Selecione o dia...

quinta-feira, 24 de março de 2011

STF decide que "fichas sujas" eleitos em 2010 poderão tomar posse

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217483.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Lei da Ficha Limpa só poderá ser aplicada a partir das eleições municipais de 2012. Além disso, todos os políticos barrados pela norma, que obtiveram votos suficientes para ser eleitos em 2010, poderão tomar posse. Essas são as consequências do julgamento de ontem (23/03/11), no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a validade da Lei da Ficha Limpa. Com um placar de 6 votos a 5, a Corte proibiu a aplicação da regra já nas eleições de 2010.

Prorrogadas as indicações on line do Prêmio Frederico de Menezes Veiga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217484.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O prazo de indicações on line para o Prêmio Frederico de Menezes Veiga foi prorrogado até dia 27 de março. Segundo a pesquisadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Maria Alice de Medeiros, responsável pelo Prêmio, esta é a primeira vez que as indicações podem ser feitas on line, fato que confere muita agilidade ao processo.

Economia e ecologia são dois lados de uma mesma moeda, diz estudo TEEB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217481.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Como reconhecer oportunidades de valorização de bens naturais atribuindo a estes elementos uma riqueza econômica e social? É possível quantificar em cifras adequadas a ordem de grandeza da água potável, da manutenção de muitas espécies e de outros recursos naturais?

Convênio vai dar sustentabilidade a 553 assentamentos na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217477.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Nós desejamos que todos os 553 assentamentos existentes na Bahia alcancem a sustentabilidade, e que as 35 mil famílias assentadas tenham melhores condições de vida", disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao participar da Reunião de Avaliação de 2010 e Planejamento de 2011 das ações de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), que está acontecendo, até o dia 25 de março de 2011, no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Dia de campo vai mostrar as vantagens da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217485.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Exemplos de pastagens recuperadas com aumento de produtividade e qualidade serão mostrados em Dia de Campo na fazenda São Mateus, que fica em Selvíria (MS), na rodovia MS 158, Km 45 ? saída para Três Lagoas. O evento acontece no dia 25 de março de 2011, das 8 às 12 horas. A realização é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Fazenda São Mateus. As apresentações serão feitas por três pesquisadores da Embrapa e pelo engenheiro Agrônomo Mateus Arantes, da Fazenda São Mateus onde o Projeto Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) da Embrapa é desenvolvido em parceria.

Esmagamento de soja em usina favorece produção de biodesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217482.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, examinou a viabilidade da indústria de biodiesel na região sudeste do estado do Mato Grosso (MT), confrontando os principais tipos de plantas de produção a partir de óleo de soja. O trabalho do engenheiro agrônomo Pedro Sarmento avaliou quais variáveis têm maior impacto na rentabilidade das plantas de biodiesel e o efeito do financiamento sobre a viabilidade desses empreendimentos. Ao mesmo tempo, verificou-se a importância da incorporação da etapa do esmagamento no processamento do biodiesel e foi observada a precificação do produto ao lado da necessidade ou não de subsídio para sua produção e consumo.

Abcsem realiza curso sobre registro e proteção nacional de cultivares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217480.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) promoverá mais um importante evento na área de legislação e contará com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Treinamento sobre o Registro Nacional de Cultivares (RNC/MAPA) e o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC/MAPA), acontecerá no dia 5 de abril de 2011, em Campinas (SP).

Kátia Abreu quer corrigir índices de produtividade das propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217479.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com intenção de corrigir a inconstitucionalidade da Lei nº 8.629/1993 em relação à exigência, simultânea, do atendimento de dois indicadores, Grau de Utilização da Terra (GUT) e de Grau de Eficiência da Exploração (GEE) para atendimento da conceituação da propriedade produtiva (art. 6º) e para a caracterização da função social (art. 9º), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), apresentou o Projeto de Lei do Senado Federal Nº 107/2011. A proposta altera os artigos que dispõe sobre a fixação e o ajuste dos parâmetros, índices e indicadores de produtividade.

Diretor Geral do IICA visita o Brasil nos dias 28 e 29 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217478.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o discurso "por uma agricultura sustentável e competitiva para as Américas", o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Dr. Víctor M. Villalobos desembarca, nos dias 28 e 29 de matço de 2011, em Brasília (DF), para uma série de compromissos com autoridades do governo brasileiro. O objetivo da visita será fortalecer os laços com uma das nações mais ativas, atualmente, no campo da agricultura e discutir desafios para o crescimento dos países americanos.

Chuvas: prejuízo chega a 190 milhões de reais a pecuaristas do Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217476.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As constantes chuvas que caem sobre o Mato Grosso do Sul desde a primeira quinzena de março de 2011 levou a uma supercheia e alagou a região do Pantanal. De acordo com o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira, não só esta chuva sobre o Mato Grosso do Sul é responsável, mas também as chuvas que caem sobre a cabeceira do Rio Paraguai que nasce em Mato Grosso.

Pesquisar este blog