Selecione o dia...

sábado, 12 de outubro de 2013

Estudo sugere que veremos um novo clima em 35 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226815.htm
[ TECNOLOGIA ] Se as emissões de gases do efeito estufa continuarem no ritmo atual, a cidade do Rio de Janeiro alcançará um "desvio no clima" (climate departure) no ano de 2050, significando que a partir dessa data todos os anos seguintes serão mais quentes do que qualquer recorde registrado desde 1860. Para São Paulo, o ano marcante é 2051, já para Brasília é 2047.

Santa Catarina aposta na fruticultura como alternativa ao cultivo de fumo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226822.htm
[ POLITICA ] Uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) poderá apontar alternativas economicamente viáveis para substituir a cultura do fumo na pequena propriedade familiar rural catarinense. Nos últimos dois meses foram plantadas diversas mudas de uva, maracujá, cítricos, goiaba e bananas em Jaguaruna, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Os primeiros frutos serão colhidos em 2014.

Certificado Sócio-Ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226818.htm
[ ECONOMIA ] Cuidar para que o meio ambiente seja preservado é um dever de todos, inclusive de empresas e indústrias. Mas como saber se elas cumprem com a legislação ou se realmente espeitem regras que protegem os ecossistemas. Veja a resposta na reportagem.

Unesp oferece 50 vagas para curso de Engenharia novo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226816.htm
[ CURSOS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, oferece 50 vagas para o novo curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, com duração mínima de cinco anos e aulas em período integral. Multidisciplinar, a graduação terá participação de professores das faculdades de Ciências Agronômicas, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia e do Instituto de Biociências.

O mosquito transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226814.htm
[ TECNOLOGIA ] Aedes Aegypti transgênicos estão sendo liberados nas cidades baianas de Juazeiro e Jacobina como testes para uma nova técnica de combate à dengue, desenvolvida na Universidade de Oxford. Os insetos geneticamente modificados são programados para gerar proles defeituosas, que morrem prematuramente, assim reduzindo a população do mosquito transmissor da dengue. No entanto, críticas aos riscos envolvidos em tal experimento são feitas pela ONG britânica GeneWatch.

Comissão aprova incentivo à irrigação por gotejamento ou microaspersão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226823.htm
[ POLITICA ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no dia 9 de outubro de 2013 o Projeto de Lei 5685/13, do Senado Federal, que concede incentivo fiscal a equipamentos para irrigação por gotejamento ou microaspersão. Os dois processos usam uma quantidade menor de água que a irrigação convencional.

Instituto CNA incentiva formação de advogados em temas do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226821.htm
[ CURSOS ] Interessado em estimular a capacitação de advogados para atuar no setor agropecuário, o Instituto CNA fechou uma parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) para divulgar o curso de pós-graduação Lato Sensu em Direito da Propriedade, Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável. "A propriedade e os litígios envolvendo a posse são o eixo central do curso. Queremos fomentar a capacitação de uma massa crítica de profissionais do Direito para entender melhor temas que são essenciais para o agronegócio brasileiro e auxiliar os produtores rurais", destaca o coordenador técnico do Instituto CNA, Arno Jerke Júnior.

Moedas Socias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226820.htm
[ ECONOMIA ] O que são as moedas sociais. Como Funcionam e de que maneira podem ajudar na economia das cidades brasileiras? A moeda social é um meio de pagamento e também dá descontos. Atualmente circula em centenas de cidades brasileiras onde funciona a economia solidária.

Clonar produz os melhores clones de eucalipto para serrarias e carvão vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226819.htm
[ ECONOMIA ] A Clonar Resistência a Doenças Florestais vem desenvolvendo clones de eucalipto voltados para a serraria e carvão vegetal. A empresa, que trabalha com pesquisas genéticas, vem transformando conhecimento científico em negócios lucrativos. A empresa detém clones capazes de suportar doenças causadas por fungos e bactérias. É a tecnologia saindo dos laboratórios e desenvolvendo a cultura do eucalipto no Brasil.

USP, Unesp e Unicamp disponibilizam produção científica na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226817.htm
[ TECNOLOGIA ] A produção científica das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp) poderá ser encontrada e acessada livremente em breve em um único portal na internet. Trata-se do Repositório da Produção Científica do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, lançado durante a sessão de abertura da 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (Confoa), dia 6 de outubro de 2013.

Pesquisar este blog