Selecione o dia...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Programa Inclusão Digital Rural atende mais de 6 mil produtores em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220350.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Implantado em 2010 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o programa Inclusão Digital Rural vem preparando jovens e famílias rurais para entrarem no mundo virtual e, assim, ficarem informados e atualizados sobre tudo o que acontece no setor agropecuário.

ProUni oferta de 195 mil bolsas e inscrições serão abertas em 14 de janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220353.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estarão abertas em 14 de janeiro de 2012 as inscrições de candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC). O período se estenderá até o dia 19 do mesmo mês. A oferta para o primeiro semestre de 2012 é de 195.030 bolsas - 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.

Ferroeste vai dobrar capacidade com cinco novas locomotivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220351.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pela primeira vez desde que foi criada, em 1988, a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste) investirá na compra de locomotivas próprias. A aquisição de cinco novas máquinas, que acaba de ser autorizada pelo governador Beto Richa, dobrará a capacidade de tração da empresa e é mais um passo no processo de recuperação da Ferroeste iniciado em 2011. Serão investidos R$ 8 milhões, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) do Estado.

Embrapa intensifica Programa de Perdas na Colheita de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220336.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Apesar de não haver um diagnóstico sobre as perdas durante a colheita de soja, no Brasil, há relatos de lavouras que chegam a perder até quatro sacas de soja por hectare. No entanto, para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecurária e Abastecimento (MAPA), as perdas toleráveis durante a colheita de soja devem estar entre 0,7 e 1 saca (42 a 60 quilos) por hectare.

Bahia Livre de Influenza e Newcastle nos plantéis avícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220352.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), encerrou o ano de 2011 com mais um resultado positivo: a classificação do Estado no grupo "B" na área de sanidade avícola do sistema de defesa sanitária animal e a certificação dos plantéis avícolas baianos como livres das doenças de Newcastle e Influenza Aviária.

Utilização de Guia Florestal é obrigatória no estado de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220347.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A secretária adjunta de Mudanças Climáticas de Mato Grosso (MT), Suely Bertoldi disse no dia 27 de dezembro de 2011, a respeito da revogação da Portaria nº 30, de março de 2006, que esta foi a primeira portaria a disciplinar o transporte de produtos florestais no estado de Mato Grosso. "Após a Portaria 30/2006, foi publicado o Decreto 8189/2006, que passou a disciplinar o transporte por meio das Guias Florestais (GF). Em momento algum o Estado de Mato Grosso está liberando o transporte de produtos florestais sem a devida documentação, ou seja, a Guia Florestal".

Desenvolvimento de sistemas de cultivo mais sustentáveis para a mandioca ? a experiência do Plantio Direto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220335.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A mandioca é cultivada em todas as regiões do Brasil, sendo responsável pela manutenção da segurança alimentar de muitas populações e também assume grande importância econômica na produção de alimentos, renda e empregos. O sistema convencional de cultivo de mandioca, prevalecente no Brasil promove o intenso revolvimento do solo nas fases de preparo para o plantio, com o uso intensivo de arações e gradagens, e de colheita. Tais práticas intensificam os processos de erosão do solo (Fig.1), a degradação da matéria orgânica e o aumento da emissão de CO2 para a atmosfera, culminando, na maioria dos casos, na redução da qualidade do solo.

Pesquisar este blog