo de encerramento varia por estado (veja calendário). Os agricultores de Minas Gerais, Piauí e das regiões 1 da Bahia e do Maranhão devem ficar atentos, pois nesses estados o prazo de inscrição será encerrado no mês de setembro.

Inscrições abertas para encontro sobre revitalização do coqueiro gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211344.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o I Encontro para Revitalização do Coqueiro Gigante no Nordeste do Brasil, que será realizado de 31 de agosto a 1º de setembro na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE). Com o tema "Fundamentos tecnológicos a serviço do fortalecimento da cadeia produtiva do coco", o evento busca propiciar a discussão de temas relevantes para melhoria do sistema de produção do coqueiro gigante em pequenas propriedades rurais.

Rio Grande do Sul inaugura 47 microaçudes no noroeste do Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211342.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo do Rio Grande do Sul completa hoje (6/8) a inauguração de 47 microaçudes para irrigação nos municípios de Três de Maio, Independência, Dr. Maurício Cardoso e Tuparendi, na região Noroeste do Estado. Eles foram construídos com recursos do Programa Estadual de Irrigação, que prevê o financiamento, por parte do Estado, de 80% do valor das escavações.

Curso oferecido pela Embrapa ensina técnicas de processamento de frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211341.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Bom Jesus do Itabapoana, participaram de um curso de Processamento de Frutas na sede da Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro, nos dias 27 à 31 de julho. Na ocasião, puderam entrar em contato com pesquisadores, funcionários, instrutores e utilizaram as instalações da empresa para desenvolver, na prática, o que aprendiam na sala de aula.

MAPA suspende trânsito de plantas de Roraima por causa do ácaro vermelho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211337.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O trânsito de plantas com origem em Roraima foi suspenso temporariamente para qualquer local do país e do exterior. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tomou a medida porque foi detectada a presença da praga Raoiella indica Hirst, conhecida popularmente como ácaro vermelho, em áreas urbanas da capital, Boa Vista.

Instituto dos Advogados Brasileiros sugere criação de Tribunal Agrário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211336.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Maués, defendeu a criação de um Tribunal Superior Agrário no país para solucionar conflitos no campo. "Me parece que, se tivermos juízes especializados nesse assunto, os conflitos serão resolvidos com mais velocidade do que ocorre hoje, quando esses litígios entram na Justiça comum", avaliou.

Pesquisar este blog