Selecione o dia...

terça-feira, 22 de abril de 2008

Secretário-geral da ONU apóia expansão do etanol brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100645.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo brasileiro quer que a Organização das Nações Unidas (ONU) faça um estudo detalhado sobre a situação da crise de alimentos no mundo e seus motivos. O objetivo foi interpretado pela ONU como uma tentativa de garantir um documento que prove, de forma definitiva, que o etanol não é o culpado pela alta nos preços das commodities e desfazer as críticas contra o carro-chefe brasileiro: o biocombustível. Ontem, em conversa de uma hora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a aprovação do secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, para a expansão dos programas de etanol.

Para Faep, governo precisa rever o seguro rural se quiser aumentar a produção de trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100646.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As medidas anunciadas pelo governo federal para incentivar o produtor a plantar mais trigo e, com isso, aumentar em 25% a produção brasileira do cereal na safra 2008/2009 são bem-vindas e essenciais para a recuperação do setor. No entanto, a iniciativa precisa ser ampliada com mudanças imediatas no seguro rural para que o governo atinja o seu objetivo. A avaliação é do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette.

Recorde na safra de milho exigirá eficiência do país no mercado externo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100643.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O recorde sinalizado para a safra de milho 2007/2008, com expectativa de produção, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 56,23 milhões de toneladas ? 4,86 milhões de toneladas a mais que a safra anterior ? exigirá do país uma participação eficiente no mercado externo.

Livraria Virtual da Embrapa oferece 30% de desconto em todas as suas publicações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100641.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Começou no dia 21 e vai até o dia 27 de abril a promoção da Livraria Virtual da Embrapa, coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica, que vai oferecer descontos de 30% em todas as suas publicações. A iniciativa foi motivada pela passagem do Dia Mundial do Livro (23 de Abril), um dos mais importantes e antigos instrumentos de educação, construção de valores, saberes, culturas e disseminação de conhecimento.

Famasul participa da 5ª Expojardim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100658.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Amanhã (23/10), começa a 5ª edição da Feira Agropecuária de Jardim, a Expojardim. A solenidade de abertura, que acontece as 18h30 no Parque de Exposições do município, conta com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel e da superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS), Maria Anita Medeiros.

Workshop da Endeavor ensina como criar negócios e atrair clientes no mundo digital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100657.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O que acha de montar um Plano de Marketing Digital? Enquanto muitos ainda são cautelosos ao usufruir da internet, outros acreditam e se apóiam nela como um importante ambiente para a captação de clientes e alavancagem dos negócios. Isto tudo será mostrado ao vivo pela internet no Workshop da Endeavor, amanhã (23/04), de 9 às 11 horas.

Documento apresenta breve histórico das atividades conjuntas da Embrapa/Funai em prol das comunidades indígenas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100652.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A relação da Embrapa ? Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com comunidades indígenas começou na década de 90 com o povo indígena Krahô, de Tocantins. Hoje a parceria está cada vez mais intensa e outras etnias estão sendo incorporadas, visando ao conhecimento e à conservação de recursos genéticos vegetais. Para que a população possa saber mais sobre essa importante interação, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Embrapa, lança essa semana em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, o documento ?Etnociência na Pesquisa Agropecuária - Diálogo de Saberes: A interação entre a Embrapa, os Povos Indígenas e a Fundação Nacional do Índio ? Funai?, que pode ser consultado clicando aqui (arquivo PDF), onde também está disponível para impressão.

Coimma fecha parceria com a Lagoa para a Agrishow 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100651.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A competitividade da pecuária nacional depende cada vez mais de ferramentas capazes de dinamizar a rotina das propriedades. Cientes da importância de contribuir com esse processo, a Coimma Balanças e Troncos de Contenção participará ? entre 28 de abril e 03 de maio ? da maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow (Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação), realizada em Ribeirão Preto (SP).

17ª Fenasoja terá Projeto Comprador do Sebrae/RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100650.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A 17ª edição da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), que ocorre de 26 de abril a 4 de maio, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, município distante 495 quilômetros de Porto Alegre (RS), reserva importantes espaços para os negócios de micro e pequenas empresas (MPEs). Pela terceira edição consecutiva da feira será realizado o Projeto Comprador que, este ano, contará com a participação de 50 MPEs da região Noroeste do Rio Grande do Sul em busca de aproximação com empresas de diversas regiões do País por meio de rodadas de negócios.

Produtores de uva de Marialva (PR) não tiveram prejuízos com a chuva de granizo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100649.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtores de uva de Marialva não contabilizaram prejuízos com a chuva de granizo de anteontem à tarde graças à cobertura presente em 95% dos parreirais. Levantamento da Secretaria de Agricultura do município paranaense revelaram poucos estragos no campo, bem diferente do que se imaginava a princípio por conta da intensidade do vendaval.

