Selecione o dia...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

ONU diz que produção de alimentos tem de aumentar 50% até 2030

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101124.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na abertura da Conferência da FAO - a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que 850 milhões de pessoas passam fome. Segundo ele, por causa da crise mundial de alimentos, esse número pode aumentar em 300 milhões. "A produção alimentar tem de aumentar em 50% até 2030 para dar conta de uma demanda crescente", disse.

Governo deve ser mais rígido no combate ao desmatamento da Amazônia , alerta pesquisador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101129.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento no mês de abril reafirmam a tendência de aumento na devastação da área da Floresta Amazônica e mostram que o governo deve ser ainda mais rígido no combate ao desmatamento. É o que disse o pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Adalberto Veríssimo. "[Os dados] revelam que o desmatamento não é algo fácil de ser domado", afirmou, em entrevista à Agência Brasil.

IBGE lança mapa de insetos e invertebrados terrestres ameaçados de extinção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101127.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Do total de 130 espécies e subespécies de insetos e invertebrados ameaçadas de extinção no Brasil, 96 são insetos, como abelhas, besouros, formigas, borboletas, libélulas e mariposas, e as outras 34, invertebrados terrestres, como aranhas, caracóis e minhocas. A informação faz parte do mapa da Fauna Ameaçada de Extinção: Insetos e outros Invertebrados Terrestres ? 2007, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Algodão: Brasil poderá adotar retaliações comerciais contra Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101126.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil poderá adotar medidas de retaliação comercial contra os Estados Unidos, em razão dos subsídios concedidos pelo governo americano aos produtores de algodão. Em relatório divulgado no último dia 2, a Organização Mundial do Comércio (OMC) confirma decisão anterior em que reconhecia que o governo norte-americano não suspendeu o apoio financeiro concedido a seus produtores de algodão, conforme determinado pelo Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da OMC há mais de dois anos.

Rússia libera exportação de carne bovina in natura de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101142.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recebeu ontem (3/6) comunicado do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia retirando as restrições temporárias aplicadas às importações de carne bovina in natura e produtos crus de carne bovina, produzidos a partir de 26 de maio de 2008 em Mato Grosso, com exceção do município de Cocalinho (MT).

Banco Central amplia seção de serviços ao cidadão na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101141.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Banco Central ampliou e concentrou informações relacionadas às instituições financeiras por meio da seção Serviços ao Cidadão, na internet. No total, são 12 temas expostos nas telas, que podem ser abertas tanto para tirar dúvidas quanto para fazer reclamações de instituições financeiras ou do próprio Banco Central. Entre as informações disponíveis no link estão o cadastro no site, índices, cotações, normas e manuais do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional.

Brasil terá representantes agrícolas em grandes centros importadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101140.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir do próximo ano, o Brasil terá um instrumento que pode agilizar as relações de comércio com sete dos principais centros importadores de produtos agrícolas brasileiros. Medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a função de adido agrícola, para atuar em missões diplomáticas no exterior.

Amazônia Legal responde por 21% da produção agropecuária e 36% do rebanho bovino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101139.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um em cada quatro grãos consumidos ou exportados pelo Brasil é produzido na Amazônia Legal, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A região que, na década de 1970, concentrava 7% da produção de grãos, chegou a 24,5% em 2006. Se considerada toda a produção agropecuária, a Amazônia é responsável por 21% do total brasileiro, além de abrigar 36% do rebanho de bovinos do país.

Projeto Broto Verde Taquari recebe recursos através da assinatura de convênio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101131.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma cerimônia realizada no saguão da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na tarde de ontem (3/6) reuniu o governador do estado André Puccinelli, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jerson Domingos, secretários de estado, deputados, prefeitos e lideranças representativas do setor produtivo, entre as quais o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Júnior.

Bancos começam a se adaptar às novas normas de renegociação das dívidas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101130.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a publicação no Diário Oficial da União do dia 2 de junho das resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) que prevêem a renegociação das dívidas do setor rural, as instituições financiadoras começam a se adaptar nesta semana às novas normas para atender aos produtores rurais.

Adoção de padrão internacional de normas contábeis vai atrair mais investidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101128.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana, defendeu a adoção do sistema de padronização internacional das normas contábeis pelas companhias de capital aberto e fez uma previsão otimista quanto ao futuro dos investimentos neste setor.

Congresso discutirá desafios para a entomologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101060.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O tema "Ciência, tecnologia e inovação" foi o escolhido para guiar as discussões do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, marcado para o período entre 24 e 29 de agosto em Uberlândia (MG). Os organizadores do evento partiram da constatação de que um dos principais desafios para o Brasil hoje é a produção de alimentos e de agroenergia.

