Selecione o dia...

terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo cria grupo de trabalho para acelerar regularização fundiária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218178.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para conter a violência em regiões de conflitos agrários, o governo federal irá criar um grupo de trabalho interministerial para acompanhar a investigação dos assassinatos de agricultores ocorridos na semana passada e acelerar ações de regularização fundiária e desenvolvimento sustentável nessas áreas.

Análise de solo é medida simples que ajuda a aumentar produtividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218177.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Economia e mais produtividade. O caminho para obter esse resultado, sonho de todo produtor rural, começa bem antes do plantio, com uma boa análise de solo, realizada em laboratórios especializados. Os resultados dessa pesquisa vão indicar as necessidades minerais das áreas destinadas ao plantio e às pastagens. A partir daí, é possível melhorar as condições do solo, com aplicação de calcário para corrigir a acidez, e também fornecer a quantidade certa de nutrientes para cada tipo de cultura.

Qualificação é alternativa contra desemprego causado pela mecanização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218175.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O fortalecimento da agricultura familiar e a qualificação do trabalhador rural podem ser alternativas ao desemprego gerado pela mecanização da colheita de cana. A opinião é de participantes da audiência pública realizada, ontem (30/05/11), em Araçuaí, pelas Comissões de Participação Popular e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Sai selo de Indicação de Procedência para o café da Serra da Mantiqueira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218171.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Maio de 2011 será uma data histórica para a Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais conhecida como centro de produção de café de montanha. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) publicou, no último dia 10, a concessão ao pedido de Indicação de Procedência para a Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais para o produto café depois de uma análise técnica rigorosa, baseada na Resolução INPI 75/2000. Esta será a segunda região do Estado e a primeira microrregião do Sul de Minas a obter o Selo de Indicação Geográfica, na modalidade de Indicação de Procedência para o café. As Indicações Geográficas (IG) representam uma nova filosofia de produção, voltada para a qualidade, a especialidade e a tipicidade, oriundas da origem da produção. A Lei Nº 9.279, de 14 de maio de 1996, possibilita aos setores produtivos brasileiros habilitarem-se a colocar no mercado produtos com Indicação de Procedência (IP), ou com Denominação de Origem (DO), que constituem as duas modalidades de Indicação Geográfica previstas na legislação brasileira.

Desmatadores não podem ser anistiados, diz Sarney

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218180.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), afirmou ontem (30/05/11) que o novo Código Florestal, em tramitação na Casa, não pode anistiar proprietários que promoveram desmatamento. A Emenda 164, incluída no texto durante análise na Câmara dos Deputados, anistiou os proprietários rurais que plantaram ou fizeram pastos em áreas de proteção permanente (APPs) até julho de 2008. De acordo com o novo código, essa medida terá validade até que o governo crie um programa de regularização.

Insegurança jurídica por causa do novo Código Florestal é pano de fundo de assassinatos no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218179.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A alteração do Código Florestal e a perspectiva de anistia a desmatadores são fatores que causam tensão e, por esse motivo, podem ser considerados "pano de fundo" do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, mortos no dia 24 de maio de 2011 no assentamento agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna, no interior do Pará. Dois dias depois, o agricultor Eremilton Pereira dos Santos foi encontrado morto no mesmo local.

IMA recebe auditores do Inmetro para supervisão da certificação de cachaça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218176.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebeu auditores do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para avaliação de supervisão da certificação de cachaça como Organismo Certificador de Produto (OCP), entre os dias 25 e 27 de maio de 2011.

Inscrições para o Prêmio de Tecnologia Social 2011 vão até 30 de junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218174.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social estão abertas desde o dia 4 de abril de 2011. Podem participar instituições sem fins lucrativos, de direito público ou privado. Serão nove prêmios no valor de R$ 80 mil cada - cinco serão para as categorias regionais (um para cada região do País) e um para cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais"; e uma nova categoria: "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza".

Apreendidos 43 mil litros de agrotóxicos ilegais em São Paulo e Goiás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218173.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O primeiro levantamento feito pelo projeto de Combate aos Produtos Ilegais (CPI), lançado no em 2010 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com a Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda), revela que foram apreendidos 43.016 litros de produtos agrícolas sem registro nos dois estados que participam da fase piloto do programa. Do total, 34.828 litros foram apreendidos em São Paulo e 8.188 em Goiás. A ação tem como objetivo coibir a ilegalidade e os desvios de uso de agrotóxicos.

Fundo do BNDES adquire participação em empresa incubada na Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218172.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Fundo Mútuo de Investimento em Empresas Emergentes (Criatec), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), adquiriu participação acionária na BioClone Produção de Mudas Ltda, empresa cearense pertencente ao Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (Proeta). A BioClone adota a tecnologia de micropropagação vegetal (bioclonagem) desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza (CE), e está incubada junto ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). A empresa tornou-se a primeira participante do Proeta em todo o Brasil a contar com recursos do Criatec.

Pesquisar este blog