Selecione o dia...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"Território da Reforma" fortalece produção e comércio de pequenas propriedades rurais de MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102971.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "O pequeno produtor não tem condição de contratar consultoria", disse o presidente do Sindicato Rural de Nioaque, Sandro Mendonça, satisfeito com o lançamento do projeto Território da Reforma, hoje (23/10) na Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). Produtores de Nioaque e outras dez cidades do Estado terão mais do que consultoria. Eles serão capacitados a gerir melhor as suas propriedades, a fazer parceiras e utilizar inovações tecnológicas de forma que o mercado local seja fortalecido.

Congresso de Produção Animal divulga relação de trabalhos selecionados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102968.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Já está disponível no site V Congresso Nordestino de Produção Animal a relação dos trabalhos aprovados para o Congresso, que será realizado de 24 a 27 de novembro no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. Foram selecionados 801 dos 890 trabalhos inscritos. As áreas que receberam o maior número de trabalhos foram nutrição de ruminantes, forragicultura e melhoramento animal de caprinos e ovinos.

Problemas com campesinos trazem produtores paraguaios para Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102964.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As invasões de propriedades rurais de brasileiros no Paraguai estão assustando os produtores rurais paraguaios. Cerca de 10 pecuaristas e agricultores estiveram conversando com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Ademar Silva Junior, hoje (23/10) sobre as medidas que os produtores brasileiros estão tomando contra as invasões de terras para usar de modelo contra as invasões que estão se espalhando no Paraguai.

Inscrições abertas para o curso de boas práticas de fabricação de laticínios da Epamig

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102961.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará o curso Boas práticas de fabricação na indústria de laticínios, no dia 31 de outubro, na Epamig Zona da Mata, em Viçosa (MG). O objetivo é fornecer subsídios teóricos e práticos para a implementação das boas práticas de fabricação na indústria de laticínios a proprietários, gerentes, funcionários e manipuladores de alimentos de agroindústrias de laticínios, profissionais de áreas afins e estudantes.

Famasul propõe medida do uso de Boitel com segurança

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102960.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Sistema Brasileiro de Identificação Bovina e Bubalina (Sisbov) deve responder, a partir do dia 27, à solicitação que visa equacionar um problema que traz transtornos aos produtores rurais, o uso de estabelecimentos para confinamento dos bovinos destinado ao abate, conhecidos como "Boitel".

Epamig divulga novas tecnologias de produção de cana-de-açucar em dia de campo no dia 30

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102959.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) apresentará no próximo dia 30, na Fazenda Experimental Santa Rita (FESR), em Prudente de Morais (MG), durante o 3º Dia de Campo "Cana-de-Açúcar", novas tecnologias de produção sob condições de irrigação e sequeiro, para alimentação de bovinos aos produtores rurais, engenheiros agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários, professores, pesquisadores, extensionistas, técnicos agropecuários e estudantes da área de ciências agrárias.

Produtores rurais analisam impacto da crise financeira na produção de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102958.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, participa hoje (23/10), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) da reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas. A reunião começa as 10 horas (horário de Brasília) e segue até as 18 horas. O objetivo é discutir o impacto da crise da economia mundial e a diminuição no uso de insumos e da tecnologia nas lavouras, além das dificuldades no acesso ao crédito para o plantio.

Epamig lidera ranking de bolsas de incentivo à pesquisa na Fapemig

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102957.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Das 93 propostas aprovadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para Bolsa de Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, destinada aos servidores públicos estaduais, 42 são de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a primeira colocada no ranking, o que corresponde a 45% do total das bolsas concedidas.

Projeto que estimula produção sustentável em pequenas propriedades de MS será lançado hoje (23) na Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102956.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Território da Reforma, projeto que vai desenvolver pequenas propriedades rurais em 11 municípios do Estado será lançado hoje (23/10), às 14 horas, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). O investimento superior a R$ 1,4 milhão beneficiará mais de 13 mil agricultores familiares (8.812 produtores assentados), 358 famílias de pescadores, três comunidades remanescentes de quilombos e seis comunidades indígenas. Os produtores serão capacitados em gestão e uso de novas tecnologias e estimulados a agir em cooperação. O mercado também será fortalecido com ações voltadas à diversificação e sustentabilidade da produção.

Projeto da Cãmara Federal permite trocar aposentadoria por outra mais vantajosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102949.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei Complementar 396/08, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que permite aos aposentados do Regime Geral de Previdência Social renunciar ao benefício e manter a contagem do tempo de contribuição para receber outra aposentadoria, mais vantajosa.