Gestão da Moderna Cooperativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28190.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Nos novos tempos, só uma gestão moderna e uma nova cooperativa pode chegar ao sucesso. Esta é a proposta deste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, onde são apresentadas informações importantes sobre um novo cooperativismo. São abordados os seguintes assuntos: o cooperativismo e sua origem; a cooperativa empresa; a nova gestão cooperativa; organização; gerenciamento; legitimação e competências; como tratar o capital e as finanças; e, como tratar os cooperados para manter a fidelização e participação ativa.

Gerenciamento de Limpeza Urbana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28189.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] É crescente a produção de resíduos sólidos em nossas cidades, o que vem tornando a área de saneamento e limpeza urbana cada vez mais importante e necessária. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, destinados aos responsáveis pela gerência da limpeza urbana de pequenas e médias comunidades, aborda os seguintes assuntos: gerenciamento da limpeza urbana: etapas e administração dos serviços; noções gerais sobre o lixo: classificação e composição; atividades da limpeza urbana: varrição, coleta e transporte do lixo, coleta seletiva e dicas para o acondicionamento e manutenção da frota; destino final do lixo: lixões, reciclagem e compostagem do lixo orgânico, reciclagem de entulhos e aterro sanitário; regulamentação e fiscalização; cobrança de taxas; e, destino final do lixo: lixões, reciclagem e compostagem; reciclagem de entulhos e aterro sanitário. Regulamentação e fiscalização.

Agroindústria Familiar: Processamento de Castanha de Caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27740.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Coleção Agroindústria Familiar tem como finalidade proporcionar ao micro e ao pequeno produtor ou empresário rural, conhecimentos sobre o processamento industrial de algumas matérias-primas. Este manual descreve, de forma didática, todos os passos e as etapas do processamento de castanha de caju em escala de minifábrica. É uma ótima opção para pequenos produtores familiares que desejam agregar valor ao caju, aumentando, assim, a renda familiar.

Bovinos: condição corporal e controle da fertilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27739.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro documenta 10 anos de pesquisa (Embrapa Pecuária Sul) em reprodução de bovinos de corte, reunindo dados sobre a fertilidade pós-parto de vacas de corte criadas em condições extensivas no sul do Rio Grande do Sul, baseados em experimentos, considerando variações de clima, de oferta de forragem no campo natural, de amamentação e ainda procedimentos terapêuticos e de manejo da reprodução.

ONU diz que produção de alimentos tem de aumentar 50% até 2030

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101124.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na abertura da Conferência da FAO - a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que 850 milhões de pessoas passam fome. Segundo ele, por causa da crise mundial de alimentos, esse número pode aumentar em 300 milhões. "A produção alimentar tem de aumentar em 50% até 2030 para dar conta de uma demanda crescente", disse.

Governo deve ser mais rígido no combate ao desmatamento da Amazônia , alerta pesquisador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101129.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento no mês de abril reafirmam a tendência de aumento na devastação da área da Floresta Amazônica e mostram que o governo deve ser ainda mais rígido no combate ao desmatamento. É o que disse o pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Adalberto Veríssimo. "[Os dados] revelam que o desmatamento não é algo fácil de ser domado", afirmou, em entrevista à Agência Brasil.

IBGE lança mapa de insetos e invertebrados terrestres ameaçados de extinção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101127.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Do total de 130 espécies e subespécies de insetos e invertebrados ameaçadas de extinção no Brasil, 96 são insetos, como abelhas, besouros, formigas, borboletas, libélulas e mariposas, e as outras 34, invertebrados terrestres, como aranhas, caracóis e minhocas. A informação faz parte do mapa da Fauna Ameaçada de Extinção: Insetos e outros Invertebrados Terrestres ? 2007, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Algodão: Brasil poderá adotar retaliações comerciais contra Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101126.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil poderá adotar medidas de retaliação comercial contra os Estados Unidos, em razão dos subsídios concedidos pelo governo americano aos produtores de algodão. Em relatório divulgado no último dia 2, a Organização Mundial do Comércio (OMC) confirma decisão anterior em que reconhecia que o governo norte-americano não suspendeu o apoio financeiro concedido a seus produtores de algodão, conforme determinado pelo Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da OMC há mais de dois anos.

Rússia libera exportação de carne bovina in natura de Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101142.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recebeu ontem (3/6) comunicado do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia retirando as restrições temporárias aplicadas às importações de carne bovina in natura e produtos crus de carne bovina, produzidos a partir de 26 de maio de 2008 em Mato Grosso, com exceção do município de Cocalinho (MT).

