Selecione o dia...

sexta-feira, 11 de abril de 2014

IBGE reduz em 0,5% previsão de safra para 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228633.htm
[ ECONOMIA ] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reduziu em 0,5% a previsão de safra de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano. Os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de março estimam uma produção de 189,4 milhões de toneladas para este ano, cerca de 900 mil toneladas a menos que a safra de 2014 prevista no levantamento de fevereiro.

CTNBio aprova liberação de mosquito transgênico contra dengue

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228635.htm
[ TECNOLOGIA ] A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou ontem (10/04/14), por 16 votos a 1, a liberação comercial da linhagem OX513A do Aedes aegypti, mosquito geneticamente modificado para controlar a população do vetor do vírus da dengue e, assim, combater a doença. Desenvolvida pela empresa britânica Oxitec, a tecnologia consiste na inserção de dois genes em mosquitos machos, que, após serem liberados na natureza, copulam com fêmeas da população original e geram descendentes que não conseguem chegar à fase adulta. As crias do OX513A também herdam um marcador que os torna visíveis sob uma luz específica. Segundo a companhia, isso facilita o monitoramento em campo e assegura o controle dos insetos.

Inflação de alimentos é choque temporário, diz Tombini em Washington

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228634.htm
[ ECONOMIA ] O presidente do Banco Central do Brasil (BC), Alexandre Tombini, reconheceu ontem (10/04/14), em Washington, Estados Unidos, que o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) do mês de março foi elevado e culpou os alimentos e as passagens aéreas pelo que chamou de "choque de preços temporário". O economista está nos Estados Unidos para o encontro semestral do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), que começa hoje.

Práticas para uso eficiente de fertilizantes fosfatados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228621.htm
[ TECNOLOGIA ] O Cerrado brasileiro é considerado hoje uma das maiores fronteiras agrícolas do mundo e referência internacional em produtividade, com destaque para soja e milho, cuja produtividade é superior à média brasileira. Mas a alta produção nas últimas safras agrícolas tornaram-se possíveis com a correção da acidez dos solos da região e a adição de fertilizantes de forma adequada, já que os solos do Cerrado são naturalmente de baixa fertilidade. Um dos destaques da pesquisa, que vem sendo constatado nos últimos anos, é a possibilidade de alterar a forma de aplicação do fertilizante que tradicionalmente é aplicado no sulco de semeadura no momento do plantio das culturas. Os resultados das pesquisas estão demonstrando que é possível utilizar fertilizantes fosfatados a lanço sem reduzir a produtividade da soja e do milho.

Néctar produzido pelo ingá é alternativa para o controle biológico de pragas do cafeeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228636.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisas realizadas no município de Araponga, Zona da Mata Mineira, apontam o plantio consorciado de café com plantas que possuem nectários extraflorais (estruturas produtoras de néctar que não estão diretamente relacionadas à polinização), como o ingá, como alternativa para aumentar o controle natural de pragas.

Produção de energia doméstica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228626.htm
[ ECONOMIA ] Demorou, mas hoje o Brasil possui regras que permitem a qualquer cidadão produzir energia elétrica em casa. A maioria dos projetos já em funcionamento aproveita a luminosidade do sol, abundante em praticamente todo o país. Pelas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, a produção excedente pode ser jogada na rede de distribuição da cidade. Ao fazer isso, a pessoa recebe créditos da operadora que podem ser utilizados em um período de até 36 meses.

Aeromodelos são usados para detectar pragas nas plantações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228625.htm
[ TECNOLOGIA ] Antes considerados brinquedos de luxo, os aeromodelos, também chamados de Vants, veículos aéreos não tripulados, ganharam uma nova e importante utilidade na agricultura. Uma pesquisa da Embrapa Instrumentação de São Carlos, aqui no interior paulista, transformou as mini aeronaves em olhos biônicos, capazes de detectar pragas e outros problemas nas plantações.

Cada vez mais gente trabalha em casa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228624.htm
[ ECONOMIA ] O número de pessoas que trabalham em casa aumenta a cada dia. O chamado home office é uma alternativa lucrativa para as empresas, e que pode aumentar a produtividade dos funcionários.

Produção de mel com abelhas sem ferrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228623.htm
[ ECONOMIA ] Com baixo custo e alta rentabilidade, a produção de mel de abelhas sem ferrão torna-se cada vez mais uma boa alternativa de renda aos agricultores familiares. Quem comprova é o José Nelson Nunes que desde criança lida com a abelha jataí e já faz uma década que passou a comercializar a produção.

Criação de codornas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228622.htm
[ TECNOLOGIA ] Você sabe o que é Coturnicultura? Num primeiro momento, sem saber do que se trata, dá a impressão de que é o fabrico de botinas militares, mais conhecidas como coturnos. Mas não é nada disso. A coturnicultura nada mais é que a criação de codornas. No Vale do rio Taquari, no Rio Grande do Sul, alguns agricultores se dedicam à criação dessas aves para melhorar a renda. Confira na reportagem.

Pesquisar este blog