Selecione o dia...

sábado, 15 de março de 2008

Vagas nas universidades federais podem chegar a mais de 1 milhão em quatro anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100242.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os reitores das 53 universidades federais assinaram no último dia 13, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, o termo de adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais (Reuni). O programa prevê investimento de R$ 2 bilhões até 2012, para projetos de infra-estrutura, contratação de recursos humanos e criação de novos cursos. Com isso, o número de vagas oferecidas atualmente nessas instituições para cursos de graduação presencial deverá passar de 653 mil para 1.082.239 dentro de quatro anos. Nos cursos noturnos, esse número deve subir de 134 mil para 227 mil no mesmo período.

União Européia aprova controle de qualidade do mel brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100252.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A União Européia (UE) publicou ontem (14/3), em seu periódico oficial, a decisão 222/2008 que aprova o Plano Nacional de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) para o mel. O anúncio é o reconhecimento oficial de que o programa brasileiro equivale ao europeu, no controle e monitoramento de substâncias no mel.

Monitoramento das florestas ao alcance de todos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100239.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma parceria firmada entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil e a organização internacional Group on Earth Observations (GEO), que tem sede em Genebra, permitirá que, a partir do segundo semestre de 2008, o software criado para sistematizar a base de dados resultante do monitoramento por satélites do desmatamento na Amazônia seja utilizado em todo o mundo de forma livre e gratuita.

Palestra em Campo Grande e Dourados ajuda a calcular dívidas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100262.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A promessa do Governo Federal em dar descontos para o produtor rural quitar seus débitos precisa ser bem analisada, conforme apontam os especialistas do setor. O anúncio das novas medidas deve ser feito no dia 25 deste mês. O advogado Carlos Alberto Pereira, especialista em contratos de Execução e Revisão Judicial, alerta que é preciso calcular o total de débitos e verificar se o desconto oferecido pelo governo Federal vai realmente beneficiar os agricultores.

Projeto prevê aumento da exportação de carnes por dois portos paranaenses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100251.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O projeto Corredor de Congelados do Paraná será lançado hoje (15), em cerimônia que contará com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, do governador do estado, Roberto Requião, e do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião. A idéia do projeto é deslocar para os Portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, o eixo das exportações de carnes brasileiras.

Quebra de safra em MS é discutida pela Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100248.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Lideranças rurais e deputados estaduais da Frente Parlamentar do Agronegócio e Cooperativismo se reunirão no próximo dia 16, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para estudar uma saída para a crise que a agricultura enfrenta na colheita, já considerada uma quebra de safra.

Deputados discutem proposta de renegociação da dívida de produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100247.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Deputados da Comissão de Agricultura da Câmara vão apresentar, no próximo dia 18, alternativas à proposta do governo para renegociação da dívida agrícola. A informação é do presidente da comissão, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Workshop planeja ações de projeto sobre biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100246.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Meio-Norte, em parceria com as Unidades Agroenergia e Cerrados, promove nos dias 18 e 19 de março o Workshop do Comitê Gestor do Projeto Fontes Alternativas de Matérias-Primas para Produção de Biocombustíveis. O evento acontecerá no auditório da Chefia de Comunicação e Negócios (CCN) da Embrapa Meio-Norte, em Teresina (PI).

CNA e Federações do Nordeste querem ações conjuntas para financiamento do FNE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100245.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Nacional de Assuntos do Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as Federações de Agricultura e Pecuária da região deram um passo importante junto ao Banco do Nordeste (BNB) para ampliar a demanda de produtores rurais por financiamentos com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e modernizar os procedimentos de concessão de crédito.

Como Tornar Seu Sítio Lucrativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28029.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Conheça, neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, os segredos do sucesso do Sr. José Renato Brandão Bravo, produtor rural, que, em apenas três hectares agricultáveis, fatura 30 mil reais mensais. Assuntos abordados: os problemas dos pequenos produtores rurais; as instalações, a importância do baixo investimento fixo e a rentabilidade; manejo integrado: a chave mais importante do processo, em que todo subproduto das atividades é utilizado, proporcionando economia na alimentação animal e adubação; verticalização da produção. O Sr. Renato mostra a importância de se processar os produtos obtidos na propriedade para agregar valor e facilitar a comercialização; e, canal direto de comercialização;

Como Reduzir o Custo da Energia Elétrica na Indústria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28028.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] - VERSÃO ATUALIZADA E AMPLIADA - A competitividade de toda indústria passa pela redução do custo de produção. Neste processo, as técnicas para conseguir economia com a energia elétrica devem ser conhecidas e aplicadas. Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos são abordados os seguintes assuntos: análise tarifária; remanejamento de cargas; uso eficiente de motores elétricos; iluminação eficiente; uso eficiente de ar comprimido; uso eficiente de refrigeração; e, instalação e operação de gerenciadores eletrônicos; e correção do fator de potência. Sem dúvida, seguindo esses passos, os objetivos serão alcançados.

Educação Ambiental - Volume 1, 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27578.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A atual preocupação mundial com os aspectos ambientais, em especial na sociedade urbana, afeta intensamente as atividades agrícolas e pecuárias, principalmente nos países em desenvolvimento. Esta obra é fruto de um intenso trabalho que envolveu pessoas das mais diversas formações e oriundas de inúmeras instituições. O desenvolvimento sustentável prevê a educação ambiental como instrumento de melhoria na qualidade de vida, por meio da formação de cidadãos, conscientes de sua participação local no contexto da conservação ambiental global.

Frutas do Brasil - Maçã Pós-Colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27577.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Brasil destaca-se como um dos maiores produtores mundiais de frutas. Os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina participam como um dos grandes produtores de frutas de clima temperado, tendo a maçã como principal representante. Nos últimos anos o Brasil assumiu a posição de destaque no cenário mundial de produção de maçãs, passando da condição de importador para a de auto-suficiente e de exportador. Este trabalho contém informações sobre a cultura da maçã, relacionadas à fase de colheita e pós-colheita.

Pesquisar este blog