Selecione o dia...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Conab estima que safra de grãos pode ser até 4,8% maior do que a anterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212026.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O clima favorável deve contribuir para que a safra de grãos que se iniciou em agosto e vai até o final de julho do próximo ano supere a anterior em até 6,5 milhões de toneladas. O primeiro levantamento do ciclo 2009/2010 ? feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado ontem (7/10) ? estima uma colheita entre 139 milhões e 141,6 milhões de toneladas, um crescimento de 2,9% a 4,8% em relação aos 135,1 milhões de toneladas da safra passada.

Stephanes afirma que ação do MST em São Paulo é caso de polícia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212027.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Strephanes, disse ontem (7/10) que a invasão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a uma fazenda produtora de laranja, no interior de São Paulo, é "intolerável" e deve ser tratada pela polícia. "Foi lamentável e não é caso para o ministro da Agricultura.

IBGE prevê queda de 8,1% na safra brasileira de grãos de 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212025.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra agrícola brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve totalizar 134,1 milhões de toneladas este ano, 8,1% a menos do que a colheita recorde de 2008, de 140 milhões de toneladas. É o que indica a nona estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), referente a setembro. Os dados foram divulgados ontem (7/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Manejo sem fogo fortalece o solo para agropecuária na Chapada Diamantina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212021.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta época do ano é o período em que, tradicionalmente, muitos produtores rurais costumam fazer uso do fogo para manejo do solo, pela facilidade em que se dá essa prática e, muitas vezes, impulsionados pela crença de estarem preparando adequadamente a terra para o plantio. Na Chapada Diamantina, uma das regiões mais afetadas por incêndios florestais, no ano passado, a prática de queimadas ainda perdura, pondo em risco as diversas reservas florestais localizadas nas áreas de proteção ambiental da região.

Kátia Abreu: Última ação do MST facilitou coleta de assinaturas para criação de CPI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212029.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), disse ontem (7/10) que a derrubada de pés de laranja em uma fazenda no interior de São Paulo, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tem facilitado o recolhimento das assinaturas necessárias para a criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investigará repasses públicos para financiar ações do movimento e de outras entidades sociais.

Estudo mostra que cai diferença de renda entre mulheres e homens no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212028.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A diferença entre a renda das mulheres e dos homens no campo caiu a partir de 2004, mas a desigualdade entre os dois gêneros permanece, tanto no que se refere ao valor do rendimento, quanto à jornada de trabalho, entre outros fatores.

Especialista afirma que ovo é fonte de proteína superior à carne e ao leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212024.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na palestra Ovo: alimento funcional, realizada no I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, o nutricionista Gabriel de Carvalho, introdutor do termo Nutrição Funcional no País, expos os principais benefícios do ovo e sua importância na dieta humana. Uma das principais conclusões dos estudos do profissional é o apontamento da proteína do ovo como uma das mais qualificadas entre as demais.

Capim Elefante Carajás, dupla aptidão: nutrição animal e geração de energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212023.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O novo cultivar de capim forrageiro, o Capim Elefante Carajás, lançado em janeiro pela Matsuda Sementes e Nutrição Animal, é destinado principalmente à alimentação de animais, oferecido in natura, picado no cocho ou em forma de silagem, para o período mais seco e frio do ano. O Carajás oferece ainda excelente potencial como matéria prima industrial e energética.

Frigorífico catarinense Avepar credenciado para exportar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212019.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "A Avepar está pronta para ganhar o mundo" comemora o empresário Celso Mattiolo que acaba de receber a habilitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a visita de duas importantes missões internacionais interessadas em importar carne de frango. Com capacidade de abater 200 mil/aves/dia a planta industrial é uma das mais modernas do país.

Dinamarqueses visitam Mato Grosso com interesses em investimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212018.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Dinamarca, país do leste europeu, analisa "se compensa ficar no continente ou investir num país emergente, como o Brasil", adiantou o diretor da Diniscor Agribusiness Ronbinson Celso Scorsolini, representante da empresa dinamarquesa no Brasil. Sem condições de ampliar os negócios em agricultura no país, os consultores dos produtores dinamarqueses visitam países em busca de novas oportunidades de investimentos.

Fepagro lança circular técnica sobre usos e potencialidades do butiazeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212011.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Usos e Potencialidades do Butiazeiro é o título da Circular Técnica, número 26, editada pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O material foi produzido pelos pesquisadores Adilson Tonietto, doutor em fruticultura, Gilson Schlindwein, mestre em ecologia, e a bolsista do CNPq e doutora em produção vegetal, Solange Tonietto.

Pesquisar este blog