Selecione o dia...

quinta-feira, 13 de março de 2008

O PAC da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100219.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criada em 1973 como empresa pública de direito privado, tornou-se um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento (P e D). A empresa, que está completando 35 anos, quer agora transformar esse conhecimento em riqueza. ?Estamos diante da oportunidade de implementar parcerias externas e de nos associarmos com o setor privado no Brasil em negócios com enorme potencial de geração de recursos por meio de transferência de tecnologia, royalties de patentes, licenciamento de uso, entre outros?, diz Silvio Crestana, diretor-presidente da Embrapa.

São Paulo terá selo de qualidade de frutas nacionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100231.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Embora seja responsável por grande parte da safra nacional de banana, frutas cítricas e morango, São Paulo não tem certificação de sua produção frutífera. Considerado um passaporte para a entrada no mercado internacional, o selo de garantia assegura que o alimento é de melhor qualidade, tem menos agrotóxico, é saudável e mais seguro (está livre de qualquer tipo de agravante à saúde humana). O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) está em processo de habilitação para emitir o selo de qualidade. A expectativa é que no próximo semestre os técnicos do instituto comecem as visitas aos pomares para conceder a certificação aos produtores.

Greenpeace protesta contra rotulagem inadequada de transgênicos no Rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100230.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma manifestação do Greenpeace deixou consumidores surpresos, mas satisfeitos, em um supermercado da zona sul do Rio, na manhã de ontem (12/3). A organização não-governamental (ONG) chamou atenção para ausência de informações nos rótulos de alimentos contendo transgênicos. Os ativistas colaram em produtos adesivos com o T maiúsculo no meio de um triângulo amarelo, símbolo dos transgênicos, e até mesmo interditaram com fitas prateleiras contendo margarinas, maioneses e molhos para saladas.

Fapesp terá Programa de Pesquisas em Bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100216.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Workshop sobre Bioenergia, realizado no último dia 10 na sede da Fapesp, foi a última atividade oficial programada pelo Ano Brasileiro-Britânico da Ciência e Inovação antes de seu encerramento. O evento, que reuniu pesquisadores britânicos e brasileiros, foi organizado pela Fundação paulista em parceria com a Embaixada Britânica e com o Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) do Reino Unido.

MAPA alerta sobre comercialização de sementes de crambe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100249.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os diretores da Fundação MS estiveram no dia 13 de março, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), para explicar o alerta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) quanto à venda de sementes para a produção de crambe. A única instituição que pode comercializá-las é a Fundação MS.

Preços agropecuários de SP: alta de 0,68% na primeira quadrissemana de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100229.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na primeira quadrissemana de março, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), isto é, recebido pelo produtor, registrou alta de 0,68%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 0,55% e 1,01%, respectivamente. Destaque para os ovos (33,02%), banana nanica (21,65%), laranja para mesa (11,22%), trigo (9,15%), café (9,13%) e amendoim (9,03). O levantamento é realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), um dos seis institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Dia de Campo na TV mostra como as técnicas de reprodução animal chegam aos pecuaristas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100225.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV apresenta um projeto inovador que funciona a partir de uma rede de parcerias com a iniciativa privada, nas principais regiões brasileiras de produção pecuária. Por meio dessa rede, o setor produtivo passa a ter acesso facilitado a tecnologias como fecundação in vitro e transferência de embriões. O programa vai ao ar dia 14 de março, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY e Internet) e parabólica, com reapresentação no dia 16, no Canal NBR, a partir das 10h30.

CTNBio libera pesquisa e importação de espécie de milho transgênico para Monsanto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100220.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) autorizou a empresa multinacional norte-americana Monsanto a realizar estudos e a importar espécie de milho geneticamente modificado para o Brasil. O parecer foi publicado ontem (12/3) no Diário Oficial da União (DOU).

Como Produzir Rosas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28025.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Para produzir rosas é preciso não apenas dedicação, mas, principalmente, muita técnica. Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, feito para pequenos e grandes produtores, você vai aprender a produzir rosas com qualidade total, visando ao mercado interno e externo. São tratados os seguintes assuntos: instalações; produção de mudas; preparo do solo; adubação; tratos culturais; controle de floradas; podas; colheita; conservação; e, embalagem e comercialização.

Como Produzir Ração na Fazenda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28024.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A alimentação representa em torno de 50% dos custos de produção de leite. Isto exige do produtor esforços no sentido de reduzir os custos na alimentação, sem comprometer a saúde e o desempenho de seus animais. Uma alternativa para reduzir esses custos é a fabricação da ração na própria fazenda. A proposta deste curso contituídos de Filmes, em DVD, e Manuais Interativos, é mostrar ao produtor o seguinte: os equipamentos necessários para a fabricação da ração na propriedade; os tipos e as características dos alimentos concentrados que, normalmente, são usados na formulação da ração; a importância da aquisição de matéria-prima de qualidade e dicas para reduzir o custo dessas aquisições; como formular rações para gado de leite; e, exemplos de ração para gado de leite e como deve ser fornecida.

Maracujá: Produção e qualidade na Passicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27574.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O interesse pela exploração da cultura do maracujá nas diversas regiões produtoras do País tem provocado uma demanda crescente por informações sobre a planta e seu cultivo. O objetivo é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do fruto e, conseqüentemente, maximizar a eficiência econômica da exploração dessa fruteira. A elaboração deste livro, abordando informações técnicas para a produção e qualidade do maracujá, tem o propósito de contribuir para o manejo adequado dos diversos componentes da cadeia produtiva dessa cultura. São 16 capítulos ilustrados com tabelas, gráficos e fotografias, que contemplam aspectos da planta, as várias etapas do plantio à colheita, o processamento e dados econômicos.

Brucelose e Tuberculose Bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27573.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] São doenças infecciosas de grande impacto para a cadeia produtiva da pecuária bovina no Brasil e no mundo, pois, além de determinarem sérios prejuízos diretos e indiretos ao sistema produtivo, constituem importantes zoonoses, cujas distribuição e dispersão têm aumentado a cada ano. O presente livro foi estruturado em duas partes: uma contempla a enfermidade brucelose bovina e a outra sobre a tuberculose bovina.

Pesquisar este blog