Selecione o dia...

terça-feira, 11 de março de 2008

Calculando e atribuindo os benefícios da pesquisa de melhoramento de variedades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27570.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Calculando e atribuindo os benefícios da pesquisa de melhoramento de variedades: O caso da Embrapa - A Embrapa vem usando medidas formais de avaliação para subsidiar o estabelecimento de incentivos às equipes e a alocação de recursos para a atividade de Pesquisa e Desenvolvimento. Este livro é resultado do projeto desenvolvido pelas equipes da Embrapa e do Instituto Internacional de Pesquisa de Política de Alimentos - IFPRI, visando o aprimoramento de metodologias que permitem à empresa avaliar o impacto dos seus produtos (conhecimentos e tecnologias) em termos econômicos. ambientais e sociais, neste caso foram estudados três produtos: o arroz de terras altas, o feijão e a soja.

Novo suíno light irá propiciar ganho de 11,3 milhões de reais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100198.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um ganho de 11,3 milhões de reais, em 2008, para a suinocultura brasileira é o que se prevê com a nova linhagem MS 115 que a Embrapa Suínos e Aves e a Aurora lançaram ontem, 10 de março, na Vitrine de Tecnologias montada pela Embrapa na Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque (RS). Trata-se da terceira geração do suíno light.

Produtores estão ansiosos para plantar milho transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100199.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agricultores estão ansiosos para iniciar a produção de espécies de milho transgênico, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Odacir Klein. No último dia 4, decisão do Tribunal Regional Federal da 4º Região de Porto Alegre manteve a liberação para o comércio da espécie modificada Liberty Link.

Instrução Normativa sobre fertilizantes orgânicos está em consulta pública

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100197.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial do último dia 7 portaria que coloca em consulta pública o projeto de Instrução Normativa (IN) para as normas sobre as especificações, garantias, tolerâncias, registro, embalagem e rotulagem dos fertilizantes orgânicos simples, mistos, compostos, organominerais e biofertilizantes destinados à agricultura.

IZ e APTA lançarão o Programa de Consolidação de Ovinocultura, na Feinco 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100196.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na produção ovina, a carne de cordeiro é a de maior interesse na região Sudeste do Brasil. Para atender a esta demanda a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), através do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) e dos Pólos APTA, vinculados a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), lançará, oficialmente, o ?Programa de Consolidação de Ovinocultura no Estado de São Paulo?, na 5ª edição da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco). O evento ocorre de 11 a 15 de março, no Centro de Exposições de Imigrantes, em São Paulo (SP), a partir das 9 horas.

Tilápia: um potencial econômico nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100228.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande destaque no cenário aquícola mundial, principalmente junto às criações de peixes e camarões em cativeiro. As criações de peixes nativos já se destacam no cenário nacional, no entanto, o peixe de maior importância econômica na cadeia produtiva brasileira é a Tilápia. Observa-se um aumento significativo na produção dessa espécie no Brasil, particularmente junto às criações intensivas em sistemas do tipo tanques-rede nos grandes reservatórios privados e governamentais.

HidroAll percorre o país com palestra inédita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100227.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A HidroAll do Brasil, empresa líder na comercialização e desenvolvimento de produtos agropecuários a base de compostos clorados orgânicos, realiza palestras em todo o território nacional sobre os resultados do controle microbiológico na água bebida pelos animais.

Ministro da Agricultura da Indonésia visita Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100224.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministro da Agricultura da Indonésia, Anton Apriyantono, visitou hoje (11/3) a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, localizada em Brasília, DF, acompanhado de uma comitiva de cerca de 20 pessoas, composta de cientistas e representantes de instituições governamentais daquele país. O Brasil e a Indonésia ainda não têm projetos em colaboração na área agrícola e o objetivo da visita foi conhecer as pesquisas desenvolvidas pela Unidade para definir possíveis áreas de colaboração.

Seminários abordam barraginhas e lagos lonados em comunidades quilombolas do Norte de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100214.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As barraginhas e os lagos de múltiplo uso ou lagos lonados, tecnologias simples que vêm mudando a rotina de falta d?água em diversas regiões brasileiras, principalmente no Semi-Árido, serão temas de seminários que acontecem amanhã, 12 de março, em comunidades quilombolas dos municípios mineiros de Minas Novas e Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha.

Brasil e do Reino Unido fazem balanço do Ano da Ciência e Inovação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100211.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O professor John Beddington, Conselheiro-Chefe para Assuntos Científicos do Governo Britânico, e Sérgio Rezende, Ministro da Ciência e Tecnologia, participam de encontro para a apresentação de resultados do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência e Inovação, parceria inédita firmada entre os governos do Brasil e do Reino Unido.

Tortuga apresenta novas tecnologias para suinocultura e pecuária de leite durante a Expodireto Cotrijal 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100209.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Produtos lançados recentemente pela Tortuga direcionados à nutrição de bovinos de leite e leitões lactentes e desmamados são destaque no estande da empresa na Expodireto Cotrijal 2008, que acontece de 10 a 14 de março, em Não-me-toque (RS). Com mais de 130 mil visitantes no ano passado a feira consagra-se como vitrine do agronegócio na região, onde predomina a cultura de soja, suinocultura e pecuária de leite.

