Selecione o dia...

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Programa de rádio Prosa Rural divulga tecnologias da Embrapa em todo Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211285.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O programa de rádio Prosa Rural, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, veicula semanalmente informações, além de valorizar a cultura regional por meio de músicas de artistas locais, receitas, dicas, poesia e utilidade pública. Os programas têm duração de 15 minutos e contam com o apoio das 40 unidades da Embrapa para realização e com espaço para divulgação de tecnologias desenvolvidas pela empresa e instituições parceiras.

Espanha defende retomada de negociações entre Mercosul e UE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211282.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, disse ontem (30/7) que pretende retomar as negociações de acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) quando seu país assumir a presidência do bloco europeu, o que está previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

Governo pretende licitar 2,7 milhões de hectares de florestas até 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211279.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo lançou ontem (30/7) o Plano Nacional de Outorga Florestal (Paof), que prevê as áreas de florestas públicas disponíveis para exploração comercial até 2010. Trechos de seis florestas nacionais na Amazônia poderão ser licitados, em uma área total de 2,7 milhões de hectares. De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), as concessões devem produzir 840 mil metros cúbicos de madeira legal, o equivalente a 38 mil caminhões carregados de madeira.

Programa Dia de Campo na TV incentiva o cultivo do aipim orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211276.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV é Cultivo do aipim orgânico. O programa será exibido hoje (31/7) pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30, com reprise às 15h30. A programação do DCTV é transmitida também pela Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), aos domingos, a partir das 7 horas.

Competitividade na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211283.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Crescem os investimentos de grandes indústrias da cadeia leiteira nas regiões Planalto e Norte do Rio Grande do Sul (RS), onde 97% dos produtores estão estabelecidos em pequenas propriedades e se mobilizam para também prosperar através da qualificação do produto e dos negócios.

Refrigerantes deverão informar teor calórico e conter advertência sobre riscos à saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211281.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Refrigerantes e similares, chamados genericamente de bebidas açucaradas, deverão informar seu teor calórico e conter, em seus rótulos, advertências sobre os males que podem causar à saúde se consumidos em excesso. É o que propõe o texto do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), relator da proposta do senador Jayme Campos (DEM-MT) em exame na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal. Se aprovado, o projeto - PLS 196/07 - segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

CMN amplia programa de preços mínimos para agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211280.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou no último dia 29 resolução que inclui mais cinco produtos no Programa de Garantia de Preço da Agricultura Familiar: babaçu, açaí, borracha natural extrativa, pequi e piaçava. A medida também define novos preços de garantia para a safra 2009/2010, que vai deste mês até junho do ano que vem.

Fiscalização de leite e carnes é o serviço mais procurado na Ouvidoria do Ministério da Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211278.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A fiscalização de leite e carnes liderou o ranking dos atendimentos realizados pela Ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2008. Os processos para importação e exportação dos produtos e a documentação necessária para trânsito de animais de estimação em portos e aeroportos, também estão na lista das informações mais procuradas. São reclamações, sugestões, denúncias ou elogios feitos por cidadãos, funcionários e empresas aos serviços prestados pelo ministério.

Educação muda vida de jovens agricultores no Piauí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211277.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Jovens de 30 famílias do assentamento Cajueiro, no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, a 15 quilômetros do centro do município de Parnaíba, no Piauí, estão vivendo uma experiência inovadora no Estado. É a educação contextualizada, através da transferência de tecnologias com um olhar na própria realidade dos assentados.

Congresso aborda oportunidades e entraves na cultura do feijão-caupi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211275.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As principais questões, as oportunidades e os gargalos relativos à cadeia produtiva do feijão-caupi - cultura agrícola em expansão no Brasil - vão ser debatidos por 31 experts convidados, reconhecidos nacional e internacionalmente, durante o II Congresso Nacional de Feijão-caupi, em Belém e Tracuateua (PA), de 24 a 28 de agosto, com o tema geral Da agricultura de subsistência ao agronegócio. O envio de trabalhos científicos (resumos expandidos) ao congresso pode ser feito até hoje, 31 de agosto.

Pesquisar este blog