MP autoriza Banco do Brasil e Caixa a comprar ativos de instituições financeiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102948.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Está na edição de ontem (22/10) do Diário Oficial da União a autorização do governo para que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal comprem ativos de instituições financeiras. A Medida Provisória nº 443 autoriza a criação da empresa Caixa ? Banco de Investimentos S.A., sociedade por ações, subsidiária integral da Caixa Econômica Federal, com a finalidade de explorar atividades de banco de investimento.

Ministério do Desenvolvimento Agrário lança programa de inclusão digital no meio rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102947.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, lançou ontem (22/10), em Belém (PA), o Projeto Territórios Digitais, concebido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para promover a inclusão digital no meio rural brasileiro. De Belém, o ministro e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, vão falar com representantes de parceiros do Projeto que estarão nas duas primeiras Casas Digitais do Pará, instaladas no Projeto de Assentamento (PA) 17 de Abril, no município de Eldorado do Carajás - Território da Cidadania do Sudeste Paraense -, e na comunidade das Pedras, no município de São Sebastião da Boa Vista - Território da Cidadania do Marajó.

Comércio de fertilizantes cresce e supera 18 milhões de toneladas em nove meses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102945.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Entre os meses de janeiro e setembro de 2008, o comércio de fertilizantes foi de 18,1 milhões de toneladas. No mesmo período do ano passado, o volume registrado foi de 17,5 milhões de toneladas, o que equivale ao crescimento de 3,8%. A produção permaneceu a mesma nos dois anos, ao apontar 7,2 milhões de toneladas. As importações aumentaram de 12,7 milhões de toneladas, em 2007, para 13,6 milhões de toneladas em 2008. As exportações passaram de 520 mil toneladas, nos primeiros nove meses do último ano, para 397 mil toneladas, até setembro de 2008.

Secretaria da Receita Federal oferece curso a distância sobre o Simples Nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102943.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) oferecem ao cidadão curso de ensino a distância sobre o Simples Nacional. O curso leva maiores conhecimentos sobre o regime simplificado, propiciando um melhor entendimento do sistema pela pessoa jurídica optante ou para aquela que pretende optar.

Cultivo de cogumelos será tema de curso da Embrapa em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102942.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne ? de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove, no período de 11 a 15 de novembro, o Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais. O objetivo é capacitar os participantes na tecnologia chinesa Jun-Cao, adaptada para o Brasil, que torna mais econômica a produção desses fungos, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais.

Nova publicação da Embrapa é lançada sobre potencial de espécies do Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102940.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Cerrados, acaba de lançar o segundo volume da publicação Cerrado: Ecologia e Flora, destinada à valorização, à conservação e ao estímulo ao uso sustentável dos recursos naturais do bioma. A iniciativa, realizada com o apoio do Departamento de Conservação da Biodiversidade da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), é resultado de mais de dez anos de estudos de renomados especialistas na área, pertencentes às Unidades da Embrapa e a instituições de pesquisa, como a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Braquiária pode substituir a "grade" do Plantio Direto no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102937.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O "desenvolvimento sustentável" representa um dos desafios para a humanidade, no sentido de aprimorar sistemas de produção que proporcionem maior produtividade, com preservação dos recursos naturais. O Sistema Plantio Direto, introduzido no Brasil na década de 70, é um bom exemplo de sustentabilidade. Passou por várias adaptações, mas ainda existem aprimoramentos a serem postos em prática, principalmente na sucessão soja e milho safrinha do Centro-Oeste brasileiro.

Treinamento de Barista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28467.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Barista é o nome dado ao profissional que domina a arte de preparar um bom café espresso, drinks e bebidas à base de café. Esta profissão está passando por um momento de grande valorização, pois o café está sendo redescoberto como uma bebida especial e tem crescido o número de cafeterias. O barista também pode ser contratado por hotéis, restaurantes, supermercados e promotores de eventos e festas.

Treinamento de Babá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28466.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Ter crianças em casa é poder desfrutar de momentos felizes e prazerosos. Mas é também ter a responsabilidade de oferecer à criança uma série de cuidados indispensáveis, o que requer conhecimento disponibilidade e tempo. Este videocurso, constituído de um filme e um manual, foi produzido para auxiliar os pais no treinamento de uma babá para que ela possa realizar um trabalho profissional, responsável e competente junto à criança.

Pesquisar este blog