Curso gratuito prepara técnicos para o cultivo de pinhão manso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100208.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A chegada do biodiesel na região de Uberlândia (MG), principalmente com o investimento de grandes empresas do exterior como a Swiss British Fiduciary Trust Center ? GAR (Global Agricultural Resourses) da Suíça, por exemplo, vai demandar, em curto prazo, a contratação de técnicos por instituições e organizações que estimulam a plantação de oleaginosas na região.

Palestra sobre a DAP reúne contadores e produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100206.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Cerca de 200 pessoas entre contabilistas e produtores rurais ocuparam praticamente todos os lugares do auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) na noite do último dia 10, para assistir a uma palestra sobre o ?Preenchimento, Importância e Prazo da Entrega da DAP ? Declaração Anual do Produtor?.

Ocorrência de Aleurothrixus aepim (Goeldi, 1886) (Hemiptera: Aleyrodidae) em Cruz das Almas, BA*

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100204.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As moscas-brancas são pragas tanto de plantas ornamentais como de cultivos, sendo encontradas em quase todas as regiões onde se cultiva a mandioca. Nessa cultura, já foram identificadas as espécies Aleurotrachelus socialis, Aleurodicus dispersus, Aleurothrixus aepim, Aleuronudus sp., Bemisia tabaci, B. tuberculata, B. afer, Paraleyrodes sp., Trialeurodes abutilonea, T. variabilis e Tetraleurodes sp.

Embrapa trabalha em áreas de projeto de assentamentos rurais na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100203.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Numa ação conjunta entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e o Programa de Assessoria Técnica Ambiental e Social (ATES) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vários Projetos de Assentamentos (PAs) rurais baianos foram beneficiados com a implantação de Unidades de Material Básico Propagativo (UMBP) de fruteiras tropicais selecionadas, destacando o umbuzeiro, a umbucajazeira, a mangueira e a aceroleira.

Mandioca é tema de reunião técnica da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100202.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realiza, nos dias 11 e 12 de março, na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE), a terceira reunião de planejamento do projeto ?Melhoramento de mandioca para biofortificação e para a indústria de farinha e fécula?, liderado por Wania Fukuda, pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA) responsável pelo programa de melhoramento genético de mandioca da instituição.

Certificação é coisa para europeu ver ou uma necessidade atual?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100191.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Data de alguns anos o início de uma novela que vem mostrando seus capítulos de tempos em tempos. Trata-se da exigência da União Européia de certificação da carne bovina. A Europa tem uma população idosa e com razoável poder aquisitivo, que deseja viver mais e para tanto tem uma preocupação crescente com a segurança alimentar.

OrganicsNet: mais acesso ao Mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100190.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] No mundo inteiro, os produtos orgânicos vêm assumindo grande importância, representando nova escolha no estilo de vida, sobretudo entre consumidores de maior renda. Por que isto? Pelo fato de a preocupação com a saúde e a alimentação assumirem um binômio inquestionável.

SNA lança projeto OrganicsNet em parceria com o BID

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100189.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e sua Incubadora de Agronegócios, em parceria com o Fundo Multilateral de Investimento (MIF - Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID), o International Development Research Centre (IDRC), e o Sebrae no Rio de Janeiro, lançam, no próximo dia 17 de março, a partir das 9h, o projeto OrganicsNet - "Rede Comunitária Para Acesso ao Mercado Pelos Produtores Orgânicos?. O evento terá lugar no auditório da SNA, no centro do Rio de Janeiro (Av. General Justo 171, 2º andar).

Como Produzir Licor e Xarope

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28021.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os licores e os xaropes caseiros são muito apreciados e têm um bom potencial de mercado. Além disso, esses produtos permitem a conservação e o aproveitamento do excesso de frutas na época da safra e o aumento da renda familiar, pela sua comercialização. Na primeira parte desse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você aprenderá como fazer: licor de banana; licor de jabuticaba; licor de laranja; licor de leite; licor de pequi; cointreau; e, xarope de maracujá.

Como Produzir Geléias e Polpadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28020.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Existe hoje uma grande procura por produtos naturais, sem aditivos químicos. Por isso, o mercado para as geléias, polpadas e outros doces fabricados de forma artesanal, é muito grande, com tendência a crescer cada vez mais. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, ensinam passo-a-passo como fazer geléias de: goiaba; jabuticaba; tangerina e maracujá. A polpada é uma mistura de fruta amassada, cozida em açúcar até ficar consistente e homogênea. Você aprenderá a fazer polpada de: banana com abacaxi; mamão; morango e mista (cenoura, banana, laranja e limão). As tecnologias mostradas poderão ser estendidas a outras frutas.

Sistema Agroindustrial do Leite no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27569.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A abertura do mercado brasileiro aos derivados importados fez com que a concorrência de produtos nacionais e importados ficasse mais acirrada, o que tem conduzido as empresas à recionalização de seus processos industriais e à redução de custos. Com o crescimento do consumo do leite longa vida, produto que trouxe novas fronteiras nacionais da produção de leite e a granelização da coleta de leite nas fazendas.

Pesquisar este blog