Selecione o dia...

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Câmara dos Deputados aprova MP que renegocia dívidas dos produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101909.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de mais de quatro horas de debate, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, o texto-base da Medida Provisória (MP) 432 , que renegocia 85% da dívida dos produtores rurais. O próximo passo é a votação dos destaques, marcada para ocorrer ontem (6/8) em sessão ordinária, na parte da tarde. A medida provisória estava trancando a pauta de votações da Câmara.

Conferência sobre economia solidária será transmitida ao vivo pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101903.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] No próximo dia 8, às 14h30, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) organiza a conferência Economia Solidária, uma Proposta para Outro Mundo Possível. O evento terá transmissão ao vivo pela internet (leia abaixo).

Inclusão de polpa cítrica na dieta de ovinos e caprinos evita urolitíase

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101901.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A adição da polpa cítrica na dieta de pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) pode ajudar a prevenir a urolitíase sem que haja perda da produtividade dos animais. A doença atinge rebanhos de qualidade alimentados com rações energéticas, mas ricas em fosfato, e é caracterizada pelo surgimento de cálculos que causam obstrução na uretra dos machos e pode, freqüentemente, levar os animais à morte.

Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101898.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Parece não haver mais limites para a ação da Funai [Fundação Nacional do Índio] de demarcação de terras indígenas, como se o País fosse um imenso território virgem suscetível de qualquer reconfiguração territorial. Um Estado federativo passaria a reger-se por portarias e atos administrativos do Poder Executivo que criariam "nações" que, doravante, conviveriam com "outros Estados". Não estaria longe o dia em que essas "nações" passariam a tratar a "nação brasileira" em pé de igualdade, solicitando, inclusive, reconhecimento internacional e autonomia política.

Governo lança site para reunir experiências sobre educação financeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101930.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo federal lançou no último dia 6 o site Vida e Dinheiro para reunir experiências de iniciativas de educação financeira existentes no Brasil. A idéia é formar um inventário nacional dessas ações.

Análise das possibilidades é a melhor saída para o endividamento Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101924.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais precisam analisar qual a melhor saída para o endividamento rural: se a adesão ou não à Medida Provisória 432/2008, informou no último dia 5, em Maracaju, o presidente do Sindicato Rural da cidade, Luis Alberto Moraes Novaes. A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e o escritório especializado em dividas rurais, Defesa Rural, fizeram uma parceria e estão nos municípios de Mato Grosso do Sul com produtores com problemas de endividamento.

Questão indígena pode barrar investimentos em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101923.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, no Café com Notícias, promovido pelo Painel Florestal, realizado ontem (6/8), na Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), afirmou que as demarcações no cone sul do Estado já barram os investimentos na região.

Embrapa demonstra nova cultivar de trigo para MS no próximo dia 12

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101921.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No próximo dia 12, a Embrapa Agropecuária Oeste e a Embrapa Transferência de Tecnologia, empresas vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Embrapa Trigo e apoio da Fundação Vegetal e da Fundação Meridional, vão demonstrar uma nova cultivar de trigo para o cultivo em Mato Grosso do Sul e apresentar outras culturas de trigo desenvolvidas pela empresa em um Dia de Campo que vai acontecer das 7h30 às 11h30. Estará presente no evento o Chefe Geral da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Gilberto Cunha.

Consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda será liberada amanhã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101908.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal vai liberar amanhã (8/8) a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007) na internet. Outra alternativa é ligar para 146 e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Congresso vai discutir novidades no combate e manejo de pragas na lavoura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101891.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Pesquisadores do Brasil e de vários países vão apresentar e discutir os avanços obtidos em pesquisas e novas tecnologias no combate e manejo de pragas provocadas por insetos nas lavouras e na saúde humana, durante o XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, que será realizado em Uberlândia, de 24 a 29 de agosto. Entre os palestrantes, professores e pesquisadores de 12 países, entre os quais Estados Unidos, Argentina, Colômbia, França, México, Alemanha e Espanha.

Touros do Pró-Genética aprimoram rebanho mineiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101887.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os animais adquiridos nas Feiras de Touros do Projeto de Melhoramento da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), desde 2006, já estão confirmando potencial para mudar a situação dos plantéis. São 619 touros puros por origem (PO), introduzidos em propriedades ? sobretudo de pequeno porte ? de diversas regiões. Cruzando com vacas em sua maioria mestiças, estão gerando bezerros de leite e de corte com alta valorização.

Processamento Artesanal de Pescado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28315.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Nesse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são apresentadas técnicas simples de processamento de peixes, que você poderá fazer em casa, ou na agroindústria, para agregar valor ao produto. São abordados os seguintes tópicos: produção de filés de peixe (tilápia); peixe defumado (tambaqui e salmão); marinados de peixe; embutidos de peixe: lingüiça frescal; lingüiça calabresa defumada; produção de pasta-base de pescado; apresuntado de peixe; almôndegas e fishburguer; e, empanadinhos de peixe.

Áreas Críticas nas Porções de Recarga do Aqüifero

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27498.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta dados de reconhecimento e de seleção de áreas de recarga visualmente mais críticas do Aqüífero Guarani, localizadas em Mineiros (GO). A área é considerada frágil por apresentar problemas do tipo vulnerabilidade à degradação, desmatamentos de nascentes, pecuária com pastagens sob manejo inadequado, entre outros.

Avaliação do Potencial Patogenicidade Toxicidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27497.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O fungo Colletotrichum gloeosporioides isolado da Orthezia tem sido empregado com sucesso como inseticida no controle da Orthezia em cultura de citros. Os resultados da pesquisa demonstram que o fungo não provoca infecção ou efeitos tóxicos agudos.

Pesquisar este blog