Vice-presidente da Famasul discute agronegócios com jovens empreendedores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100648.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor agropecuário brasileiro estará em discussão hoje, 22 de abril, na Associação Comercial de Campo Grande (ACICG), às 19 horas. Eduardo Riedel, vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), vai conversar com jovens empreendedores sobre a expansão do mercado produtor brasileiro e a percepção que o mundo tem desse novo gigante agropecuário.

Navegação de cabotagem necessita de portos melhores e mais navios para crescer

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100647.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ampliação da utilização da navegação de cabotagem no Brasil passa pela melhoria da infra-estrutura portuária e pelo aumento da capacidade atual da frota de navios. Para a superintendente de navegação marítima da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Ana Maria Canellas, também é preciso ampliar a divulgação dos benefícios desse tipo de transporte. A cabotagem é o transporte marítimo realizado entre dois portos da costa de um mesmo país ou entre um porto costeiro e um fluvial.

Preços da agropecuária paulista têm alta de 0,74%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100644.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), levantado por pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, registrou alta de 0,74% na segunda quadrissemana de abril. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 0,85% e 0,46%, respectivamente.

Embrapa realiza de 28 a 30 de abril o III Curso de Produção Integrada de Arroz Irrigado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100642.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Embrapa Clima Temperado está organizando e sediará, entre os dias 28 e 30 de abril, o III Curso de Produção Integrada de Arroz Irrigado (PIA), sob a coordenação da pesquisadora Maria Laura Mattos. As inscrições estão abertas (vagas limitadas) e são gratuitas, podendo ser efetuadas pelo e-mail de inscrição. A PIA implica em respeito ao homem e ao meio ambiente, alimento seguro, certificado e rastreabilidade, selo de conformidade e agregação de valor.

Expoxim volta a ser realizada em clima de grande expectativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100633.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Depois de dois anos sem a realização da Expoxim ? Feira de Agronegócios e Turismo ? o Sindicato Rural do município voltar a realizar o evento entre os dias 24 e 27 de abril, em atendimento a uma demanda da comunidade de Coxim (MS) e de outros municípios da região norte do estado de Mato Grosso do Sul. ?Após uma suspensão de dois anos a nossa expectativa é de que esta edição da Expoxim seja bastante concorrida, pois acontece para atender ao clamor dos produtores rurais e da sociedade para que ela voltasse ao calendário de eventos de Mato Grosso do Sul?, afirma o presidente do sindicato, Aristóteles Ferreira Júnior.

Cultivo de Pimentão em Estufa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28105.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, você vai aprender a produzir o tradicional pimentão verde e os pimentões coloridos: roxo, creme, amarelo, laranja e vermelho; a nova tendência do mercado nacional. Inicialmente, são apresentadas as características da planta, como raiz, folhas e frutos, sua classificação botânica e suas exigências climáticas. Apresenta diferentes modelos de estufas; sua estrutura, dimensões mais usuais, custo, posição do terreno e manejo. Ensina o processo de produção de mudas, o momento do transplantio, como conduzir a cultura, o tutoramento, a irrigação, o controle de pragas e como evitar a salinização. Mostra a colheita, como fazer a embalagem e um tópico especial sobre comercialização, uma das etapas mais importantes do processo produtivo.

Cultivo de Pepino em Estufa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28104.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você conhecerá a realidade mercadológica e financeira do pepino e aprenderá como cultivar esta hortaliça de maneira competitiva. São abordados os seguintes assuntos: características da planta, sua classificação, os diferentes frutos (caipira, holandês e japonês) e as exigências climáticas; modelos de estufas, suas características e como localizar uma estufa no terreno; como controlar as condições ambientais na estufa; como evitar ou minimizar o efeito da salinização, um dos maiores problemas do cultivo em ambiente protegido; como produzir mudas, sem e com enxertia; o momento correto do transplante; o preparo do solo; a adubação; o tutoramento; a irrigação; podas e desbrotas; como controlar as principais pragas e doenças; e, como colher e comercializar.

Taxonomia e Fitogeografia das Seringueiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27654.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A seringueira é considerada a árvore que mudou a humanidade, sendo impossível conceber o mundo de hoje sem a borracha. No início dos anos 2000, a produção mundial chegou a quase 6.800 milhões de toneladas. Este livro é o resultado de um estudo da revisão taxonômica das espécies de Hevea, e apresenta importantes informações sobre a fitogeografia, ecologia, morfologia, anatomia das estruturas primária e secundária, entre outras, que servirão de subsídios ao leitor na identificação das espécies.

Girassol no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27653.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O objetivo desta publicação é possibilitar o acesso às tecnologias, aos conhecimentos gerados e às experiências adquiridas ao longo dos anos pela Embrapa Soja e as demais instituições parceiras. O conteúdo desta obra abrange desde a história da trajetória do girassol no mundo, sua chegada ao Brasil e as ações de pesquisa no País, até os aspectos de economia e mercado que oferecem uma visão do seu posicionamento no Agronegócio.

Pesquisar este blog