Selecione o dia...

quinta-feira, 6 de março de 2008

Debate no Senado aponta falta de controle sobre áreas rurais compradas por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100144.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil não dispõe de legislação que assegure o controle sobre as terras que estão sendo compradas ou arrendadas por estrangeiros, afirmou ontem (5/2) Fernando Queiroz Oliveira, coordenador-geral de Defesa Institucional do Departamento de Polícia Federal. Ele participou de audiência pública conjunta sobre o tema promovida pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), à qual também esteve presente o consultor da Advocacia-Geral da União (AGU) Ronaldo Jorge Araújo.

9º Agrocafé termina em clima de entusiasmo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100142.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O 9º Agrocafé ? Simpósio Nacional do Agronegócio Café foi encerrado no início da tarde de ontem (5/2) em clima de entusiasmo: foi divulgada a data do próximo evento, pré-agendado para o período de 9 a 11 de março de 2009, e anunciada a elaboração de uma "Carta de Salvador", com as principais decisões do encontro e pleitos da cadeia produtiva. Palestrantes, produtores, industriais, exportadores e pesquisadores avaliaram este Agrocafé como excelente. Realizado no Pestana Bahia Hotel, em Salvador, o evento discutiu, durante três dias todas as questões diretamente relacionadas com a "Sustentabilidade Econômica da Cafeicultura", tema central do encontro.

Seminário discute inovações tecnológicas para a cultura do morangueiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100138.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove, entre dias 10 e 12 de março, em Pouso Alegre, o I Seminário Mineiro sobre a Cultura do Morangueiro. O evento, uma parceria entre o Núcleo Tecnológico Epamig Batata e Morango, a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), vai discutir as inovações tecnológicas e a prospecção de demandas técnico-científicas relacionadas a esta cultura.

Embrapa Uva e Vinho abre inscrições para seleção de chefe-geral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100155.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves - RS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa ? vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), receberá de 06 a 26 de março as inscrições para recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe-geral.

Vitivinicultura brasileira: Panorama 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100154.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] A produção de uvas no Brasil em 2007 foi de 1.354.960 toneladas, 11,04% superior ao ano de 2006 (Tabela 1). Houve redução na produção de uvas nos estado de São Paulo (-1,19%), e em Minas Gerais (-2,62%). Nos demais estados ocorreu aumento na produção. O maior acréscimo da produção ocorreu no estado da Bahia, 34,45%, seguido pelos estados de Santa Catarina (14,16%) e Rio Grande do Sul (13,04%).

STF adia decisão sobre a constitucionalidade da pesquisa com células-tronco embrionárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100150.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O adiamento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da pesquisa com células-tronco embrionárias foi contra os interesses de pessoas com doenças degenerativas que poderiam ser tratados com o avanço dessas tecnologias. ?As pessoas doentes têm pressa?, ressaltou o o advogado Luís Roberto Barroso, representante do Movimento em Prol da Vida (Movitae) e do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis).

Brasil mantém maior taxa de juros do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100149.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ontem, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,25% ao ano, sem viés. Os juros básicos do país permanecem estáveis desde setembro do ano passado. Em boletim divulgado após reunião de dois dias, o Copom informa que "irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião [dias 15 e 16 de abril] para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

Cultivares de gramíneas e leguminosas para pastagens no Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100148.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV apresenta esta semana novas cultivares de gramíneas e leguminosas para pastagens. Novas cultivares de forrageiras são importantes para a diversificação de espécies e para o aumento da eficiência dos sistemas de produção pecuária em regime de pastagens.

Ministério do Meio Ambiente anuncia medidas para endurecer punições a desmatadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100143.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Paulo Capobianco, detalhou as regras de uma instrução normativa formulada para garantir o embargo de áreas onde ocorreram desmatamentos ilegais. Na prática, os proprietários dessas áreas não poderão fazer uso econômico do local enquanto não tiverem posse de um plano de recuperação aprovado por órgão ambiental.

