Selecione o dia...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Zoneamento da cana-de-açúcar será exemplo para o mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211814.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse ontem (17/9) que o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar é bom não só para o Brasil, mas para todo o mundo. Ao discursar no lançamento do programa, que será encaminhado ao Congresso Nacional por meio de projeto de lei, ele destacou a proibição das queimadas em novas áreas de cultivo de cana.

Bayer CropScience condenada a indenizar produtores de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211812.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de acolher o recurso de Lauro Diavan Neto e outros produtores que questionaram a eficiência dos fungicidas Stratego e Folicur, trouxe alívio a muitos produtores rurais do Estado. A batalha judicial travada inicialmente por produtores de Mato Grosso e que se alastrou por outros estados brasileiros, chega a seu desfecho. A Bayer CropScience vai ter de indenizar, em R$ 150 mil, produtores de soja do estado que tiveram sua safra afetada pela doença conhecida como ferrugem asiática.

Dia de Campo na TV mostra plantio de milho intercalado com leucena

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211801.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV traz esta semana informações sobre o Plantio de milho intercalado com leucena. O programa será exibido hoje, 18 de setembro, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no dia 20, às 7h pela TV NBR (Canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). Esta é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fundo disponibiliza R$ 100 milhões para empreendimentos inovadores iniciantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211800.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Contribuir para o desenvolvimento de empresas de alto valor agregado na Bahia é o objetivo do fundo de investimento de capital-semente Criatec, cuja representação regional será inaugurada em Salvador, com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O evento acontece hoje (17/9), às 10h, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Arrecadação federal registra queda pelo décimo mês consecutivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211816.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A arrecadação federal registrou queda em relação ao mesmo mês do ano anterior, pelo décimo mês consecutivo. Segundo números divulgados ontem (17/9) pela Receita Federal, a entrada de dinheiro no caixa do governo caiu 7,49% em agosto na comparação com agosto de 2008, descontada a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Câmara aprova reforma eleitoral com internet livre nas campanhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211815.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados concluiu na noite do último dia 16 a discussão e votação do projeto de lei que muda as regras das eleições (reforma eleitoral) no país. Na última votação da matéria no Legislativo, os deputados acataram quatro das 67 emendas aprovadas pelo Senado Federal ao texto anteriormente aprovado pelos deputados.

Stephanes diz que cafeicultores ineficientes devem sair do ramo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211813.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que alguns cafeicultores terão de mudar de ramo para ter renda. Baseado num relatório chamado Análise Estrutural da Cafeicultura Brasileira, elaborado por um grupo de trabalho formado por técnicos dos ministérios da Agricultura, Fazenda e do Planejamento e entidades do setor para nortear futuras tomadas de decisões do governo, ele informou que o Brasil é o único país com crescimento na produção de café arábica, graças ao aumento da produtividade, já que a área plantada se mantém constante.

20ª Jornada Temática do Fórum DRS acontece em Campina Grande

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211808.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Fundação Universidade Camponesa e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) promoverão, do dia 22 a 25 de setembro, o Seminário Internacional Desenvolvimento Sustentável e Territórios Rurais: Desafios para a Ação Pública, em Campina Grande, Paraíba.

IICA divulga Informe Agronegócios nº6

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211806.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) informa que já se encontra disponível para leitura online o Informe Agronegócios nº 6 (5,40 Mb - arquivo PDF). Essa edição traz artigos de opinião sobre diversos temas ligados ao agronegócio e a economia global.

Sebrae/RS e Cotrijal promovem o AgriMetal Meeting 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211796.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Marcelo Lopes, e o presidente da Cooperativa Tritícola de Não-Me-Toque (Cotrijal), Nei Mânica, assinaram no último dia 10, em Porto Alegre, convênio que viabiliza a realização do AgriMetal Meeting 2009. O evento, que será a maior rodada de negócios do setor metalmecânico da metade Norte do Rio Grande do Sul neste ano, ocorre nos dias 8 e 9 de outubro, no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque (RS).

Pesquisar este blog