Selecione o dia...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Soja Cultivance® recebe aprovação para cultivo comercial no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213294.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A soja tolerante a herbicidas desenvolvida pela Basf em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), em 10 de dezembro de 2009. A comissão considerou que soja tolerante a herbicidas atende as normas e a lei de biossegurança para o meio ambiente, a agricultura, bem como a saúde humana e animal.

Observatório das Inseguranças Jurídicas no Campo será lançado amanhã na CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213292.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lança amanhã, 9 de fevereiro, o Observatório das Inseguranças Jurídicas no Campo. A iniciativa visa levantar dados sobre ações identificadas em todo o Brasil que representem, principalmente, ameaças ao Direito de Propriedade. O evento ocorre às 19h30 na sede da CNA, em Brasília, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, que fará uma palestra sobre a Modernização do Poder Judiciário.

Cursos da UFLA oferecidos por meio do SiSU têm número recorde de candidatos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213289.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] 16.013 estudantes de todo o Brasil se candidataram as 1113 vagas oferecidas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio do Sistema de Seleção Unifica (SiSU), do Ministério da Educação (MEC) - confira na tabela ao lado. "O número é 55% maior do que o recorde anterior pois, até então, o máximo de inscritos em vestibulares da universidade ocorreu em 2009, quando houve 10.321 candidatos, assim mesmo somados os dois períodos", comemora o Pró-Reitor de Graduação da ufla, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

Pesquisador questiona a relação entre o etanol e o preço do açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213288.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O etanol tem pouca influência na variação do preço do açúcar. É isto que indica a dissertação Biocombustíveis e Culturas Alimentares: um Estudo das Relações de Causalidade entre os Preços do Açúcar, do Etanol e do Petróleo no Brasil, do economista André Souza de Melo, defendida em março de 2009 no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (Pimes). O trabalho foi realizado sob a orientação do professor Ricardo Chaves.

Atividades das Casas Familiares Rurais do sul do Brasil começam hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213299.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Dando início ao ano letivo de 2010, as tarefas pedagógicas das Casas Familiares Rurais (CFRs) de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná iniciam hoje, dia 08. Atualmente, 71 instituições estão distribuídas nos três estados brasileiros.

Congregação de Dorothy Stang comemora decisão do STJ e cobra julgamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213293.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As irmãs da Congregação Notredame, da qual pertencia a missionária Dorothy Stang, comemoraram no último dia 5 a decisão da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (SJT) que derrubou o habeas corpus que mantinha em liberdade o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida.

Produção agrícola paulista sofre prejuízos com a forte chuva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213291.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção agrícola paulista tem sido fortemente afetada pela chuva que está acima da média. Ainda não há um levantamento preciso sobre todas as perdas geradas, mas já há estimativas de comprometimento da próxima safra. Os prejuízos podem ser percebidos nas feiras livres e supermercados, onde algumas mercadorias são ofertadas a preços mais caros e não raro com queda na qualidade.

Edital irá facilitar transição da agricultura familiar para produção orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213290.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai lançar uma nova chamada pública para contratar projetos que irão apoiar cerca de 5 mil agricultores familiares na certificação direta e no processo de transição do modelo convencional de produção para o modelo de produção orgânica.

Baldes são os grandes vilões no manuseio das cisternas no semi-árido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213287.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Ao investigar a eficácia das barreiras sanitárias instaladas em cisternas no semi-árido pernambucano, o mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sérgio Henrique Braga de Souza apontou que a bomba manual é um dos recursos que proporcionam melhores resultados, "pois evita que a água entre em contato com as mãos do operador, possivelmente uma das principais formas de contaminação".

Pesquisar este blog