Carne Bovina Brasileira: quem de fato se prevalece do protecionismo?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100140.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Dos episódios envolvendo a carne bovina brasileira e o bloco europeu, devemos tentar extrair algumas lições e enxergar algumas realidades encobertas pela poeira levantada neste embate.

Método vai reduzir perdas de produtores e armazéns com umidade dos grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100139.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na hora de vender a sua safra, é a umidade dos grãos que faz com que um produtor tenha um percentual maior de lucro ou veja todo o seu investimento, literalmente, evaporar. Quanto maior o teor de umidade, menos ele recebe. Mas os prejuízos atingem também outros setores: armazenadores, ao receberem um produto acima da umidade calculada, vão ter que gastar mais com energia e mão-de-obra para fazer a secagem e, ainda, devolver, em produto, o que na verdade receberam como água.

Embrapa Suínos e Aves recebe Prêmio Expressão de Ecologia dia 18 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100137.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, receberá no dia 18 de março o Prêmio Expressão de Ecologia 2007. A solenidade vai acontecer no Parque Malwee, em Jaraguá do Sul (SC). A Unidade foi premiada na categoria "Tecnologias Sócio-ambientais ? Setor Público". O projeto ?Gestão Ambiental de Propriedades Suinícolas?, que deu origem ao prêmio, é liderado pelo pesquisador Paulo Armando Victória de Oliveira. Também fizeram parte da equipe Cinthya Mônica da Silva Zanuzzi e Darci Oliveira de Souza, ambas da Fundação Catarinense do Meio Ambiente (Fatma).

IZ responde: dúvidas sobre a implantação de programa de transferência de embriões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100136.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pesquisador científico do IZ, Dr. Rafael Herrera Alvarez, do Centro de Genética e Reprodução Animal, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), responde as perguntas mais comuns dos produtores interessados em implantar um programa de transferência de embriões. Ele comenta sobre a idade mínima para coleta de embriões, quantas coletas de embriões por vaca e a freqüência, tratamento de superovulação e prenhez.

Como Passar em Vestibular e Concurso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28011.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai conhecer técnicas, estratégias e segredos para ser aprovado em concursos e vestibulares. São métodos confirmados, na prática, por quem tem experiência em preparar jovens para provas, em que a concorrência e a ansiedade são muito grandes. Você vai aprender a estudar e a fazer provas com eficiência, aumentando muito mais suas probabilidades de acerto. Quando você sabe o que quer e conhece os meios para alcançar suas metas, a aprovação é certa.

Como Organizar Sua Casa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28010.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A mulher moderna, cada vez mais dividida entre o trabalho e a casa necessita se organizar melhor e organizar a sua casa para que possa conciliar, sem grandes conflitos e stress, estes dois universos tão distintos. Neste filme e manual, da série Casa Prática, produzidos pela Aprenda Fácil Editora, com a orientação de especialistas da Universidade Federal de Viçosa, são apresentadas soluções inteligentes para uma boa organização. Planejamento e simplificação são as palavras de ordem para facilitar a vida desta nova mulher que busca, antes de tudo, qualidade de vida para sua família.

Orientações Técnicas pora a Produção de Caprinos e Ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27560.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta informações sobre as técnicas e práticas recomendadas para a produção de caprinos e ovinos no Nordeste do Brasil. Escrito em linguagem simples, a publicação é direcionada para os mais diversos públicos envolvidos com a atividade, como produtores, técnicos, estudantes e professores. As orientações técnicas abordam temas relacionados às plantas forrageiras para a formação de pastagens cultivadas; conservação de forragens; reprodução dos animais; instalações; sanidade; abate, cortes de carcaça e conservação da pele.

Caprinos e Ovinos: Guia de Saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27559.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Aborda temas relacionados às instalações, manejo sanitário e controle de algumas doenças que afetam caprinos e ovinos. Com fotos e ilustrações que facilitam o entendimento do conteúdo, as informações devem levar à redução dos índices de mortalidade dos animais, melhoria dos sistemas produtivos e, consequentemente, ao avanço da caprino-ovinocultura no país.

Pesquisar este blog