Banco Central amplia seção de serviços ao cidadão na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101141.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Banco Central ampliou e concentrou informações relacionadas às instituições financeiras por meio da seção Serviços ao Cidadão, na internet. No total, são 12 temas expostos nas telas, que podem ser abertas tanto para tirar dúvidas quanto para fazer reclamações de instituições financeiras ou do próprio Banco Central. Entre as informações disponíveis no link estão o cadastro no site, índices, cotações, normas e manuais do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional.

Brasil terá representantes agrícolas em grandes centros importadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101140.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A partir do próximo ano, o Brasil terá um instrumento que pode agilizar as relações de comércio com sete dos principais centros importadores de produtos agrícolas brasileiros. Medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a função de adido agrícola, para atuar em missões diplomáticas no exterior.

Amazônia Legal responde por 21% da produção agropecuária e 36% do rebanho bovino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101139.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um em cada quatro grãos consumidos ou exportados pelo Brasil é produzido na Amazônia Legal, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A região que, na década de 1970, concentrava 7% da produção de grãos, chegou a 24,5% em 2006. Se considerada toda a produção agropecuária, a Amazônia é responsável por 21% do total brasileiro, além de abrigar 36% do rebanho de bovinos do país.

Projeto Broto Verde Taquari recebe recursos através da assinatura de convênio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101131.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma cerimônia realizada no saguão da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na tarde de ontem (3/6) reuniu o governador do estado André Puccinelli, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jerson Domingos, secretários de estado, deputados, prefeitos e lideranças representativas do setor produtivo, entre as quais o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Júnior.

Bancos começam a se adaptar às novas normas de renegociação das dívidas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101130.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a publicação no Diário Oficial da União do dia 2 de junho das resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) que prevêem a renegociação das dívidas do setor rural, as instituições financiadoras começam a se adaptar nesta semana às novas normas para atender aos produtores rurais.

Adoção de padrão internacional de normas contábeis vai atrair mais investidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101128.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana, defendeu a adoção do sistema de padronização internacional das normas contábeis pelas companhias de capital aberto e fez uma previsão otimista quanto ao futuro dos investimentos neste setor.

Congresso discutirá desafios para a entomologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101060.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O tema "Ciência, tecnologia e inovação" foi o escolhido para guiar as discussões do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, marcado para o período entre 24 e 29 de agosto em Uberlândia (MG). Os organizadores do evento partiram da constatação de que um dos principais desafios para o Brasil hoje é a produção de alimentos e de agroenergia.

Gestão da Moderna Cooperativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28190.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Nos novos tempos, só uma gestão moderna e uma nova cooperativa pode chegar ao sucesso. Esta é a proposta deste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, onde são apresentadas informações importantes sobre um novo cooperativismo. São abordados os seguintes assuntos: o cooperativismo e sua origem; a cooperativa empresa; a nova gestão cooperativa; organização; gerenciamento; legitimação e competências; como tratar o capital e as finanças; e, como tratar os cooperados para manter a fidelização e participação ativa.

Gerenciamento de Limpeza Urbana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28189.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] É crescente a produção de resíduos sólidos em nossas cidades, o que vem tornando a área de saneamento e limpeza urbana cada vez mais importante e necessária. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, destinados aos responsáveis pela gerência da limpeza urbana de pequenas e médias comunidades, aborda os seguintes assuntos: gerenciamento da limpeza urbana: etapas e administração dos serviços; noções gerais sobre o lixo: classificação e composição; atividades da limpeza urbana: varrição, coleta e transporte do lixo, coleta seletiva e dicas para o acondicionamento e manutenção da frota; destino final do lixo: lixões, reciclagem e compostagem do lixo orgânico, reciclagem de entulhos e aterro sanitário; regulamentação e fiscalização; cobrança de taxas; e, destino final do lixo: lixões, reciclagem e compostagem; reciclagem de entulhos e aterro sanitário. Regulamentação e fiscalização.

Agroindústria Familiar: Processamento de Castanha de Caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27740.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Coleção Agroindústria Familiar tem como finalidade proporcionar ao micro e ao pequeno produtor ou empresário rural, conhecimentos sobre o processamento industrial de algumas matérias-primas. Este manual descreve, de forma didática, todos os passos e as etapas do processamento de castanha de caju em escala de minifábrica. É uma ótima opção para pequenos produtores familiares que desejam agregar valor ao caju, aumentando, assim, a renda familiar.

Bovinos: condição corporal e controle da fertilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27739.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro documenta 10 anos de pesquisa (Embrapa Pecuária Sul) em reprodução de bovinos de corte, reunindo dados sobre a fertilidade pós-parto de vacas de corte criadas em condições extensivas no sul do Rio Grande do Sul, baseados em experimentos, considerando variações de clima, de oferta de forragem no campo natural, de amamentação e ainda procedimentos terapêuticos e de manejo da reprodução.

Pesquisar este blog