Selecione o dia...

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Brasil pode chegar a 2050 produzindo 400 milhões de toneladas de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220711.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil tem condições de produzir 400 milhões de toneladas de alimentos até 2050, contribuindo significativamente para o cumprimento da meta de produção mundial de 2,8 bilhões de toneladas estimada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para alimentar as cerca de 9 bilhões de pessoas que habitarão o planeta em 2050.

Ruralistas miram além da revisão do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220712.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um dos temas mais chamativos neste ano legislativo que se inicia é, sem dúvida, a revisão do Código Florestal. Depois de ter sido aprovada na Câmara dos Deputados e alterada no Senado Federal ao longo de 2011, a proposta será novamente apreciada por deputadas e deputados federais e poderá ser levada a plenário logo no início de março. Caso seja aprovada, seguirá para o Palácio do Planalto que, no processo de sanção final, dispõe ainda da prerrogativa de vetar aquilo que julgar impróprio no texto que lá chegar.

Nitrogênio aumenta período de maturidade de folhas e produtividade agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220709.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP), pesquisa mostra que o nitrogênio do solo, ao estimular o crescimento das plantas, reduz o acúmulo de açucares nas folhas, fazendo com que permaneçam no estado de maturidade por mais tempo. A mudança verificada no trabalho do biólogo Mauro Marabesi permite que as árvores realizem mais fotossíntese e absorvam mais carbono em suas copas, além de poder aumentar a produtividade de espécies agrícolas.

Uso de produtos da agricultura familiar na merenda escolar beneficia produtores, escolas e estudantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220705.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma diversidade de pratos, bebidas e sobremesas saudáveis e nutritivos vão incrementar o cardápio da merenda escolar de 55 escolas estaduais de Caxias do Sul a partir do início do ano letivo. Durante quatro dias (de 7 a 10 de fevereiro de 2012), cem merendeiras das escolas participaram de capacitações com extensionistas da Emater/RS-Ascar, promovidas pela Instituição e pela 4ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), na Escola Melvin Jones.

Espanhóis terão o mesmo tratamento que os brasileiros recebem na Espanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220713.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir do dia 2 de abril, o Brasil passará a tratar os viajantes espanhóis da mesma forma que o serviço de imigração da Espanha trata os brasileiros que tentam entrar no país europeu. De acordo com a decisão do Ministério das Relações Exteriores (MRE), serão exigidos dos espanhóis, além do passaporte válido por pelo menos seis meses, passagem de volta com data marcada, comprovação de reserva em hotel ou alojamento e dinheiro suficiente para se manter no país pelo período declarado.

Embrapa disponibiliza cultivares de trigo para incentivar a produção nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220710.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O trigo é considerado um dos alimentos mais importantes na dieta humana. Da farinha de trigo se faz pão, bolo, pizza, massas, biscoitos, entre outros produtos que integram a nossa alimentação. Atualmente é possível encontrar mais de mil tipos de massas e estima-se que cerca de 50% do trigo consumido no Brasil é usado na fabricação de pães.

Resultados da Nova Cara da Pobreza Rural serão divulgados em março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220708.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No mês de março de 2012 a Série DRS apresenta os principais resultados do projeto de cooperação técnica A Nova Cara da Pobreza Rural no Brasil. Dividida em dois volumes, a publicação aborda quais são os alcances e os limites das políticas públicas, detalha as características regionais da pobreza e mostra como a situação evoluiu na América Latina.

Ministro da Agricultura prevê aumento da exportação de carnes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220707.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mendes Ribeiro, afirmou no dia 9 de fevereiro, em São Paulo, que 2012 será um ano "bom" para o setor de carnes brasileiro. Em visita à União Brasileira de Avicultura (Ubabef), ele disse que prevê aumento das vendas para a União Europeia (UE) e China e até o fim do embargo russo à carne brasileira, embora reconheça que, neste caso, a negociação é mais difícil e demorada.

Expobor 2012 sedia mais um congresso brasileiro de tecnologia da borracha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220706.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Expobor 2012 - 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, que acontece de 11 a 13 de abril, em São Paulo (SP), mais uma vez será o fórum para as grandes questões que envolvem toda a cadeia produtiva da borracha. Parte desta discussão passa pelo já tradicional Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que chega à 14ª edição.

Só em 2014 oferta de boi em Mato Grosso retoma patamares de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220704.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A projeção da Acrimat - Associação dos Criadores de Mato Grosso - é de que os próximos três anos a oferta de boi gordo em Mato Grosso retome os patamares de 2008, quando foram abatidos 4,644 milhões de cabeças de machos, porém menor do que o de 2007 que foi de 4,755 milhões. A projeção é de que em 2014 o estoque de machos chegue a 4,614 milhões, um aumento de 16,8% com relação a oferta de 2011.

Pesquisar este blog