Selecione o dia...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Produção agropecuária maior, renda menor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103702.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ano termina com saldo negativo nas contas do campo. Embora tenha produzido mais, o produtor rural recebeu menos e ainda tem dívidas para pagar. A avaliação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões. A safra de grãos em 2008 deve ser a segunda maior da história do Estado, chegando a 10,26 milhões de toneladas, só perdendo para 2005, mas este esforço do agricultor não foi recompensado.

Avança desapropriação inédita de terra por interesse social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103680.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais um passo acaba de ser dado para que a primeira desapropriação do país por descumprimento de função social da terra seja concluída. O juiz Carlos Henrique Borlido Haddad, da Vara Federal de Marabá (PA), confirmou a concessão de posse da Fazenda Cabaceiras ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Cartório de Imóveis e a Vara Agrária local já receberam notificações sobre o feito; o Estado do Pará também enviou petição e indicou assistente técnico para colaborar no caso.

Fundação Oswaldo Cruz lança atlas digital sobre qualidade da água, saneamento e saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103672.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, lançou o atlas digital Água Brasil, que reúne números a respeito da qualidade da água, saneamento e saúde nos municípios brasileiros.

"América Latina crescerá 2% em 2009", diz especialista alemão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103668.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar da crise financeira e da recessão que afeta tanto os EUA como a Europa, a América Latina continuará crescendo no próximo ano, diz especialista alemão. Em entrevista à Deutsche Welle, Peter Rösler, vice-diretor executivo da Associação Empresarial da América Latina (LAV), com sede em Hamburgo, mostrou-se otimista quando às perspectivas latino-americanas em meio aos embates da crise mundial.

Empreendedorismo traz cultura de trigo para o Sul de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103653.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No início de 2008 os produtores rurais da cidade de Madre de Deus de Minas (MG), localizada a 233 quilômetros de Belo Horizonte e que tradicionalmente cultiva feijão e milho, introduziram na região a cultura do trigo, inédita até então.

Extensionista do Incaper vence o I Prêmio Faes de Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103647.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), Aliamar Comério, ganhou, no dia 15 de dezembro, o primeiro lugar no Prêmio Comarh ? Faes de Meio Ambiente. A homenagem aconteceu no cerimonial Villa Cypreste, em Vitória.

Feijão Caupi em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103586.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O feijão caupi em Rondônia tem sua origem com a imigração nordestina, que incorporou a mão-de-obra, inicialmente da extração de borracha e, posteriormente, do garimpo. Esta imigração trouxe consigo parte dos costumes e da culinária nordestina, que tem o caupi como um de seus principais ingredientes.

Pastagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28601.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A área de pastagem, com espécies cultivadas no Brasil, está em torno de 115 milhões de hectares, destacando-se, nesta categoria o Gênero Brachiaria, enquanto a área com pastagem nativa é de 144 milhões, onde predominam centenas dessas espécies. Abrigam, numericamente: 195 milhões de bovinos, de 18,7 milhões de ovinos, de 10,6 milhões de caprinos, de 9,6 milhões de eqüinos, de 2,0 milhões de muares, de 1,3 milhões de asininos e de 1,5 milhões de bubalinos. Estes números denotam uma taxa de lotação de 0,91 cabeça por hectare.

Operação e Manutenção de Motosserras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28600.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apesar da grande evolução do setor florestal, a motosserra continua sendo uma máquina indispensável nas empresas florestais e, principalmente, nas propriedades rurais, onde os serviços prestados por elas são enormes. Este manual visa contribuir para a pesquisa no curso de Engenharia Florestal, como fonte de informação para estudantes, técnicos e operadores na atividade de corte florestal ligados às empresas florestais, e a todos os trabalhadores que utilizam a motosserra para a realização de seus trabalhos.

Pesquisar este blog