Selecione o dia...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Avanços na agricultura do arroz no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231292.htm
[ VIDEOS ] Avanços na agricultura do arroz traz um novo retrato de cidade no Rio Grande do Sul.

Sancionada lei que exige eclusa em rios para corrigir desnível causado por barragem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231289.htm
[ POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que obriga a construção de eclusas junto a hidrelétricas em rios de potencial energético - Lei 13.081/15. As eclusas corrigem o desnível causado pela barragem das hidrelétricas e restabelecem a navegação dos rios.

Micro e pequenas empresas têm até o dia 30 para aderir ao Simples Nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231285.htm
[ ECONOMIA ] As micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao novo Simples Nacional terão até o dia 30 de janeiro de 2015 para fazer o pedido. Criado em 2006, o programa possibilita o pagamento de até oito tributos federais em apenas uma guia, podendo reduzir em até 40% o imposto.

Implantação de viveiros e produção de mudas florestais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231293.htm
[ TECNOLOGIA ] Mudas florestais de qualidade dependem de viveiros bem planejados, sementes de qualidade fisiológica e genética e um bom processo de produção. Um viveiro de produção de mudas florestais de espécies nativas tem as mesmas necessidades de um viveiro de espécies comerciais: boa estrutura, disponibilidade de água de qualidade, iluminação solar intensa, fácil acesso e boa drenagem. E a estrutura precisa contar com um bom local para armazenamento de sementes e estufas para as diversas fases de formação das mudas. Durante toda a fase de viveiro, além dos cuidados com a produção da muda, o viveirista tem que estar atento à ocorrência de pragas e doenças.

O estranho mundo vivo do interior de um queijo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231291.htm
[ TECNOLOGIA ] Há muitos anos, o queijo nada mais era do que apenas um dos recursos para se prolongar a vida útil do leite. Hoje, é um dos alimentos mais apreciados do mundo e representa um território fértil para quem gosta de experiências gastronômicas, com versões como o stilton salpicado de ouro ou o casu marzu, povoado por larvas de mosca vivas e típico da ilha da Sardenha, na Itália.

Reforma Agrária: entenda a disputa entre ministros Kátia Abreu e Patrus Ananias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231290.htm
[ POLITICA ] As primeiras declarações dos novos ministros Kátia Abreu (Agricultura) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) colocaram em evidência as diferenças que existem entre as duas pastas. Enquanto o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem historicamente foco maior nos grandes produtores, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) funciona como o contraponto, dando especial atenção à população rural mais pobre.

BNDES financiará primeira fábrica de equipamentos para energia solar do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231288.htm
[ TECNOLOGIA ] O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 26 milhões para a Pure Energy implantar a primeira fábrica de painéis fotovoltaicos do Brasil. O empreendimento será construído no município de Marechal Deodoro (Alagoas).

Agronegócio pode ganhar impulso com nova tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231287.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma aeronave não tripulada pode mudar a forma de se fazer agronegócio no Brasil ao possibilitar observação e reconhecimento territorial de forma contínua, dia e noite, e também a coleta ininterrupta de dados. O ScanEagle, é o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) da Boeing com inovação e tecnologia de ponta e que pode ser um grande auxiliar do agronegócio brasileiro.

Produtores lançam marca Região do Queijo da Canastra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231286.htm
[ ECONOMIA ] A cidade de São Roque de Minas, no centro-oeste mineiro, foi palco do lançamento da marca Região do Queijo da Canastra. A iguaria é um dos mais legítimos representantes da gastronomia mineira, tombada como Patrimônio Cultural e certificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com o selo Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem.

Commodities têm queda de 1,24% em dezembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231284.htm
[ ECONOMIA ] O índice que acompanha os preços das commodities (produtos primários com cotação internacional) teve, em dezembro, queda de 1,24%, na comparação com novembro. De janeiro a dezembro, o Índice de Commodities Brasil (IC-Br), medido mensalmente pelo Banco Central (BC), aumentou 5,47%. O IC-Br é calculado com base na variação em reais dos preços de produtos primários negociados no exterior. Para isso, o BC observa os produtos relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.

Pesquisar este blog