Selecione o dia...

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Alta da soja ameaça compromisso de não comprar soja produzida em áreas desmatadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101391.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os resultados positivos dos dois primeiros anos da moratória da soja, compromisso assinado por compradores de não comercializar grãos produzidos em áreas de novos desmatamentos na Amazônia, podem não se repetir no período de prorrogação do compromisso, assinada na semana passada - clique aqui para ler a notícia - por representantes do governo, organizações não-governamentais e indústrias.

Indústria defende apoio ao setor agrícola para enfrentar crise de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101393.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O coordenador do departamento de Economia da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Denis Ribeiro, defendeu no último dia 20, em São Paulo, que o governo apóie o setor produtivo. "Tudo gira em torno do alimento, tem que trabalhar em conjunto com a produção agrícola que é o básico", disse ao comentar o anúncio feito pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes de que os investimentos do Plano Agrícola passarão de R$ 58 bilhões para R$ 65 bilhões, na safra 2008/2009.

Tomate seco em conserva: alternativa de pequeno negócio na cozinha da Fispal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101383.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um dos destaques da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) na Fispal Food Service 2008 será o curso de fabricação de tomate seco em conserva ofertado na cozinha experimental da feira. O evento será no Expo Center Norte, em São Paulo, de 23 a 26 de junho. Ele é dirigido ao segmento de food service, formado por quase um milhão de estabelecimentos, e que responde por mais de 22% das vendas das indústrias de alimentos e bebidas.

UnB cria rede estudos para avaliar impacto da alta de preços na segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101392.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A alta dos preços dos alimentos terá impacto desastroso sobre a segurança alimentar da população, afirmou no último dia 21 o professor visitante da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, da Universidade de Brasília (UnB), Nilton Gomes. Na avaliação do professor, a elevação dos preços em escala superior à dos salários faz com que as pessoas passem a se alimentar menos ou, até mesmo, não tenham condições de comer.

Manejo de doenças causadas por Fusarium spp. no maracujazeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101402.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O maracujá-azedo e o maracujá-doce são as espécies de Passifloráceas mais cultivadas no Brasil. Dentre os problemas fitossanitários mais comuns estão a murcha e a podridão-do-pé causadas, respectivamente, por Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae e Fusarium solani.

BRS Deméter: Nova cultivar de cevada cervejeira para o sistema irrigado do Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101401.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Origem

Projeto da Câmara dos Deputados cria selo para empresa sem trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101397.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei 2922/08, da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), cria o Selo de Respeito à Liberdade de Locomoção do Trabalhador para identificar as empresas e instituições que não usam trabalho escravo.

Primeira raça bovina das Américas será atração na Expointer 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101396.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma das maiores atrações da Expointer 2008 será a presença do gado franqueiro, considerada a primeira raça bovina a povoar as Américas. No ano passado, o Parque de Exposições Assis Brasil recebeu apenas dois animais. Este ano, revela o chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, José Arthur Martins, pelo menos dez exemplares franqueiros estarão em Esteio. "O franqueiro é o equivalente ao cavalo crioulo no Estado, ou seja, uma raça rústica e genuinamente campeira", afirma.

Preços recebidos pela agropecuária paulista apresentam alta de 3,53%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101395.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na segunda quadrissemana de junho de 2008, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), referente ao que é pago ao produtor, registrou alta de 3,53%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e os de origem animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 0,76% e 10,39%, respectivamente. Os dados são do Instituto de Economia Agrícola (IEA), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apata) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).

Programa de pesquisa da Embrapa quer aproveitar potencial energético de florestas plantadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101394.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A descoberta de enzimas que permitam a produção em escala e o desenvolvimento de tecnologias de conversão de biomassa em etanol a partir das florestas brasileiras são os principais objetivos do programa Florestas Energéticas na Matriz de Agroenergia Brasileira. O programa está sendo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sob a liderança da unidade Embrapa Florestas, localizada em Colombo, no Paraná.

Kit Treinamento Técnico e Tático de Handebol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28227.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Dividido em duas partes, estes videocursos mostram que o treinamento de handebol pode se tornar mais agradável e proveitoso se for utilizado mecanismos mais dinâmicos. Isso porque eles permitem que os atletas entendam desde cedo, a necessidade da combinação dos elementos fundamentais que compõem o jogo. Em uma fita de vídeo, são apresentados os fundamentos técnicos ofensivos/defensivos e algumas sugestões de ações combinadas para a elaboração do treinamento geral de uma equipe. Em outra fita, são exibidos alguns sistemas defensivos e ofensivos, bem como táticas preliminares.

Kit Treinamento Tático no Futebol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28226.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste videocurso, abordaremos os sistemas de jogos utilizados pelas mais fortes e competitivas equipes do futebol brasileiro e europeu, os sistemas 4x4x2 e 3x5x2. Mostraremos também a aplicação tática, posicionamento correto dos jogadores em campo, exercícios em forma de jogo mais indicados para a preparação dos atletas entre outras informações relevantes para o sucesso do trabalho de uma equipe de futebol.

Germinação pré-colheita em Trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27778.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A germinação pré-colheita (popularmente denominada germinação na espiga) em trigo tem sido apontada como uma das causas de redução da qualidade do trigo brasileiro e constitui problema tanto para o produtor quanto para a indústria - diminui o potencial de rendimento das lavouras, afeta negativamente o PH e, acima de tudo, reduz o valor comercial do grão, pois, dependendo do nível de germinação, esse grão acaba sendo passível de uso apenas para consumo animal.

A cultura do milheto e suas múltiplas funções

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27777.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. O milheto é considerado o sexto cereal mais importante do mundo, depois do trigo, arroz, milho, cevada e sorgo.

Pesquisar este blog