Selecione o dia...

sábado, 25 de dezembro de 2010

Método estatístico da Esalq mede instantaneamente fertilidade do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216595.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um método estatístico capaz de predizer a fertilidade do solo destinado à plantação de cana-de-açucar desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, ganhou espaço na revista Soil Science Society of America Journal (July-August 2010), publicação internacional especializada em ciência do solo. A metodologia pode ser aplicada para a determinação rápida e exata da fertilidade do solo, além de melhor seleção e exploração de áreas adequadas para a produção da planta.

Orçamento de 2011 atende a reivindicações do setor agropecuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216599.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Plenário do Congresso Nacional aprovou na noite do dia 22 de dezembro de 2010 o relatório do Orçamento da União para 2011 com emendas que atendem a uma série de reivindicações do setor agropecuário. Uma das emendas garantiu recursos adicionais de R$ 300 milhões para a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que contará, no total, com R$ 5,2 bilhões no ano que vem.

Congresso promulga prorrogação do Fundo de Combate à Pobreza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216593.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Mesa do Congresso, senador José Sarney, promulgou no dia 22 de dezembro de 2010 a Emenda Constitucional 67/10, que prorroga por tempo indeterminado o prazo de vigência do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. A proposta - PEC 507/10 - que originou a emenda constitucional foi aprovada pela Câmara no dia 14/12. O fundo está previsto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e sua vigência terminaria em 31 de dezembro deste ano.

Início dos trabalhos de criopreservação na Embrapa Mandioca e Fruticultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216552.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A Embrapa Mandioca e Fruticultura tem suas ações de pesquisa voltadas para o melhoramento genético de mandioca e fruteiras tropicais. Dessa forma, como suporte fundamental para o trabalho realizado, a empresa mantém bancos de germoplasma de abacaxi, acerola, banana, citrus, maracujá e mandioca, totalizando 3.991 acessos, sendo 2.191 de fruteiras e 1.800 de mandioca. A exceção de abacaxi e banana, que possuem uma duplicata de segurança in vitro de parte dos acessos conservados, os demais bancos encontram-se apenas em condições de campo e sua manutenção vem se tornando complicada e onerosa.

Instituto Lula deve abrir até o fim de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216602.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Lula pretende inaugurar seu instituto até o fim de abril de 2011. Ele sugeriu a assessores que usem a estrutura de sua antiga ONG, o Instituto Cidadania, para acelerar a criação da entidade que comandará após deixar o Palácio do Planalto. O plano é aproveitar o registro da ONG, que foi desativada depois da sua posse, para fazer pagamentos e contratar os primeiros funcionários do futuro Instituto Lula.

STJ nega anulação de sentença a dois acusados da "Chacina de Unaí"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216598.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de anulação de sentença a dois acusados de envolvimento no assassinato de três fiscais do trabalho e um motorista do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Unaí (MG), em 2004. José Alberto de Castro e Hugo Alves Pimenta pediam a anulação da sentença de pronúncia que determinou que eles fossem julgados pelo Tribunal do Júri com o argumento de que a sentença foi publicada antes do depoimento de algumas testemunhas de defesa.

Tecnologia Social vence Prêmio Ford de Conservação Ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216597.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O projeto Fogões Ecoeficientes, implementado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER) em parceria com o Governo do Estado do Ceará, venceu o 15º Prêmio Ford de Conservação Ambiental na Categoria Negócios em Conservação, uma iniciativa da empresa Ford destinada a encorajar projetos de proteção à natureza e à biodiversidade, assim como aqueles ligados ao uso sustentado de recursos naturais no Brasil.

Ministério da Agricultura analisa medidas de apoio ao trigo para 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216594.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As medidas de apoio à comercialização e classificação de trigo, bem como as salvaguardas contra importações do grão, propostas pelo setor produtivo para a safra 2011 e entregues ao ministro da Agricultura Wagner Rossi, pelos representantes das entidades ligadas ao setor tritícola da região Sul, estão sob análise no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Frutas e legumes cristalizados: opção para redução de perdas e ganhos extras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216540.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] No Brasil, são perdidos na cadeia produtiva de 30% a 40% da produção agrícola devido a erros cometidos durante a colheita, armazenamento, transporte, comercialização e até mesmo devido ao desperdício do próprio consumidor. Os produtos de origem vegetal, como legumes e frutas, são conservados basicamente na forma fresca, através de armazenamentos refrigerados ou não, até o momento do consumo. Estas matérias-primas quando não comercializadas na forma fresca, podem ser preservadas através do emprego de técnicas que confiram pequenas transformações, constituindo-se em um novo produto para o mercado. Uma técnica de conservação é a integração da cristalização e secagem de produtos vegetais.

Desempenho de variedades de bananeira em sistema de produção orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216551.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A banana, Musa spp., uma das frutas mais consumidas no mundo, possui vitaminas (A, B e C), minerais (Ca, K e Fe), fibras (1,5 a 2,8 g/100 g) e baixos teores calóricos (78 a 128 kcal/100 g) e de gordura (0,1 a 0,2 g/100 g), constituindo importante fonte de alimento. A bananeira, predominantemente do tipo Prata (grupo genômico AAB), é cultivada de norte a sul do país, em solos dos mais diversos, sob sistemas de produção convencional, integrada e orgânica.

Pesquisar este blog