Selecione o dia...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Copom mantém aperto monetário e sobe taxa básica de juros para 12,25% ao ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231435.htm
[ ECONOMIA ] Pela terceira vez seguida, o Banco Central (BC) reajustou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou no dia 21 de janeiro de 2015 a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, passando para 12,25% ao ano. O órgão manteve o ritmo do aperto monetário. Na reunião anterior, no início de dezembro, a taxa também tinha sido reajustada em 0,5 ponto.

Embrapa e UnB descobrem uma proteína de café com efeito similar ao da morfina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231444.htm
[ TECNOLOGIA ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) e a Universidade de Brasília (UnB) identificaram fragmentos de proteína (peptídeos) inéditos no café com efeito similar ao da morfina, ou seja, apresentam atividade analgésica e ansiolítica, com um diferencial positivo: maior tempo de duração desses efeitos em experimentos com camundongos. O pedido de patente de sete peptídeos identificados neste estudo foi encaminhado ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) no dia 18 de agosto de 2014, sob o título de "Peptídeos opióides" (PI20140203524-BR).

Abertas as inscrições para o 2º Concurso Frederico de Menezes Veiga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231442.htm
[ CONCURSOS ] Os pesquisadores vinculados a qualquer uma das instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) terão até o dia 4 de março de 2015 para se inscrever no Concurso Frederico de Menezes Veiga, que é realizado em conjunto com a edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2015. O concurso também tem como tema "Inovações de Base Natural - Contribuições para Inserção da Agricultura na Nascente Bioeconomia".

Escassez de água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231440.htm
[ VIDEOS ] Queimadas, tempestades, secas. O que está causando o desequilíbrio ambiental. Qual o papel do homem nesta situação. As notícias estão em todos os lugares: a água realmente pode acabar? Assista no programa Eureka, da PUC TV.

WhatsApp lança versão para browser

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231439.htm
[ SOFTWARES ] Foi anunciada no dia 21 de janeiro de 2015 a versão para navegador do WhatsApp - o popular app de troca de mensagens. Os usuários que tiverem recebido a atualização podem acessar este link, apenas através do Chrome, e receber um QR code. Quando exposto ao celular, o código vai permitir que as mensagens do app sejam espelhadas na ferramenta online.

Pnud debate papel das florestas para combater mudança climática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231437.htm
[ POLITICA ] Os líderes reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, debateram ontem (22/01/15) o papel das florestas para combater as mudanças climáticas. A chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Helen Clark, abriu a sessão "Reduzir o Desmatamento Tropical Relacionado a Commodities Agrícolas".

Fórum de Davos destaca desaceleração da economia e mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231436.htm
[ ECONOMIA ] No primeiro dia do Fórum Econômico Mundial, o clima frio dos Alpes suíços contrasta com o calor dos debates sobre os principais desafios globais. Questões como o conflito no Leste da Ucrânia, a falta de recursos para combate ao ebola, a estagnação econômica da zona do euro e a urgência das mudanças climáticas fizeram parte da agenda na abertura do encontro em Davos.

Manejo integrado de fungos do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231443.htm
[ TECNOLOGIA ] O programa tem como objetivo chamar a atenção para o controle de agentes que vivem no solo e causa da doença branco mofo e podridão da raiz (Rhizoctonia e Fusarium). Com legendas em espanhol e inglês.

Desmatamento aumenta pelo quinto mês consecutivo, diz Imazon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231441.htm
[ POLITICA ] Os alertas de desmatamento apurados no período entre agosto e dezembro de 2014 mostram um padrão: são 5 meses seguidos de aumento, 4 deles com taxas acima de 100%. No contexto, o resultado de dezembro de 2014 foi o menos ruim: os dados da ONG Imazon apontam apontam 95 quilômetros quadrados de perda contra 56 em dezembro/2013, um crescimento de 70%. O Imazon faz monitoramento independente do desmatamento na Amazônia Legal.

Embrapa ensina como produzir minhocas e húmus em pequenas propriedades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231438.htm
[ TECNOLOGIA ] A minhocultura é um processo de reciclagem de resíduos orgânicos (restos de alimentos, folhas, esterco, etc) por meio da criação de minhocas com o intuito de produzir o húmus, um excelente adubo para a atividade agrícola. Pensando em difundir essa tecnologia, que ajuda a diminuir o lixo orgânico nas cidades e no campo, a Embrapa Roraima montou, em sua vitrine tecnológica, um minhocário.

Pesquisar este blog